NOITE DAS LANTERNAS ABRE PROGRAMAÇÃO NATALINA DE IPIRA

3º Festival de Etnias e a 18ª Edição da Noite das Lanternas.
Um evento que agradou a todas as idades e deixou maravilhado quem por Ipira passou no sábado, dia 26 de novembro.
A Administração Municipal de Ipira através da Secretaria de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio realizou o 3º Festival de Etnias e a 18ª Edição da Noite das Lanternas. O festival de Etnias teve inicio com a recepção aos Grupos no Ginásio de Esportes que no decorrer da tarde contou com uma diversidade de apresentações, dentre elas o “Ballet Simone Minks”, os Grupos de Danças Italianas, Stelle Danzanti (de Celso Ramos) e Salt D’Itália (de Salto Veloso), apresentações dos Grupos de etnia alemã: Hunsrücker Volkstanzgrupe (de Ipira), o Immer Grün (de Filadélfia), o Wasserland Volkstanzgruppe (de Piratuba), o Alt Mühl Volkstanzgrupe (de Lageado Mariano), o Sünnros Volkstanzgruppe (de Peritiba) e o Hoche Schone Aussicht (de Alto Bela Vista).
Contaram ainda com a participação do Grupo de Danças Gauchescas Maria Fumaça (de Piratuba), o Grupo Sakura Taiko (de Frei Rogério) com apresentação de tambores e encerrando com a Escola de Samba (de Joaçaba), com bateria e passistas. A partir das 19h acorreu um jantar, organizado pela diretoria do Hunsrücher Volkstanzgrupe e integrantes, onde o prato principal foi Porco Pizza, que ficou ao encargo dos Srs. Osmar Lovison e Moacir Bareta.
Após o jantar iniciou a concentração para o desfile, as iluminações de Natal da cidade foram acessas e o espírito natalino tomou conta dos participantes que caminharam até a frente da Prefeitura com suas lanternas conduzidas ao som das Bandas Municipais de Peritiba e de Alto Bela Vista.
Para quem já estava deslumbrado com as belíssimas decorações da cidade, não imaginava a grande atração que estava por vir, foram aproximadamente 13 minutos de show pirotécnico que deixou o céu iluminado e as pessoas extasiadas com tamanha beleza.
Em seguida o destino foi o Ginásio de Esportes ao qual foram recepcionados pela Corporação Gralha Azul (de General Carneiro – Paraná). Dando continuidade fizeram suas apresentações a Corporação Gralha Azul e a Banda Municipal de Alto Bela Vista. Encerrando o Show com o Grupo Jupen de Erechin (RS).
Paralelo a este evento acorreu a 1ª Feira de Doce e Salgados, na Casa Colonial resgatando assim a gastronomia ipirense. Os preparativos do curso aconteceram no dia 24, 25 e 26 de novembro.
De acordo com o secretário de Cultura Turismo, Indústria e Comercio, Oladimir Odi Rese, o objetivo foi alcançado, onde uma programação cultural diversificada contemplou nosso evento que já é tradicional na região e que vem fortalecendo a cada ano o legado de Ipira.
Breve Relato - O evento foi realizado pela primeira vez no ano de 1993, por iniciativa do Hunsrücker Volkstanzgruppe – Ipira. Uma tradição germânica que veio de uma lenda, onde contava a história de uma família muito religiosa tinha um filho único e queria torná-lo padre. O garoto era contrário à ideia. Por isso ele fugiu de casa e acabou se perdendo na mata. Preocupados, familiares e vizinhos se reuniram e foram com suas lanternas à procura do rapaz, sendo encontrado horas depois. Com o passar dos anos a prática se repetiu no mesmo período, o que acabou por se tornar tradição.
Fotos do site Tanalente (Cristiano Mortari)
Deixe seu comentário