Secretaria de Obras realiza melhoria aguardada há anos por moradores do Distrito do Ibicuí |
VOLTANDO NO TEMPO
1989 – 2024 – são 35 anos de trabalho prestado.
O TEMPO jornal de fato, devido ao passamento de Constantino Paulo Tchernyck Mência, acontecido na quarta-feira, 14/02/2024, estamos trazendo informação resumida de sua trajetória de vida.
Nasceu na cidade de Tangará, município e comarca do mesmo nome, SC, no dia 24 de dezembro de 1935, filho de Antonio e Ana Tchernyck Mência. Seu passamento aconteceu aos 88 anos, sendo que no final de 2024 completaria 89 anos de idade.
Sua primeira infância, passou na cidade natal, onde iniciou e concluiu os cursos primário e complementar, no Colégio Professor João Jorge Campos. O ginasial frequentou no Ginásio Frei Rogério, da cidade de Joaçaba. Fez, também, um curso de Técnico em Contabilidade, concluindo o primeiro ano em Florianópolis e o segundo no Rio de Janeiro, onde prestou militar, formando-se pela Escola Técnica de Comércio Frei Rogério, de Joaçaba, em 1955.
Em 1955, o Escritório Técnico Jurídico de Capinzal Ltda, contratou-o como gerente, onde permaneceu até março de 1960, já na qualidade de sócio, trabalhou na firma Santos Almeida S/A, de abril de 1960 a maio de 1961, quando em janeiro do último ano, fundou, com Marcos F. Penso, a Comercial Penso Ltda, transportes rodoviários, servindo, inclusive, o Norte e Nordeste do Brasil.
Entre março de 1965 e junho de 1967, exerceu as funções de diretor da Companhia Hidroelétrica de Piratuba, tendosido escolhido representante para negociar, junto à Celesc, a incorporação da referida companhia, com êxito total nas negociações, para alegria dos munícipios de Capinzal, Ouro, Piratuba, Ipira e do atual município de Zortéa, com antecipaçãode, no mínimo, dois anos de outros municípios, que pleiteavam idênticos projetos. A partir de abril de 1966 até agosto de 1972, exerceu o cargo de primeiro gerente da agência local do Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina.
De novembro de 1972 a abril de 1985, foi funcionário, depois gerente contratado pela Diretoria da Cooperativa de Produção e Consumo de Capinzal Ltda. Exerceu, também, parceria rural com a família Penso por quinze anos. A partir de 1991, administrou uma pequena propriedade rural própria, plantio de soja, milho e trigo, na localidade de Agudo, município de Zortéa. De abril de 1995, foi nomeado Secretário de Indústria e Comércio de Capinzal, exercendo-o até 31 de dezembro de 1996. Foi idealizador e primeiro Presidente da Associação Comercial e Industrial do Baixo Vale do Rio do Peixe – ACIRP, sendo portanto, sendo um de seus fundadores. Em 1980 a 1984, foi eleito conselheiro da Diretoria da Feagro, com sede em Florianópolis. Foi membro de diretório, de executiva, vice-presidente e presidente do PSD, PDS, PPR, PPB, ininterruptamente por quarenta anos.
Na cidade de Capinzal, conheceu Celestina Maria Penso e, em 24 de maio de 1961, casou-se. Resultou dessa união o nascimento de quatro filhos.
Em outubro de 1964, foi eleito prefeito municipal pelo voto indireto – Câmara Municipal – nos termos da legislação vigente, cujo mandato expirou em 1966. Dentre outras obras realizadas no decorrer do período da gestão, destacam-se: calçamento total ou parcial das ruas centrais da cidade (Presidente Nereu Ramos, Dona Linda Santos, XV de Novembro, Narciso Barison, Professora Vanda Meyer, Vereador Rolindo Casagrande, Alexandre Thomazoni e outras); novas escolas foram construídas (São Roque, Vidal Ramos, Barra do Pinheiro). Outras foram reformadas; pontes novas surgiram (Engenho Novo, Duas Pontes – Zortéa, com duas pontes construídas).. Diversas outras foram reformadas, assim, como pontilhões e bueiros nas estradas do interior e ruas da cidade: cascalhamento do trecho Capinzal – Duas Pontes, em operação com o governo do estado; serviços de terraplanagem, com destaques para o Estágio do Arabutã, Associação Esportiva Vasco da Gama, Estádio do Distrito de Alto Alegre e Clube da Colina, Seminário Nossa Senhora dos Navegantes, Fórum etc.; todos os serviços essenciais da municipalidade tiveram funcionamento total e normal durante a gestão; dentre os movimentos iniciados na gestão, cumpre ressaltar a instalação da agência do Banco do Estado de Santa Catarina, a construção do Fórum da Comarca, os estudos para instalação dos primeiros telefones automáticos, o estudo para tratamento de água, junto à Fundação SESP.
Fonte: Capinzal – jóias desta terra e desta gente
Aldo Azevedo / jornalista de formação
Foto legenda: Na manhã de quarta-feira (29 de junho de 2022), foi realizado no gabinete a entrega da placa em homenagem ao ex-prefeito Constantino Paulo Tchernyck Mência, que não pode comparecer na cerimônia de homenagens realizada no dia 09 de junho de 2022, por motivos de saúde. A entrega da placa em reconhecimento aos seus feitos enquanto Chefe do Executivo Capinzalense, foi feita pelo Prefeito Nilvo Dorini e a Vice-prefeita Noemia Pizzamiglio. Constantino foi Prefeito de Capinzal nos anos de 1964 e 1966.
Deixe seu comentário