Prefeitura de Capinzal realiza melhorias na Vila 7 de Julho |
Prof. Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa - Unipampa
As telas do celular, da tv e do computador podem fazer mal quando se tornam viciantes e alienantes. Podem trazer prejuízos à sociedade quando se tornam fontes de consumo de desinformação e falsas notícias.
Por outro lado, as telas podem nos ajudar a refletir, questionar e aprender muito, principalmente por meio do cinema e documentários, onde você precisa ficar mais tempo na tela, mas de forma reflexiva e até lúdica.
Hoje falarei de um filme que você acha facilmente na internet, chamado Matrix, do ano de 1999. De acordo com matéria publicada na BBC Brasil, intitulada: “Matrix: a origem e o polêmico legado do filme no mundo real”, o filme, foi lançado quando o mundo estava próximo da revolução da internet, e às vésperas do novo milênio, aproveitou o desenvolvimento tecnológico da época e levantou perguntas importantes sobre a web, a consciência e o controle social.
Uma das cenas icônicas de Matrix é quando Morpheus oferece uma pílula azul ou vermelha a Neo (então vivendo como o hacker Thomas Anderson). Se Neo tomasse a azul, ele voltaria à vida como Anderson, sem saber da matrix, o mundo simulado criado para escravizar secretamente a humanidade. Já a pílula vermelha teria efeito oposto e lhe mostraria a realidade e ele teria conhecimento sobre a tirania das máquinas.
O filme nos ajuda a refletir sobre a importância do senso crítico e do questionamento da realidade. Nos ajuda a perceber como somos manipulados e doutrinados dentro de um sistema que faz da aparência algo real. Atualmente vemos muitas pessosa dizerem que os movimentos sociais ou regimes políticos promovem doutrinação. Ao assistir Matrix veremos que o sistema capitalista promove um processo de doutrinação mundial, onde nem percebemos que somos manipulados. Ao nos iludir com a falsa ideia que temos liberdade para tudo, não nos faz perceber as grades da nossa prisão física e mental. E o filme apresenta uma proposta para tomarmos consciência dessa prisão, que é demonstrado pela ingestão da pílula vermelha. Porém, ao tomar a pílula você sairá da realidade aparente e conseguirá ver a realidade como ela é, ou seja, vai conhecer as formas de manipulação que você sofria sem se dar conta. Bem vindo(a) ao filme Matrix!
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2
https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL
https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys
https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w
Deixe seu comentário