logo RCN

?DIA DO PSICÓLOGO? 27 DE AGOSTO

Psicologia no Brasil

A Psicologia, no Brasil, foi reconhecida como profissão pela Lei 4.119, de 1962. Por ser uma ciência relativamente nova, ainda existem dúvidas a cerca do trabalho do psicólogo:

 

O Psicólogo adivinha o que os outros pensam?

Qual a diferença entre o trabalho do psiquiatra e o trabalho do psicólogo?

Buscar a ajuda de um psicólogo é o mesmo que conversar com um bom amigo?

Onde o psicólogo pode atuar?

 

AFINAL, QUAL É O TRABALHO DO PSICÓLOGO?

 

O psicólogo é um profissional que possui instrumentos teóricos e técnicos que possibilitam compreender o indivíduo em sua totalidade. Sem fazer “adivinhações”.

Na sua prática algumas intervenções se assemelham à psiquiatria, principalmente na área clínica. A psiquiatria por ser especialidade da medicina tem por objetivo tratar transtornos mentais, de causa orgânica (física) e seu tratamento é predominantemente baseado na terapia medicamentosa. Enquanto que a psicologia possui uma atuação muito mais ampla, com intervenções nas relações sociais e institucionais, desenvolvendo trabalhos em educação, programas de intervenção no trânsito, nos esportes, nas questões jurídicas, em projetos de organização e nas artes. Enfim, a Psicologia atua de forma abrangente na promoção da saúde do indivíduo e da sociedade.

O Psicólogo é o profissional que atua visando tornar o homem saudável e capaz de enfrentar as dificuldades diárias, e reconhece que o apoio de amigos, familiares e de outras pessoas é sem dúvida fundamental para o sucesso do tratamento. A intervenção do psicólogo é intencional, planejada e realizada com a utilização de conhecimento científico, por meio de métodos e técnicas de uso exclusivo.

Ao longo do tempo a psicologia vem sendo mais reconhecida e a cada dia amplia suas áreas de atuação, aprimorando técnicas e abordagens.

Dentre essas abordagens destacamos o PSICODRAMA, que iniciou no ano de 2009 uma turma de Pós-Graduação na cidade de Joaçaba /SC, através da escola LOCUS PARTNER RH, de Florianópolis/SC, associada à Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP).

O Psicodrama foi criado por Jacob Levi Moreno, no ano de 1921, e é uma proposta singular de tratamento do psiquismo, dos sentimentos, do comportamento e da relação humana. A base da filosofia de Moreno é a importância dada a cada indivíduo para que ele se expresse através de seus recursos espontâneos e criativos, num mundo em que cada um é parte de um grupo ou de uma entidade social. É a valorização do potencial interno de cada um, muitas vezes armazenado, e que quando estimulado em condições favoráveis, se revela.

O Psicodrama tem sido amplamente utilizado na educação, nas empresas, nos hospitais, nas clínicas e nas comunidades, pois auxilia os indivíduos na superação de obstáculos que dificultam seu desenvolvimento emocional, através da imaginação. Por meio de jogos, brincadeiras e histórias espontaneamente criados, é que os indivíduos procuram lidar com o mundo proporcionado a eles: tentam assimilá-lo, entendê-lo e transformá-lo.

 

Alunas da Escola Locus - Psicodrama de Joaçaba

 

Ana Paula Susin Bonamigo

Fabiane Chiamulera

Mariângela Casanova

Pricila Almeida

 

 

Anterior

OBSTÁCULOS

Próximo

VOLTANDO NO TEMPO

Deixe seu comentário