Evento reuniu mais de 150 agricultoras no Parque de Exposições
Em alusão ao Outubro Rosa, a Associação Municipal de Mulheres Agricultoras de Capinzal (AMMAC) promoveu nesta sexta-feira (17) o primeiro Encontro de Saúde da Mulher Rural, um evento voltado à prevenção, orientação e valorização da saúde feminina no meio rural. A ação foi realizada no Parque de Exposições Domingos Pellizzaro, em parceria com o SENAR, o Sindicato Rural de Capinzal, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, além do Laboratório Pasteur e da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
A presidente da AMMAC, Gessi Terezinha da Silva, destacou a importância da iniciativa para as mulheres do campo. “Estamos vivendo o Outubro Rosa e preocupados com a saúde da mulher. Esse foi um dia especial, com palestras, exames e orientações sobre prevenção. Muitas agricultoras, pela rotina do dia a dia, acabam não tendo essa oportunidade. Então, queremos proporcionar um momento de aprendizado, cuidado e valorização”, afirmou.
O presidente do Sindicato Rural de Capinzal, Paulo Dambrós, ressaltou o envolvimento coletivo na realização do encontro. “É um programa do SENAR que está acontecendo em todo o Estado, por meio dos sindicatos rurais. Não é fácil reunir 150 mulheres e toda uma equipe de apoio, chegando a quase 200 pessoas. Contamos com o apoio da Prefeitura, da Secretaria de Saúde e da AMMAC, e acreditamos que será um evento muito proveitoso”, comentou.
O supervisor regional do SENAR, Jean Carlos Palavro, enfatizou que o evento faz parte de um programa estadual e nacional voltado à saúde da mulher rural. “Estamos trazendo um dia voltado à prevenção de doenças como câncer de mama, câncer do colo do útero e enfermidades crônicas. Nosso foco é o autocuidado e a conscientização. Se a mulher está bem, a família e a sociedade também estão bem”, destacou.
Segundo Palavro, a programação incluiu coleta de sangue para exames laboratoriais, testes rápidos, palestras educativas e orientações sobre sexualidade e prevenção à violência, com a participação do Programa Rede Catarina da Polícia Militar. “É um evento completo, que aborda todos os aspectos da saúde da mulher rural”, acrescentou.
O secretário municipal de Saúde, Rafael Dalavequia, também esteve presente e reforçou a relevância da parceria. “Esse evento reafirma o compromisso da administração municipal e da Secretaria de Saúde com as mulheres do campo. A união entre Sindicato, SENAR e AMMAC fortalece o cuidado e a atenção à saúde feminina, especialmente neste mês dedicado à prevenção do câncer de mama”, destacou.
O encontro encerrou com grande participação e satisfação das agricultoras, marcando um passo importante na promoção da saúde, prevenção e valorização das mulheres rurais de Capinzal.
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ
https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/
https://www.facebook.com/otempojornaldefato/
O Tempo de fato (@otempojornalfato) - Instagram
https://www.youtube.com/@otempojornaldefato













Deixe seu comentário