Capinzal investe mais de R$ 978 mil em veículos para estudantes |
VOLTANDO NO TEMPO
1989 ? 2010 ? mais de vinte anos de trabalho prestado
Colunista: Antoninho Sartori.
Acervo fotográfico: Dr. Vitor Almeida.
Nossa Senhora dos Navegantes – Padroeira do município de Ouro, tem como data comemorativa 02 de fevereiro.
A história da Padroeira do município de Ouro já é muito bem conhecida quase que por todos. Portanto, vamos nos ater a um resumo mais simplificado. A origem foi por intermédio de um balseiro que fazia a travessia do Rio do Peixe, por ocasião de uma enchente durante a travessia, sentindo-se em dificuldades, ajoelhou-se no bote e pediu a proteção da Santa... foi atendido. Daquela data em diante, portanto, a mais de 80 anos, Nossa Senhora dos Navegantes é a Padroeira do hoje município de Ouro.
A festa era realizada todos os anos, com muitas atrações e procissão fluvial no Rio do Peixe. Durante longo período, quase 25 anos, as comemorações ficaram paralisadas, voltando a partir da posse do prefeito Domingos Antonio Boff, que assumiu a Prefeitura em 1º de fevereiro de 1983, e já no dia 02 foi realizada a volta das festividades. De lá para cá nunca mais foram interrompidas e que perdura até os dias de hoje, portanto, queremos nós, dessa coluna, juntamente com o Jornal O Tempo, saudar a toda a equipe organizadora, liderada pelo então prefeito, Domingos Antonio Boff, pela feliz iniciativa de ter trazido de volta a tradição e devoção que já dura mais de 80 anos.
Parabéns ao município de Ouro – viva Nossa Senhora dos Navegantes!...
Pessoas vendo no Rio do Peixe a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, de cima da Ponte Pênsil Padre Mathias Mechellizza, década de 1930.
Missa em honra a NS dos Navegantes, celebrada por Dom Agostinho Sartori, em 02/02/1983, sendo a volta das festividades da Padroeira do Município de Ouro.
Deixe seu comentário