A importância do seguros para a gestão de riscos do seu negócio

-
Doia Cercal/Secom - Ginásio ficou destruído em Tubarão por vendaval
Fonte recebido do E-mail: UpTown contato@uptowncomunicacao.com.br
Hoje vim descrever sobre Risco, que em administração, designa a combinação entre a probabilidade de ocorrência de um determinado evento (aleatório, futuro e independente da vontade humana) e os impactos (positivos ou negativos) resultantes, caso ele ocorra.
Ultimamente temos acompanhado em Santa Catarina, diversas ocorrências da natureza que têm deixando um rastro de destruição em muitas de nossas cidades atingindo também as empresas, sendo que muitas delas não consideraram esta situação e agora infelizmente têm suas atividades interrompidas.
A Gestão de Risco é o processo através do qual as organizações analisam metodicamente os riscos inerentes às suas atividades, com o objetivo de identificar os riscos estimar a probabilidade de ocorrência de eventos de risco e seu impacto financeiro definir medidas para evitar, amenizar, transferir (mediante a contratação de apólices de seguros, por exemplo) ou assumir os riscos. O gerenciamento de riscos é um elemento central na gestão de estratégia pessoal e também de qualquer organização, principalmente em processos econômicos.
Caso a opção seja transferir o risco por meio de contratação de seguros, existem no mercado, seguros de todos os tipos. Os mais comuns são os seguros de automóvel, de roubo, de imóveis, de vida e acidentes pessoais, de saúde, os empresariais, de responsabilidade civil, contratos, dentre outros. Ao fazer um seguro empresarial você protege sua empresa e garante a continuidade das suas atividades mesmo em casos de acidentes, incêndios, furacões, roubos, entre outras situações.
Os seguros são mediados por um instrumento legal, que seria o contrato ou apólice, estabelecido entre a seguradora e você, para que seja feito o acordo de cobertura de risco. O custo a ser cobrado é chamado de "prêmio", que é o que você paga à empresa de seguro para ter sua cobertura. Este prêmio pode ser pago à vista ou a prazo.
Ao fazer o seguro você troca uma incerteza (posso perder tudo ou posso não perder nada), pela certeza de estar protegido e pagar uma parcela por essa cobertura.
Ao fazer a aquisição de um seguro e na hora de escolhê-lo, é necessário tomar alguns cuidados. A seguir, você verá alguns deles.
Verifique a reputação da empresa seguradora;
- Consulte o cadastro de reclamações do PROCON do seu Estado;
- Verifique a reputação do corretor, e se ele é habilitado pela Susep;
- Discuta com o corretor sobre os tipos de seguro que estão ao seu alcance e defina que tipos de risco você quer cobrir;
- É obrigação do corretor, esclarecer todas as suas dúvidas;
- Analise bem os produtos oferecidos com relação ao prêmio;
- Observe atentamente as condições de pagamento do seguro;
- Leia atentamente o contrato a serem assinados, inclusive aquelas letras minúsculas que ficam no final da página.
Portanto, conclui-se que os seguros fornece segurança e proteção aos indivíduos, às comunidades e aos negócios. Por meio dela, esses agentes se protegem contra perdas que, sem o seguro, podem destruir poupanças acumuladas durante toda a vida, além dos ganhos futuros.
Os seguros permitem que o risco seja transferido e compartilhado entre muitos indivíduos, reduzindo desse modo o custo pessoal da perda.
A indústria do seguro fornece cobertura de risco contra todos os aspectos da vida moderna, desde perdas relacionadas ao exercício de atividades profissionais, morte e invalidez até perdas referentes a desastres naturais e à propriedade pessoal. Sem ela, muitos negócios não existiriam, empregos seriam perdidos e famílias não teriam proteção nos momentos de adversidade.
Fonte recebido do E-mail: UpTown contato@uptowncomunicacao.com.br
Deixe seu comentário