Deputado Gelson Merisio é eleito presidente da Assembleia Legislativa

-
- Comitiva liderada pela presidente do PSD de Capinzal, Seila Eliane Ribeiro prestigia parlamentar eleito pelo terceiro mandato de deputado estadual e novamente reconduzido ao cargo de presidente da Mesa Diretora da Alesc.
Deputado estadual Gelson Merisio (PSD). Comitiva de Capinzal liderada por Seila, prestigia parlamentar reeleito.
Independência, transparência e sintonia com as ruas. Com esses três objetivos, que classificou como cláusulas pétreas, o deputado estadual Gelson Merisio (PSD) pretende exercer a Presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina pelos próximos dois anos, até 31 de janeiro de 2017. Ele foi eleito na manhã desde domingo (1º).
Com o resultado, o Oeste catarinense terá um de seus representantes à frente de um dos cargos mais importantes do Estado, segundo na linha de sucessãodo Executivo – assumindo o governo na ausência de seu titular, Raimundo Colombo, e do vice Eduardo Pinho Moreira. Nas últimas eleições, Merisio recebeu 72.238 votos na região. Essa representatividade garante mais força aos pleitos e demandas do Oeste.
Esta é a terceira vez que Merisio assume o comando do Parlamento, resultados sempre alcançados através de consenso entre os 40 deputados. Em 2010, ele presidiu a Casa numa divisão de mandato com Jorginho Melo (PR). Em 2011, reeleito deputado, foi escolhidopara ser presidente no biênio. Agora, em 2015, volta a ser alcançada a unanimidade, após a ruptura da consonância em 2013.“Nossa atuação será sempre de muito respeito à individualidade de cada deputado, respeitando as divergências de opinião que são salutares para o Parlamento e para a democracia”.
No discurso de posse, agradeceu pela eleição e destacou que seu mandato terá foco na independência do Poder Legislativo em relação aos demais, na transparência dos atos legislativo e na sintonia do Parlamento com a sociedade.
“Independência porque sem Legislativo forte não há democracia. Independência para, pensar agir e legislar, para divergir e concordar”, ressaltou. “Vamos aprofundar ainda mais nos atos de transparência, que tem que ser máxima, total e absoluta. É a nossa obrigação e é assim que será”, disse.
Merisio também destacou a necessidade do Parlamento responder os anseios dos catarinenses, com diálogo permanente com a sociedade, com o objetivo de se compreender e ouvir a voz das ruas. “A sociedade quer mais. É muito bom que seja assim, é fundamental que essa cobrança jamais termine, porque é isso que faz Santa Catarina ser o que é hoje”.
O administrador de empresas Gelson Luiz Merisio nasceu em 31 de janeiro de 1966 em Xaxim, no Oeste catarinense. Iniciou a carreira política em 1988, quando foi eleito vereador em Xanxerê. Em 1991, assumiu a Presidência da Câmara Municipal.
Na eleição de 2002, ficou na suplência da Assembleia Legislativa, mas assumiu o mandato em 2005, com a eleição do deputado titular João Rodrigues para a Prefeitura de Chapecó, no ano anterior. Está em sua quarta legislatura na Assembleia Legislativa. Na eleição passada, somou 119.280 votos, a maior votação já dada a um deputado estadual na história de Santa Catarina.
Mesa da Assembleia
Além de Gelson Merisio na Presidência, a Mesa da Assembleia é composta, ainda, pelos seguintes membros:
1º vice-presidente: Aldo Schneider (PMDB)
2º vice-presidente: Leonel Pavan (PSDB)
1º secretário: Valmir Comin (PP)
2º secretário: Padre Pedro Baldissera (PT)
3ª secretária: Dirce Heiderscheidt (PMDB)
4º secretário: Mário Marcondes (PR)
Deixe seu comentário