logo RCN
O TEMPO jornal de fato

MELHORE O SEU HUMOR! Professor Me. Ciro José Toaldo

Estamos inseridos em meio ao mundo de amarguras, desilusões que elevam ao contingente de tristeza e doenças entre os seres humanos. Desde os Gregos Antigos, por meio da descoberta da dramaturgia, onde o teatro tornou-se sua maior expressão, a comédia e a tragédia levavam as pessoas a melhorar o seu humor e a enfrentar os desafios do cotidiano!

Na contemporaneidade, além de todas as mazelas e parafernálias da vida urbana, convivemos com um tipo de imprensa sensacionalista e que provoca amargura e discórdia entre os seres humanos. Os noticiários policiais, aliados com suas narrativas mirabolantes e muitas vezes transmitindo ‘ao vivo’ a desgraça alheia. Neste contexto, há um desejo de ver ‘sangue’, ódio e rancor que se esbaldam nos meios de comunicação e atingem o âmago humano. Aliás, essa vontade sanguinária é antiga e remonta ao período do homem das cavernas.

Dentro de todo esse cenário, como contrapartida, apresentamos algumas dicas para elevar o humor, apaziguando o contexto da negatividade narrada anteriormente.

Amigo leitor tenha atenção, carinho e siga com exercícios diários estas dicas. Primeiro, quando estiver triste, faça uma atividade física e movimente seu corpo. Segundo, quando sentir cansaço, não tome medicação, mas, durma, assim, haverá o reparo das energias necessárias para enfrentar os desafios.                                        

Terceiro: ao se sentir estressado, faça uma caminhada. Quarto, estando com preguiça, reduza seu tempo na telinha, seja do celular, ou outro meio de informação. Quinto, aparecendo à dita ‘raiva’, escute uma boa música e relaxe, pois se trata de excelente terapia. Sexto macete, sentindo ímpeto de ansiedade respire fundo, e tenha a segurança que tudo irá passar. Sétimo refere-se ao ter pensamentos compulsivos, a recomendação é buscar escrever, inclusive com a sua outra mão, isso irá fazer seu cérebro desviar o seu pensamento compulsivo. O oitavo é quando sentir que está cansado mentalmente tome um banho e de preferencia que seja frio.

Não são pistas difíceis, mas levam a ter maior cuidado com a saúde física e mental. Lembrando: neste mundo estamos de passagem e somos como uma vela acessa e, qualquer instante ela pode se apagar. Portanto, tenha cuidado com seus níveis de estresse, visto que quanto mais se intensifica, abre-se o caminho para a depressão. Lamentavelmente ela dilacera tanto o corpo, quanto a alma, provocando profundo vazio, além da imensa dor no intimo do humano, em muitos casos, levando-o a atos terríveis, dentre eles, do suicídio!

A vida é bela, mas deve-se buscar o cultivo do humor por meio destas oito pequenas ações; deste modo, haverá maior disposição e folego para enfrentar os percalços diários. Recordando que a felicidade reside em nosso modo de viver e agir frente às dificuldades e, nunca há tribulação que não possa ser superada. O segredo reside na forma de como as encarramos!

Além da melhora do humor, acrescento a recomendação de cultivar a dimensão religiosa em seu viver! Quando cremos na espiritualidade como auxilio divino, começamos a perceber que somos seres movidos pelas energias advindas da espiritualidade maior, ela sempre está em nosso auxilio e socorro, infelizmente como criaturas imperfeitas, repelimos essas boas vibrações que nos ajudam a vencer os obstáculos diários por meio da ajuda espiritual!

Pense estas dicas! Muita paz e luz para todos! 

 

É BOM SABER... Fique um pouco mais Anterior

É BOM SABER... Fique um pouco mais

A PÓS-GRADUAÇÃO A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO NACIONAL - Prof. Dr. Adelcio Machado dos Santos Próximo

A PÓS-GRADUAÇÃO A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO NACIONAL - Prof. Dr. Adelcio Machado dos Santos

Deixe seu comentário