logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Deputado federal do MDB, Cobalchini marca presença em Capinzal

Faz a entrega oficial de sua emenda parlamentar de R$ 1,5 mi para reforma e ampliação da Unidade Central de Saúde

A manhã deste sábado, por volta das 9h, no Centro Administrativo Prefeito Silvio Santos, Prefeitura de Capinzal, marcou presença de Valdir Vital Cobalchini, mais conhecido como Valdir Cobalchini, advogado e político brasileiro, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro – MDB, sendo ele três vezes deputado estadual e atual deputado federal.

A visita se deve a entrega oficial de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1.5 mi para a área da Saúde, que servirá para reforma e ampliação da Unidade de Saúde Central de Capinzal. Também fez a entrega de folder, sendo um resumo de suas atividades há um pouco mais de um ano na função de deputado federal. Ainda se atualizou sobre o projeto do MDB local, visando o pleito eleitoral, sendo um partido forte e torce para que se faça a melhor escolha visando dispor de pré-candidato (a) a prefeito (a), mas, respeita a decisão que venha a ser tomada.

Cobalchini é um deputado presente, o que acha isto não poder sair de moda, consequentemente, é um parlamentar municipalistas, pois tem os que preferem fazer postagens em redes sociais e deixam de comparecer, inclusive, não trazem ou levam emendas, e sim, só visam os votos. Prossegue ele, prefere como sempre, estar presente nos municípios e contribuindo também com recursos, ouvir as demandas. “Nós fomos eleitos para isto. Sendo importante o trabalho e resultado que a gente mostra”, finalizou Cobalchini.   

A carreira política de Cobalchini iniciou na década de 1980 em Brasília, atuando no gabinete do Senador da República Casildo Maldaner. Em 1988, já em Santa Catarina, foi nomeado Diretor Geral da Secretaria de Estado dos Negócios do Oeste, posto no qual ficou até 1990. Entre 1994 e 1997, atuou como chefe de gabinete do então governador do estado, Paulo Afonso. Já na década de 2000, assume seu primeiro cargo eletivo, quando substituiu o deputado estadual Moacir Sopelsa em virtude de seu afastamento. No entanto, permanece na Assembleia Legislativa durante apenas um mês, em janeiro de 2003. Após isso, no mesmo ano, assume o cargo de Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador, no qual permaneceu até 2008. Enquanto ocupava essa posição, foi eleito suplente para a Assembleia Estadual nas eleições de 2006, vindo a assumir uma cadeira em 2009. Ainda em 2009, foi nomeado Secretário de Estado de Coordenação e Articulação Política (atual Casa Civil), além de presidente dos conselhos de administração da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB) e do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC), nos quais permaneceu até 2010.

Em 2010, foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Durante seu mandato, ocupou os cargos de Secretário de Estado da Infraestrutura e presidente do conselho de administração do Departamento de Transportes e Terminais (DETER). Cobalchini veio a ser reeleito novamente nas duas eleições seguintes, em 2014 e 2018, sendo nas três ocasiões o candidato mais votado de seu partido (MDB). Em seu último mandato, atuou como líder do Governo na Assembleia e também líder da bancada do seu partido, o MDB.

Em 2022 se elegeu como deputado federal por Santa Catarina, com 98.124 votos.

Aldo Azevedo / jornalista

Foto legenda: O prefeito Nilvo Dorini, secretários, diretores e outros munícipes recepcionando o

Lançamento do Livro “Contos Guardados para Aquecer a Alma” do escritor capinzalense Paulo Betinardi Anterior

Lançamento do Livro “Contos Guardados para Aquecer a Alma” do escritor capinzalense Paulo Betinardi

Curso Gratuito de Cuidador de Idosos em Capinzal: Uma Parceria de sucesso entre ABAG, UNOESC e CRAS Próximo

Curso Gratuito de Cuidador de Idosos em Capinzal: Uma Parceria de sucesso entre ABAG, UNOESC e CRAS

Deixe seu comentário