logo RCN

Avaliação de Impactos Ambientais e Processos de Licenciamento Ambiental

Senac EAD lança pós-graduação Avaliação de Impactos Ambientais e Processos de Licenciamento Ambiental

Com característica multidisciplinar, especialização a distância abrange preceitos da engenharia, ciências sociais, direito e políticas públicas

A avaliação de impactos ambientais é uma das ferramentas mais estratégicas para o desenvolvimento, a mensuração e análise dos possíveis desequilíbrios socioambientais que um empreendimento possa causar em determinada região ou comunidade. Considerando a importância desse tema, o Senac EAD lança a pós-graduação em Avaliação de Impactos Ambientais e Processos de Licenciamento Ambiental para o 1º semestre de 2018.

Com duração de 18 meses, o curso é baseado em estudos de caso, sobretudo de processos de licenciamento ambiental no Brasil, que são abordados a partir de referenciais teóricos e análises críticas. Tem como foco as principais etapas de um processo de licenciamento e seus respectivos documentos, entre os quais se destaca o Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório (EIA-Rima), que busca interpretar qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente.

Além de se basear em textos especificamente preparados para as disciplinas, assim como aulas narradas e vídeos, a pós-graduação conta também com a participação de professores que atuam na área de meio ambiente e licenciamento, promovendo discussões em fóruns e web conferências.

Pioneirismo - E mais: a Avaliação de Impactos Ambientais é uma oferta inédita no Senac e reforça o pioneirismo da instituição na área. "Identificamos uma oportunidade de atuação, visto que o corpo técnico preparado para desenvolver e analisar estudos de impactos é ainda relativamente pequeno face às dimensões do país e à diversidade das obras", explica Mônica Medina, coordenadora da área de meio ambiente.

A especialização, complementa Mônica, vem ao encontro do momento vivido no Brasil, em que não apenas as preocupações ambientais têm se intensificado, mas as legislações têm se tornado mais restritivas. "Considerando a necessidade de preparação de profissionais de diferentes formações para discutir, desenvolver e avaliar os estudos inerentes, assim como implementar e fiscalizar as medidas propostas, observa-se um público amplo para o curso, representado por pessoas ligadas tanto ao setor privado, quanto ao setor público e organizações não governamentais", aponta.

            O curso é totalmente a distância, mas é preciso realizar uma avaliação presencial por semestre no polo escolhido no momento da matrícula. Atualmente, são 290 polos espalhados pelo território nacional para apoiar atividades da pós-graduação a distância. Após a especialização, o aluno poderá atuar em agências governamentais, empresas e organizações da sociedade civil, participando de equipes multidisciplinares que desenvolvem e analisam estudos de impactos ambientais visando o licenciamento ambiental e o ordenamento sustentável do uso e ocupação do meio.

Flexibilidade - O formato a distância oferece flexibilidade nos horários de estudo, respeitando o ritmo de aprendizagem do aluno e desenvolvendo competências que são valorizadas no mundo do trabalho como organização, proatividade e responsabilidade, além de possibilitar a conciliação entre a vida profissional e acadêmica. Confira todos os cursos da pós-graduação a distância no Portal.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

 

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por 296 polos presenciais para avaliações de cursos de pós-graduação e 236 para graduação.

 

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presencias que pode ser conferida em www.sp.senac.br.

 

Serviço:

Pós-graduação | Avaliação de Impactos Ambientais e Processos de Licenciamento Ambiental

Duração: 18 meses (360 horas).

Parcelas: 22 parcelas de R$ 279,46 no boleto bancário (sujeitas a reajuste a partir da 13ª parcela).

Desconto: 20% de desconto para comerciários e dependentes

 

Pós-graduação lato sensu

Período de inscrição

Taxa Inscrição

Informações e Inscrições

EAD

Até 1º de março

R$ 20

www.ead.senac.br/posgraduacao

 

 

Informações para imprensa - Senac EAD

MZ Group
Cleide Rodrigues

Allan Bratfisch Carneiro

Tel.: 11 3529-3481
senac@mzgroup.com

 

 

Allan Bratfisch Carneiro

Comunicação e Engajamento

Professores da educação infantil recebem capacitação Anterior

Professores da educação infantil recebem capacitação

IEL divulga vagas de estágios para estudantes de Joaçaba Próximo

IEL divulga vagas de estágios para estudantes de Joaçaba

Deixe seu comentário