Celebration ABAG: 15 Anos de Solidariedade, Emoção e Conexão Humana |
BIBLIOTECA DE LITERATURA INFANTIL
BIBLIOTECA DE LITERATURA INFANTIL RESGATA VALOR E IMPORTÂNCIA DA LEITURA
“O mundo da leitura” dispõe de mais de cinco mil livros, sendo três mil novas aquisições. Ambiente é utilizado por alunos e professores da educação infantil e do ensino fundamental do Centro Educacional Girassol
O Centro Educacional Girassol concluiu esta semana mais uma etapa do projeto de implantação e ampliação da biblioteca de literatura infantil, que recebeu o nome de “O mundo da leitura”. Anexo à biblioteca, foi criado um jardim externo, ambiente destinado aos alunos e professores da escola e exclusivo para leitura. Entre 2008 e
A coordenadora do ensino fundamental do 1º ao 5º ano, professora Luciana Grasman, explica que o projeto teve início em 2006, ocasião em que a escola constituiu parceria com o Colégio Superativo. Na época, as bibliotecas didáticas do Girassol e SuperAtivo, destinadas à pesquisa, foram unificadas. Desde então, o Centro Educacional Girassol vem investindo na estruturação e ampliação de um novo espaço, específico para literatura infantil.
O projeto envolveu a reforma estrutural do ambiente, aquisição de móveis, computadores e livros e implantação de um jardim externo, concluído na última semana. Além das três mil obras compradas, a escola recebeu doação de mais de mil volumes do Colégio Superativo. O projeto contou com a colaboração de pais que disponibilizaram recursos para a reforma da biblioteca e implantação e paisagismo do jardim.
O Mundo da Leitura reúne também inúmeras coleções infantis sobre artes, meio ambiente, educação, valores para a vida, histórias em quadrinho e livros em alto relevo. A biblioteca dispõe de assinaturas de revistas com temas científicos, técnicos, pedagógicos e infantis, entre elas: Mente & Cérebro, Veja, Revista Escola e outras, além de computadores com acesso à internet.
ESTÍMULO À LEITURA - “Tentamos criar um ambiente harmônico à leitura. O objetivo é desenvolver e estimular o interesse e o hábito nas crianças seja na escola ou em casa, algo que vem se perdendo nos últimos anos, sobretudo, pelo acesso às novas tecnologias de informação e entretenimento como a televisão, o videogame, o DVD, o computador e a internet.”
Para a coordenadora, estimular as crianças não é uma responsabilidade apenas da escola, mas principalmente dos pais e familiares. “A criança reproduz as ações do seu ambiente familiar. Se os pais não têm o habito de ler e comprar bons livros, se não dedicam tempo com seus filhos à prática da leitura, seja de livros, jornais, revista ou gibis, dificilmente a criança tomará iniciativa por conta própria”, orienta.
VALORES E PRIORIDADES – A professora observa, ainda, que o incentivo à leitura pela família é uma questão de valores e de prioridade. “Muitos acham o livro um produto caro, mas não percebem o quanto a leitura pode estimular o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, da concentração e da busca pelo conhecimento, além de auxiliar na compreensão da gramática e da ortografia e facilitar a interpretação de textos”, afirma. “Por outro lado, alguns pais não questionam o valor de um brinquedo que, muitas vezes, serve apenas como meio de entretenimento e nada acrescentam na educação dos filhos”, completa.
Deixe seu comentário