O Câncer de Mama
Thaise Alana Goronzi - Mariana Pereira Martendal e Carla Cavaler Garcia E-mail: enfufsc@hotmail.com ou thaise_g@yahoo.com.br
O câncer de mama geralmente se apresenta como um nódulo na mama. As primeiras metástases comumente aparecem nos gânglios linfáticos das axilas e, posteriormente, acomete outros órgãos como: os ossos, fígado, pulmão e cérebro. Calcula-se em seis a oito anos o período necessário para que um nódulo atinja um centímetro de diâmetro. Esta lenta evolução possibilita a descoberta ainda cedo destas lesões, se as mamas forem periodicamente examinadas.
Por isso, realize o Auto-exame da Mama (AEM)
É a técnica através da qual a mulher examina as suas próprias mamas. É recomendado que a mesma seja realizada mensalmente, após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam, como por exemplo, aquelas que já se encontram na menopausa, ou as que se submeteram à histerectomia (retirada do útero), ou ainda aquelas que estão amamentando, deve-se escolher arbitrariamente um dia do mês e realizar o auto-exame todo mês neste dia. Este artifício serve para que a mulher crie o hábito e não esqueça de realizar o auto-exame das mamas.
Através desse exame é possível descobrir nódulos tanto de caráter benigno quanto maligno. É imprescindível que a mulher sempre procure um médico e/ou enfermeiro para avaliação de qualquer alteração encontrada. Salientamos que, por meio do exame sistemático e periódico das mamas, realizado pela própria mulher, é possível surpreender tumores malignos de pequenas dimensões permitindo um tratamento adequado e, conseqüentemente, um bom prognóstico.
Thaise Alana Goronzi
Mariana Pereira Martendal
Carla Cavaler Garcia
E-mail: enfufsc@hotmail.com ou thaise_g@yahoo.com.br
Deixe seu comentário