Associativismo

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- O diretor 2º vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Nelson Eiji Akimoto, fala sobre o atual momento para os negócios
'Uma forma de acompanhar as mudanças é atuar no associativismo', afirma Akimoto
As mudanças nos negócios, nas tecnologias, no comportamento, na comunicação e em tudo o que nos envolve são constantes e, em algumas áreas, frenéticas. Esse cenário obriga as empresas a prestarem atenção no que está acontecendo e acompanhar o mercado para não perderem vantagem competitiva. Sejam pequenas ou grandes, todas as empresas podem ter resultados positivos com o desenvolvimento de estratégias e planejamento com foco na visão de futuro. Nesta entrevista, o diretor 2º vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Nelson Eiji Akimoto, fala sobre o atual momento para os negócios.
Atualmente, as mudanças no mundo dos negócios ocorrem em uma velocidade que às vezes é difícil acompanhar. Para qual direção as empresas devem voltar suas atenções e como acompanhar essas mudanças?
Uma inovação que ocorria lá "do outro lado do mundo" demorava anos para chegar até nós e, hoje, ocorre quase que simultaneamente. As formas de comunicação e conectividade nos apresenta acesso a informações que são oportunidades para melhorar minha vida e o meu negócio. Ressalto a importância de termos nossa missão e visão empresarial bem definida, pois assim vamos estar sempre atentos para o que pode realmente ajudar o negócio evoluir e não se perder nesta "avalanche" de informações. Como se diz: "Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve." Uma forma de acompanhar essas mudanças é estar no associativismo, participar do ecossistema de inovação e não esperar, mas ir em busca destas inovações.
Por que é tão importante investir em inovação? Qual o diferencial que as micro e pequenas empresas podem adquirir com investimento em inovação?
Investir em inovação é uma questão de sobrevivência empresarial, pois em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, se não nos reinventarmos constantemente seremos superados ou esquecidos. Quando falo em inovação não é somente para produtos e serviços, mas também na gestão das empresas. O grande diferencial que as micro e pequenas empresas podem adquirir com investimentos em inovação é deixar de ser o que é e evoluir. Muitas das grandes empresas que conhecemos hoje foram pequenas um dia, e foi a "grande ideia" - a inovação - e muito trabalho e vários talentos que a tornaram uma empresa vencedora.
Nesse novo cenário, é importante também adequar a gestão das empresas. Quais são as tendências tanto na gestão empresarial como na gestão de pessoas?
A inovação é um processo que envolve conhecimento e pessoas e, por isso, considero que uma empresa precisa criar um "ambiente" propício para que a inovação ocorra. A gestão empresarial e a gestão de pessoas precisam estar alinhadas com este novo momento e propiciar as mudanças necessárias para que a empresa possa inovar cada vez mais e melhor. Esta gestão precisa estar alinhada com a sustentabilidade empresarial que é uma forma de gestão inovadora para o sucesso da empresa neste novo cenário.
Qual a importância dos líderes nesse processo?
Fundamental a participação dos líderes, pois são eles os grandes inspiradores e protagonistas deste processo de inovação alinhado com a missão e visão da empresa. São eles que conduzirão a equipe para o sucesso e, por isso, a descoberta e capacitação do líder é uma arte.
O uso da tecnologia tem facilitado vários aspectos do dia a dia. De que maneira as empresas podem utilizar a tecnologia para alavancar os negócios e facilitar tanto a rotina interna da organização como o relacionamento com o cliente e as vendas?
A palavra de ordem é produtividade. Temos que cada vez mais aperfeiçoar nossos processos e buscar a inovação, sejam eles de gestão administrativa, de pessoas, de produto, comerciais e outros, e a tecnologia deve ser a grande aliada, pois aperfeiçoamento significa simplificação, intensidade, velocidade. Este é o princípio da "Empresa 4.0".
As novas gerações estão trazendo um novo ritmo e tendências sem volta ao mercado consumidor. Como essas gerações influenciam nas compras e, consequentemente, nas mudanças nos negócios?
Penso que temos que estar sempre atentos aos novos hábitos de consumo, de experiência da compra e procurar novas oportunidades conhecendo estas tendências das novas gerações, mas sem esquecer que ainda temos o consumidor considerado tradicional que não pode ser esquecido. Assim, ao pensar o negócio preciso saber qual a melhor estratégia a seguir, mas sempre procurar conhecer as ferramentas tecnológicas para alavancar o negócio, pois não dá para continuar "fazendo da mesma forma".
Como os empreendedores vinculados à ACIC podem atuar junto à entidade em busca de conhecimento, tecnologias e inovações para fortalecimento dos negócios das empresas associadas?
Penso que o papel da ACIC é ser indutora destas novas tecnologias e inovações, procurando, através dos seus treinamentos, palestras, eventos, feiras, missões empresariais, inspirar empresas associadas nestas tendências, visando o seu sucesso. Outro papel importante da ACIC é ser o canal de aproximação entre empresas e universidades, onde encontra-se muito conhecimento. As universidades são as grandes parceiras desse ecossistema de inovação que estamos desenvolvendo em nossa região, onde tudo inicia por uma educação de qualidade, sinergia entre os agentes de desenvolvimento públicos, privados e do associativismo, além de pesquisas inovadoras alinhadas com as necessidades da região do DESBRAVALLEY que é o grande ecossistema de inovação do Oeste Catarinense.
MARCOS A. BEDIN
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