logo RCN

'ESCREVENDO COMO PASSARINHO CANTA'

  • - Evani Marichen Lamb Riffel

Por Evani Marichen Lamb Riffel - (Pedagoga e Psicopedagoga).

     Salve 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil, instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data do nascimento de Monteiro Lobato, como o dia oficial da literatura infanto-juvenil.

 

       Caro Leitor(a), em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, furto esta frase/título, da grande escritora Ana Maria Machado, em texto e contexto que inspiro-me a enredar...

 

 

 

  Escrevendo assim...

      "...Tão naturalmente como passarinho canta!"

      Lendo assim...

      "...Tão naturalmente como passarinho canta!"

      Assim como o ar é vital para a vida, o pão para saciar a fome e a moringa d'água, no desfalecer do corpo desidratado, no deserto estéril, é a tábua salvadora da matéria viva, a leitura vai além de um ato... A leitura baliza e batiza caminhos, nutrindo a alma.

      A escritura, tessitura de colcha narrativa, poética, argumentativa, ou simplesmente compor arte com o arrumar das palavras, que brotam brejeiras, na folha virgem da história que se enreda.

      Pergunto: -Quem escreve como passarinho canta?

      Bons leitores são bons escritores, porém o alunado que cada vez mais assustadoramente, chega à universidade sem esta habilidade escritora, é notável, quando o notável seria o inverso, "o outro lado da moeda," seria literalmente o esperado: um notável domínio da língua Mater por excelência formadora.

      Os três eixos temáticos, no ensino da Língua: leitura, escrita e oralidade, estão presentes no cotidiano de nossas salas de aula, existem de forma articulada.

      Pergunta-se: -Como internalizar um eixo em detrimento do outro?

      Presencia-se analfabetismo funcional, numa sociedade letrada que não é assídua na prática leitora, não correspondendo a escrever a própria história.

      O uso social comunicativo dos diversos gêneros textuais enraiga as raízes da Língua culta no espaço escolar, contextualizando aprendizagem significativa.

      Pergunto: -Como formar bons leitores em sala de aula?

Machado, Ana Maria responde:

      (...)

      "...Como é que alguém que conhece uma Língua tão linda como a nossa, goste de jovens e adore ler, consegue dar aula, sem passar esta paixão?

      Isso é para mim um mistério. Seria como um torcedor de um time ir para um estádio ver a final do campeonato, com a sua equipe na decisão, e conseguir não torcer. É inconcebível, que o torcedor vá ao estádio e repare a gola da camisa do jogador, a marquise do estádio, sem olhar a partida do seu time, se atendo à tudo que é secundário.

... Eu costumo dizer que o maior prêmio de um escritor é um bom leitor. É para um leitor que o escritor escreve, só com o leitor que o livro se completa (...)."

      E assim...  Da paixão pela leitura, despertada na sala de aula, formam-se passarinhos cantores!

       ...A arranjar uma tessitura final para o texto, que aqui enredou-se em muitas vozes, ornamentada em pedrarias preciosas, diamantes, esmeraldas, rubis, uma pérola na ostra, deixo o filosofar sublime de Bill Gates:

      "Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão LIVROS, sem leitura nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."

      P. S.

*Para escrever como passarinho canta, ter um bom discurso, ser argumentativo, use o melhor meio de transporte: o livro.

O fim patético de Lula! Anterior

O fim patético de Lula!

Fisioterapia Hospitalar Unimed Chapecó: qualidade na reabilitação Próximo

Fisioterapia Hospitalar Unimed Chapecó: qualidade na reabilitação

Deixe seu comentário