logo RCN
O TEMPO jornal de fato

As contradições do capitalismo Prof. Evandro Ricardo Guindani

Prof. Evandro Ricardo Guindani

Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Você já deve ter ouvido a expressão: “vestir a camisa da empresa”, não é? Para qualquer empresário é de fundamental importância que seu funcionário seja comprometido, disponível, flexível, e principalmente se identifique com o trabalho que desenvolve. Muitas vezes tal comprometimento do funcionário pode render-lhe promoções e aumento de salário.

Um dia desses conversei com um gerente de uma loja pertencente a uma grande redes, com filiais espalhadas em muitos estados brasileiros. O mesmo estava com mais de 55 anos e disse não ver a hora de se aposentar. São mais de 20 anos ocupando o posto de gerente. Ele começou a me detalhar sua rotina de trabalho de segunda a sábado e nem sempre com domingo livre. O mesmo relatou que dificilmente tem um tempo tranquilo para almoçar ou tomar seu café, que não tem hora pra sair da loja no final do expediente. As vezes todos os vendedores saem e ele permanece no escritorio por mais algumas horas enviando relatórios, respondendo mensagens aos superiores que tambem trabalham até altas horas da noite.

Um outro fato muito interessante é que a referida loja sempre patrocina eventos na cidade, com doação de prêmios, eventos que acontecem geralmente aos finais de semana, e pasmem, cabe ao gerente entregar esses premios, participando do evento, tirando fotos para enviar aos seus superiores. Vejam que o referido trabalhador fica conectado na empresa de domingo a domingo, ele não apenas vestiu a camisa mas “tatuou” a logomarca da empresa em seu corpo.

Segundo ele mesmo relatou, não consegue separar vida pessoal da vida profissional. Mesmo em casa depois do expediente, a noite, aos sabados e domingos, precisa ficar sempre ligado no celular pois muitas demandas são enviadas pelos seus superiores a todo momento. Alem de tudo isso, caso haja disparo do alarme da loja, de madrugada ou finais de semana, é ele quem deve ir até lá e verificar o que ocorreu.

Por que o titulo desse artigo se chama: contradições do capitalismo? Porque principalmente o neoliberalismo, que é a nova versão que o capitalismo assumiu depois de 1980, há a defesa da liberdade individual, do prazer, da realização pessoal por meio do consumo. A publicidade sempre destaca que a posse desse ou daquele produto tem o objetivo de realizar o desejo pessoal. Aparentemente esse sistema econômico está preocupado com a felicidade individual, mas na prática, está sim, matando e adoecendo bilhões de pessoas neste Planeta. Medicações para ansiedade, estresse, além de estimulantes, energizantes, são os mais vendidos nas farmácias. 

Então quando você ouve por aí que comunismo é uma ditadura, pense e reflita mais para compreender a ditadura em que você vive, mascarada de liberdade e de prazer individual. Somos constantemente iludidos que temos liberdade para tudo e podemos fazer o que quiser. Grande mentira, a vida está se resumindo a trabalhar até adoecer e ainda não ter dinheiro para uma alimentação saudável e nenhum lazer. Acorda!


O caminhão do futuro - Mario Eugenio Saturno Anterior

O caminhão do futuro - Mario Eugenio Saturno

Igreja  Deus é amor Escrito  por MICAEL BORIN Próximo

Igreja Deus é amor Escrito por MICAEL BORIN

Deixe seu comentário