ALUNOS DO PROJETO COLHENDO CIDADANIA RECEBEM UNIFORME
ALUNOS DO PROJETO COLHENDO CIDADANIA
Os pais dos alunos que integram o projeto Colhendo Cidadania, receberam na noite de quinta-feira, 16, uniforme a ser utilizado nas atividades pelos filhos. Os freqüentadores receberam calça, camiseta, jaqueta e boné. A entrega aconteceu no auditório do Espaço Cultural. O projeto sócio-educativo é desenvolvido em parceria entre município e a Petrobras - maior empresa estatal do país -, abrangendo 40 alunos com idade entre oito e 14 anos. São 13 orientadores monitorando atividades de socialização, esportivas, recreativas, dança, horta, artesanato, música e informática, todas no contra-turno escolar. Um exemplo de resultado positivo é a produção orgânica de hortaliças de mais de 30 variedades. Os alimentos são distribuídos na merenda da escola municipal Hedi Klein Matzenbacher.
As atividades iniciaram há cinco meses. Segundo a assistente social da prefeitura, Mildred Feiten, o desenvolvimento do aspecto social é evidente. “A avaliação do projeto é extremamente positiva, pois já percebemos diversos avanços, a própria postura das crianças frente às famílias”; elogia. A assistente social juntamente com a diretora de Promoção Social, Claudinéia Koch, apresentaram aos pais algumas dicas para uma melhor interação com os filhos. Os pais que estiveram presentes ao encontro elogiaram a metodologia e o objetivo do projeto. “Eu acho o projeto de suma importância por ser uma atividade correta, pois eles [alunos] estão em uma fase de adolescência que sempre é complicado de se trabalhar, e assim eles aprendem a ter uma disciplina mais correta”, garante Olga Viero, mãe do Lucas, 13 anos. Na opinião do senhor Otemar Azeredo, pai do Mateus, 12 anos, “é um projeto muito bom porque incentiva as crianças e elas aprendem muita coisa. Hoje em dia, tem muita criança sem interesse e esse projeto é um incentivo 100% para o município e para as crianças. Amanhã ou depois eles têm uma profissão”; comenta.
O prefeito Francisco Aguiar destacou a importância da parceria com a Petrobras. “É um projeto que vem buscar uma atividade e incluir a criança e o adolescente dentro de vários projetos que são desenvolvidos pelo município. E o Colhendo Cidadania, em especial, numa parceria com a Petrobras, dá a oportunidade para as crianças menos favorecidas, de frequentarem cursos, alguns deles até profissionalizantes, para que possam ser inseridas dentro da sociedade. O número de jovens que participam de projetos sociais oferecidos no município passa de 200”. Aguiar também ressalta o Programa Municipal de Informática e relaciona outras instituições que mantêm parceria com a Prefeitura, como 2º Tempo, Alcoa Alumínio e Consórcio Machadinho. “Esse projeto da Petrobras trabalha com 40, sem contar que a Prefeitura desenvolve outros dez projetos envolvendo cerca de 200 crianças. E enquanto elas desenvolvem essas atividades elas estão fora da rua”; avalia.
Deixe seu comentário