logo RCN

Carnaval de Joaçaba

Programação do Evento Carnaval Avenida do Samba 2017 - JOÇABA/2017

Programação do Evento Carnaval Avenida do Samba 2017 - JOÇABA/2017.Ensaios Técnicos: Os ensaios técnicos das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d'Oeste iniciam dia 20/02 e foram até o dia 22/02. Dia 20/02

- das 20h as 20:50 - Acadêmicos;

- das 21h as 21:50 - Unidos;

- das 22h as 22:50 - Aliança. Dia 21/02

- das 20h as 20:50 - Aliança;

- das 21h as 21:50 - Acadêmicos;

- das 22h as 22:50 - Unidos. Dia 22/02

-das 20h as 20:50 - Unidos;

-das 21h as 21:50 - Aliança;

-das 22h as 22:50 - Acadêmicos. Dia 23/02

- A partir das 19h30 haverá o ensaio técnico das Escolas de Samba, sendo 40 (quarenta) minutos para cada uma, obedecendo à ordem dos desfiles da primeira e segunda noite. Ordem dos Desfiles: Dia 25/02 Os desfiles começarão as 21h30, nos dias 25 e 26 de Fevereiro de 2017, respectivamente sábado e domingo: 1º Escola: Acadêmicos do Grande Vale;

2º Escola: Unidos do Herval Dia 26/02

1º Escola: Aliança - A Vale-Samba fará uma apresentação especial a partir das 21hrs em homenagem ao ex-presidente da escola, em memória, Sr. Alcemir Carlos. E também para avisar que retornará no próximo ano a participar dos desfiles. - Em seguida terá o desfile da Aliança. - Diferentemente dos outros anos a LIESJHO vai trazer um Trio Elétrico para encerrar os desfiles das Escolas de Samba de 2017 fazendo uma grande festa por cerca de 1h30, encerrando a festa dos foliões na avenida. Carnaval Infantil:

O Carnaval Infantil acontecerá no dia 26/02 (domingo), das 14 às 17 hrs, na Arena Skol, realizado pelo SESC e a LIESJHO. Apuração dos Desfiles:

Acontecerá no dia 28 de fevereiro de 2017 (terça-feira) às 14 hrs na Arena Skol.

 

Desfile das Escolas de Samba O maior espetáculo do Sul do Brasil acontecerá nos dias 25 e 26 de fevereiro na avenida do samba, serão duas noites de espetáculos cheias de muita beleza, luxo e glamour.

 

No sábado dia 25 de fevereiro a partir das 21 horas as agremiações Acadêmicos do Grande Vale e Unidos do Herval, trazem para avenida os temas respectivamente: "O Planeta Água em Nossas Mãos"; e "Eu profanei, pulei, brinquei, foram as ordens do Rei".

 

No domingo dia 26 de fevereiro a partir das 21 horas é a vez da Escola de Samba Aliança com o tema "Viajei... Joias Busquei... com as pedras verdes sonhei..." além da participação especial da Escola de Samba Vale Samba.

 

Além do charme, dos resgates culturais e muita alegria a LIESJHO consegue inovar sempre. Neste ano de 2017 traz uma grande novidade para o encerramento do desfile das escolas de samba, a festa é por conta do Trio Elétrico onde os foliões poderão se divertir após o término desfile até a meia noite. Abertura para a entrada dos camarotes e arquibancadas será a partir das 19:30 horas.

 

 

Acadêmicos do Grande Vale

Criada no ano de 2012, a Acadêmicos do Grande Vale, em 2013 - homenageando os artistas e as artes - destacou a música, a dança, a pintura, a escultura, o teatro, a literatura e o cinema em seu primeiro desfile no carnaval de Joaçaba. Nesse contexto, as agremiações tradicionais de Joaçaba e Herval d' Oeste também foram lembradas, assim como a astrologia, o candomblé, o folclore, a mitologia, entre outros elementos simbólicos. Em 2014, a Acadêmicos voltou à Avenida XV de Novembro para mais um desfile participativo com o enredo 'ACADEMIA: PASSAPORTE BRASIL'. Com alegria, a escola atravessou o Reino da Fantasia inspirada nos sonhos de João Paulo Dantas. A Acadêmicos do Grande Vale levou este enredo para a avenida numa homenagem a este grande incentivador do carnaval e um dos fundadores da escola, e assim se credenciou para os próximos anos como concorrente.

 

 

O Planeta Água em Nossas Mãos Um clarão na imensidão...

Energia que emana do céu

A Pura essência da vida

No ventre sagrado germina...

Presente de Deus!

 

Banhando a humanidade...

Marcando o seu nome na história

Em cada civilização... faz parte da evolução

Sempre em comunhão com a natureza...

Um oceano de riquezas

 

Índio canta... bate o tambor

Em rituais para agradecer

Essa dádiva divina...

Essencial para o nosso viver!

 

Meu Deus!...

Por que tanto desamor?

A ganância e o Rancor causam a devastação

É hora de despertar a consciência...

Com mais amor no coração em prol da preservação

 

Assim... o planeta vai resplandecer

Enfim... uma nova era florescer

Na mais pura fonte de inspiração...

Minha Escola cristalina paixão!

 

Hoje as águas vão rolar... chuê, chuá

De vermelho e branco eu vou... eu vou que vou

Lavando a alma na folia...

Vem quem vem a Academia, meu amor!

 

 

APRESENTAÇÃO

 

A água é imprescindível em nossas vidas, sendo, inclusive, a vida nascida da água. Em todos os períodos da história, a água sempre se fez presente, sendo útil, sagrada, responsável. E continua sendo fundamental, tanto em nosso cotidiano, como também em todas as atividades, uma vez que sem água não há vida. E é isso que se pretende ressaltar: o valor que tem a água para nós.

 

SINOPSE 2017

 

- O ponto de partida deste enredo é a origem da vida, quando houve o resfriamento, as tempestades, águas que chegaram por meteoros que caíram na Terra. Essa terra resfriou e surgiu a vida. Durante toda a história da humanidade, a água teve diversos papéis importantes. As civilizações antigas, através de técnicas de irrigação, se utilizavam dos rios para desenvolver sua agricultura. Na época dos descobrimentos, oceanos serviram como vias para as Índias e para o Novo Mundo. Exaltaremos o exemplo de vida sustentável que nos deram os nativos brasileiros (índios). Com a modernização da sociedade e o crescente descaso do homem com a natureza; vemos a cada dia a contaminação da água e o desperdício de todo tipo de alimento e recursos naturais. Mostraremos a destruição e a ganancia do homem procurando cegamente por riquezas; contaminando, poluindo, queimando, desequilibrando a água e o planeta. Refletir a respeito do consumo responsável e do cuidado com as fontes e nascentes da mãe terra onde toda vida germina. Conscientizar sobre como a preservação e o consumo consciente da água podem contribuir para a construção de um mundo mais sustentável e ajudar na não degradação da natureza. Enfim, pretendemos mostrar que AINDA HÁ ESPERANÇAS e que tudo depende de nós. Somos os agentes capazes de gerar a transformação. O Planeta está em nossas mãos. SALVAR A ÁGUA é salvar todas as formas de vida e manter este planeta habitável.

 

Criação e Concepção: Gustavo Busetti e Jorge Zamoner

 

Aliança

Em 1994, era criada uma nova escola de samba em Joaçaba. Blocos carnavalescos se uniram para tornar realidade um sonho antigo: uma agremiação que competisse em igualdade com Vale Samba e Unidos do Herval. Com as cores verde, branco e dourado, a Aliança fez seu primeiro desfile em 1995. A agremiação conquistou o público com enredos diferenciados, marcados pelo luxo e riqueza de detalhes das alegorias e fantasias. Ao longo dos anos, a escola também se destacou por trazer artistas.

 

 

 

Viajei... joias busquei...

Com as pedras verdes sonhei...

 

Letra: Luiz Gustavo Busetti

 

De pedras preciosas vou me enfeitar Viajar com seres da mitologia Ver a humanidade com elas caminhar Buscar joias de encanto e magia Olha lá Rei Salomão... Olha lá! Os presentes da Rainha de Sabá Com o conquistador naveguei Na América então cheguei Busquei ouro, prata, riquezas mil Sonhei com o tesouro do Brasil

 

Beleza que derrete corações Reluz... Brilha no olhar Surpresa que provoca emoções

 

O reino das pedras verdes o índio revelou Na lenda...acreditei... Bandeirante eu sou Avanço pelas matas de riquezas minerais Índios, cascatas, perigosos animais O vento sopra...as folhas movem Do céu esmeraldas chovem Tilintou (tilintou)... Ecoou (ecoou) O sonho verde está lá O tilintar das pedras me fez despertar

 

A ALIANÇA é joia rara da passarela Vem linda! Vem bela! Não é de ouro! Mas hoje quem reluz "É ELA"! Meu tesouro!

 

SINOPSE 2017

 

As joias de encanto e magia que espalham luzes me convidam a viajar, fecundando as águas de seres da mitologia, traçando rotas para novos tesouros buscar. Então, nos braços da ilusão, EU, a ALIANÇA, vou me deixar levar, aventurar e sonhar.

 

Na avenida colorida irão desfilar pedras que encantaram a humanidade, ficando marcadas por toda a eternidade, que lapidaram corações, fazendo refletir no olhar dos homens muitas emoções. E assim, as pedras preciosas espalharam entre os povos preciosidades que a humanidade produziu, deu formas, cores, lapidou e evoluiu. Influenciado pelo conquistar espanhol, vou buscar ouro, prata, riquezas mil, sonhar com os tesouros do Brasil. O reino das pedras verdes o índio vai revelar, na lenda vou acreditar.

 

Agora sou bandeirante, ouvindo o barulho das cascatas me embrenho pelas matas. Marcho pelo chão, levo no coração uma chama acesa, acredito sim! Acredito não! Nas matas têm seres sobrenaturais, estranhos animais. A água arrepiada pelo vento fica em silêncio. Cada folha pisada exala um queixume. As folhas verdes e faiscantes como uma grande esmeralda, no ar se movem. Vejo o céu sombrio, vejo fluir a água do rio. E do céu todo verde as esmeraldas chovem.

 

Nas mãos estão as esmeraldas desejadas. Esta lá o palácio no alto da montanha escarpada. Ouço as esmeraldas tilintar, o tilintar das pedras do sonho me faz despertar. "Mesmo em sonho o sonho sonhado foi realizado". Tira a mão do meu tesouro meu irmão, não mexe não! Não mexe não, nem põe o dedo. Demorou tanto para achar a pedrinha, agora que ela é minha, de perder eu tenho medo.

 

A ALIANÇA quer que, no carnaval de 2017, você venha conhecer um pouco sobre essa história. Ver um mundo de belezas que fascina. Vem... ELA tem o mapa da mina.

 

 

Unidos do Herval

A história da Unidos do Herval começou a ser escrita nos anos 50, em Herval d' Oeste. A iniciativa partiu de um grupo de casais, que se reuniu para desfilar nas ruas e clubes. A parceria durou até meados dos anos 70. Em 1979 o grupo voltou às atividades, e em 1981 a escola de samba foi fundada oficialmente. A agremiação chama a atenção pelo colorido e criatividade de suas alas e alegorias, e pela evolução que apresenta a cada ano na avenida. A Unidos encanta com garra, samba no pé e alegria.

 

 

 

Eu profanei, pulei, brinquei, foram as ordens do Rei

 

Letra: André Diniz

 

Venha profanar, pular e brincar

Com a Águia, tão bela

Não me leve a mal, com a Unidos do Herval

Nossa gente, se entrega

É ordem do Rei, cair na folia

Nos salões e praças, ruas e cordões

Oh quanto riso, quanta alegria

Felicidade invade os corações

Chuva de confetes e serpentinas

Emoldurando as paixões

 

E a Colombina requebra tão linda

Faz chorar o Arlequim

Porque se apaixonou nos braços do Pierrô

Entrou no ritmo do amor que não tem fim

 

Com flores e perfumes no caminho

Em Roma festejar o Deus do Vinho

O ouro em asas divinais

No Egito a saudar a plantação

Nas águas de Veneza ao luar

De braços dados com as tradições

Os mascarados tocam violões

Meu povo endiabrado, hoje vem comemorar

A festa não tem hora pra acabar

Sem discriminação, vamos brindar então

Cem anos do nosso lugar

O samba em Joaçaba, achou a nova morada

E tem história pra cantar

 

A farra começou, vou me acabar

Já comprei a fantasia, é CARNAVAL

Voa Águia meu eterno amor

Porque eu sou a Unidos do Herval

 

SINOPSE 2017

 

Tanto riso, oh quanta alegria

Mais de mil palhaços no salão

Arlequim está chorando pelo amor da Colombina

No meio da multidão

Foi bom te ver outra vez

Tá fazendo um ano

Foi no carnaval que passou

Eu sou aquele Pierrot

Que te abraçou

Que te beijou, meu amor.

A mesma máscara negra

Que esconde o teu rosto

Eu quero matar a saudade

Vou beijar-te agora

 

Não me leve a mal

Hoje é carnaval

 

Máscara Negra, de Zé Ketti e Pereira Mattos

 

Tire a tristeza da cara, deixe o riso te contagiar. É tempo de fantasia, de brilho, de alarido, de sorrir colorido, de alegrar tua vida, pois desponta na avenida a Unidos do Herval. Vem brincante, esfuziante, com energia contagiante, minha Águia mais bela, rainha da passarela, dona do Carnaval.

 

Se o coração estava apertado, não precisa mais chorar, a Unidos está de volta, é hora de sambar. Com limão de cheiro vai te perfumar, te arrastar pela avenida, alegrar tua vida, te fazer cantar. É tempo de Carnaval, alegria sem igual, "simbora" comemorar. Eu Profanei, Pulei, Brinquei. Foram as Ordens do Rei.

 

Nesse enredo de magia, tem Arlequim, tem Colombina, tem Pierrot apaixonado que procura desolado seu amor na folia. E pra tudo não se acabar na Quarta feira, levanta, sacode a poeira, vista a fantasia nas cores da alegria, de qualquer jeito ou maneira. E se a vida é passageira, o melhor mesmo é sambar.

 

Com fantasia de romano, de bacante, pagão, seja mais um folião na passarela da vida. Se entregue ao prazer de brincar, sorrir, cantar, comemorar. Numa primavera de cores, de flores e sublimes odores, deixe Baco sambar, afinal, não me leve a mal, hoje é Carnaval. E pode beber sem mágoa, que esse vinho não é água.

 

No Egito busque inspiração para alegrar teu coração. Levanta o "bumbum" da cadeira, a deusa Ísis te espera, de asas abertas onde o dourado impera. Tem festa, tem colheita, arruma a fantasia te ajeita, "vambora" com a Unidos desfilar. Nesse cortejo triunfal eu também vou me esbaldar.

 

Em Veneza pode passar, amor mascarado a desfilar, nas gôndolas tão enfeitadas, coloridas e adornadas de alegria em efusão. Brincar na Praça São Marco, vestido de Doge, de braços dados com o Leão. Com a noite cai a magia, a lua engalanada coroa meu coração mascarado, um eterno apaixonado pela folia do carnaval.

 

E depois dessas viagens de encanto e magia, troque a fantasia e continue na avenida. A folia não se acaba, "bora" homenagear Joaçaba, cidade da festa maior. Abra o lança perfume, espalhe confete e serpentina, entre no canto e na rima, o importante é sambar. Se é Momo ou o Diabo, o senhor desta algazarra, dono absoluto da farra, está decretada a lei: EU PROFANEI, PULEI, BRINQUEI, FORAM AS ORDENS DO REI!

 

Zezzo Henzze Carnavalesco

 

Rogério Madruga Pesquisa e Sinopse

 

 

Vale Samba

A Vale Samba foi fundada em 1979, visando oferecer mais opções de cultura aos munícipes. A agremiação nasceu de um bloco carnavalesco formado a partir de um grupo teatral. Ao longo dos anos, a azul e branco somou conquistas. Com enredos fortes, fantasias e alegorias coloridas e exuberantes, atraiu muitos admiradores. Desde 1994, quando ressurgiu o Carnaval de Rua de Joaçaba e Herval d' Oeste, a agremiação vem acumulando vitórias.

 

Capinzal - Visita ao Artesanato Sartori Anterior

Capinzal - Visita ao Artesanato Sartori

Próximo

Carnaval de Joaçaba

Deixe seu comentário