logo RCN

A VIDA HUMANA é DOM, MARAVILHA e COMPROMISSO

Vida humana

 

      A vida humana é também tarefa e missão, para que possamos construir mais vida, com respeito e dignidade perante a sociedade em que estamos inseridos.

 

Na década de 40 Hither, em seu plano de construção de uma raça puramente alemã, denominada ariana, promoveu a morte de 6 milhões de judeus da pior maneira possível (holocausto), enquanto que hoje, no mundo, são abortados 50 milhões de bebês, seres indefesos que poderiam no futuro mudar esta sociedade inescrupulosa.

Somos a favor da vida em quaisquer dimensões, para nós os filhos “completam o lar” com mais alegrias, emoções e preocupações, pois os filhos concebidos dentro de um matrimônio são parte deste amor construído a dois, na fé em Deus e na esperança de um mundo melhor.

 

DE 1 A 7 DE OUTUBRO - “SEMANA NACIONAL DA VIDA”                              

8 DE OUTUBRO -  “DIA DO NASCITURO”.

MAS QUEM È O NASCITURO?

 

Ser humano já concebido que se encontra no ventre materno, por conseguinte, ainda não veio à luz, mas espera-se que nasça dentro de um futuro próximo.

Este ser humano possui o direito de ser respeitado na sua integridade e dignidade como a de qualquer pessoa já nascida.

Celebrar a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro não é somente uma campanha contra o aborto, mas sim uma conscientização sobre o valor da dignidade humana em todos os sentidos.

Outubro é o mês da criança e o início da primavera, quando a vida renasce com toda a sua força, trazendo encantamento para toda a criação. A Semana Nacional da Vida quer celebrar tudo isto. Significa não aceitar com naturalidade situações que ameaçam constantemente a existência digna da vida. Aqui podemos citar o desrespeito à ecologia, a falta de emprego, o descuido com a saúde pública, a violência no trânsito, os descasos com os idosos etc. O trabalho em prol da vida não pode ficar apenas na celebração de uma Semana Nacional. Temos que investir na vida e na sua qualidade. Neste mutirão pela vida está o cuidado e atenção para com as gestantes e a educação para o amor convocando namorados, noivos e casais a serem promotores da vida. Devemos debater e esclarecer as pessoas sobre a grandeza e o valor da vida e contribuir, a fim de que a família seja reconhecida e vivida como um lugar de realização humana, a mais intensa possível na experiência de paternidade, de maternidade e filiação.

São Paulo nos ensina que devemos cuidar muito bem de nosso corpo, pois ele é templo do Espírito Santo. O Espírito de Deus habita em nós e nos eleva ao nível da vida de Deus. Em outras palavras, podemos dizer que nossa vida toda, tanto o corpo físico como nosso espírito, participam da mesma natureza divina. Por isso temos a obrigação de respeitá-la, amá-la e cuidar bem dela, pessoalmente e em família.

Vivemos uma cultura que deforma gravemente e até mesmo já perdeu o verdadeiro sentido da dignidade da vida humana.  Nesse meio a família é o elemento mais importante para a construção da civilização do amor, querida por Deus. Por isso ela é constantemente atacada e ferida por uma verdadeira cultura de morte. Assim, bombardeada por todos os lados, a família vai-se enfraquecendo e, muitas vezes, até perdendo a sua identidade. É massacrada pelo egoísmo, a mentira e o pessimismo que resultam de uma forma de considerar a pessoa e a vida humana totalmente contrária à intenção original de Deus. A família torna-se vítima, em vez de ser o que realmente é chamada a ser por Deus: protagonista da sociedade, célula-mãe de uma civilização totalmente embasada nos verdadeiros e mais dignos valores humanos e cristãos. Somos chamados a ser santos, isto é, a viver a verdadeira vida em Deus, tanto no âmbito pessoal como em nossas famílias. Quanto mais vivermos nossa vida baseada nessa verdade, tanto melhor serão as famílias e a sociedade em que vivemos. Rezemos e trabalhemos para que todas as famílias sejam pequenos santuários da vida.

“Que os lares sejam ninhos da vida”  (Bento XVI) e que  a vida seja acolhida, amada e respeitada nas famílias e na sociedade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anterior

GÊMEAS ANIVERSARIANTES

Próximo

JOGOS DE INTEGRAÇÃO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO

Deixe seu comentário