logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Capinzal lança Programa Municipal de Atenção à Pessoa Idosa durante evento com homenagens às Mães da terceira idade

No último sábado (31), no Parque de Exposições Domingos Pelizzaro foi realizado um evento marcado por emoção, integração e valorização da terceira idade.  

A Administração Municipal de Capinzal promoveu uma linda homenagem às Mães da Terceira Idade e oficializou o lançamento do Programa Municipal de Atenção à Pessoa Idosa – Convivência e Mobilidade, uma importante política pública voltada ao bem-estar, à inclusão e à qualidade de vida das pessoas idosas do município. 

O evento reuniu mais de 500 pessoas idosas, que participaram de uma programação especial, com apresentações culturais — destaque para o grupo de teatro da BRF —, sorteio de brindes, momentos de confraternização e muita alegria. 

Durante a solenidade, o prefeito Aguinaldo Paggi e o vice-prefeito Tiago de Oliveira Luz, acompanhados de vereadores e lideranças locais, assinaram oficialmente o documento que institui o programa, reforçando o compromisso da gestão municipal com a construção de uma Capinzal mais justa, inclusiva e acolhedora para todas as gerações. 

O programa, elaborado a partir de 2025, tem como foco o fortalecimento da autonomia, da mobilidade, da saúde física e mental e da integração social da população com 60 anos ou mais. Entre os principais eixos estão: 

- Oficinas de convivência, com atividades voltadas à saúde, bem-estar, memória, letramento e expressão artística; 

- Apoio a eventos e ações específicas para a terceira idade, como festivais, jogos e conferências; 

- Fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além da ampliação do acesso aos direitos sociais e civis; 

- Criação e fortalecimento de grupos de convivência, com acompanhamento contínuo das demandas da população idosa; 

- Implantação de uma unidade especializada de atendimento à pessoa idosa, com estrutura física adequada e equipe técnica qualificada; 

- Promoção da autonomia e do protagonismo social das pessoas idosas de Capinzal. 

Entre as oficinas previstas estão atividades como: 

- Oficina da Memória; 

- Atividades físicas e esportivas; 

- Expressão artística (teatro, dança, canto, pintura, entre outros); 

- Clube da leitura e contação de histórias; 

- Jogos e brincadeiras antigas; 

- Letramento para idosos. 

A Administração Municipal reafirma, com essa iniciativa, seu compromisso em garantir dignidade, respeito e oportunidades para que as pessoas idosas de Capinzal tenham uma vida ativa, saudável e feliz. 

“Valorizar a terceira idade é reconhecer a importância da história, da experiência e da sabedoria que cada pessoa idosa representa para nosso município. Estamos dando um passo muito importante na construção de uma sociedade mais justa, humana e inclusiva”, destacou o prefeito Aguinaldo Paggi. 

O evento foi mais um marco na construção de políticas públicas efetivas, que colocam Capinzal como referência no cuidado, no acolhimento e na valorização das pessoas idosas. 


O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2

https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL

https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys

https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w  

Secretaria de Saúde realiza ação de conscientização do Maio Vermelho em parceria com a UNOESC Anterior

Secretaria de Saúde realiza ação de conscientização do Maio Vermelho em parceria com a UNOESC

Prefeito Dirceu Pé e equipe visitam modelo de construção modular em Zortéa Próximo

Prefeito Dirceu Pé e equipe visitam modelo de construção modular em Zortéa

Deixe seu comentário