ASSEMBLEIA
SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE OURO
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ouro realizou a Assembleia Geral Extraordinária no dia 13 de julho, na tarde de segunda-feira, na localidade de Linha Sagrado, para deliberarem sobre a construção de um prédio em forma de condomínio, no terreno do mencionado sindicato. A maioria dos associados aprovou a construção, dentro dos próximos dias será feito todo o procedimento para dar o início na edificação do prédio. O presidente do Sindicato, Irineu Caetano Lovatel, agradece a aprovação, sendo uma demonstração de que os associados acreditam no trabalho até então desenvolvido.
A meta prevista é de dois anos para concluir a obra, além disto, também abordaram os 20% de reserva legal para conseguir a licença ambiental, ainda a questão do INSS sobre os direitos e obrigações perante a previdência social.
ASSEMBLÉIA DE TRABALHADORES RURAIS DISCUTE A PREVIDÊNCIA SOCIAL
Servidores do INSS de Capinzal participaram da Assembléia Extraordinária, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouro, onde contaram com a presença aproximada de 200 associados. Na oportunidade, além de assuntos pertinentes ao sindicato, também foi realizado palestra sobre a importância da Previdência Social para o trabalhador brasileiro. Os servidores Antônio Carlos Mantovani e Isaias José Bonato, atendendo as diretrizes do PEP-Programa de Educação Previdenciária, levaram ao conhecimento dos presentes relevantes informações previdenciárias relacionadas aos benefícios rurais mantidos no município de Ouro. De acordo com o servidor Isaias José Bonato, a Previdência Social, além de ser um patrimônio dos trabalhadores, é a maior distribuidora de renda do país, incluindo socialmente e protegendo o cidadão brasileiro.
Segundo os dados apresentados, apenas no município de Ouro, o INSS paga mensalmente um total de 1.042 benefícios rurais, distribuindo um total de R$ 479.618,25. No quadro abaixo, estão discriminados genericamente a quantidade e o valor dos benefícios pagos mensalmente aos trabalhadores rurais do município de Ouro:
ESPÉCIE QUANTIDADE VALORES(R$)
Aposentadortia Por Idade 720 333.830,59
Pensão Por Morte 190 87.708,18
Aunxílio Doença Previdenciário 58 26.970,00
Aposentadoria Por Invalidez 53 24.452,97
Auxílio Aceidente de Trabalho 17 4.796,51
Auxílio Reclusão 04 1.860,00
T O T A L 1.042 479.618,25
Considerando-se, que a população rural ourense está estimada em 3.000 habitantes, conforme censo realizado pelo IBGE em 2007, conclui-se que aproximadamente 35% destas pessoas recebem mensalmente algum tipo de benefício previdenciário.
Antônio Carlos Mantovani, Chefe da Agência do INSS em Capinzal, destacou os principais tópicos da legislação previdenciária, que norteiam os procedimentos a serem obedecidos quando do reconhecimento do direito aos benefícios rurais. Sabatinado pelos sindicalizados presentes ao encontro, Mantovani esclareceu diversas dúvidas sobre direitos e deveres previdenciários.
Para o presidente do STR de Ouro, Irineu Lovatel, a palestra foi de extrema valia. Além de esclarecedora, também serviu para que todos os presentes tivessem noção da importância que a Previdência Social exerce na vida dos trabalhadores rurais e, como conseqüência, para a economia do município.
Deixe seu comentário