Capinzal investe mais de R$ 978 mil em veículos para estudantes |
CINQUETÁRIO
PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS
LANÇADO SELO DE OURO TURÍSTICO RELIGIOSO DO MUNICÍPIO DE LACERDÓPOLIS
A comemoração do cinqüentenário de fundação da Paróquia São Francisco das Chagas, ocorreu na sexta-feira, 19 de fevereiro, com lançamento do selo ouro turístico religioso do município de Lacerdópolis. A história desta paróquia confunde-se com a história do município de Lacerdópolis, formado por uma comunidade de imigrantes de ascendência italiana, que trouxeram na sua bagagem, junto com a sua cultura e o seu trabalho, a força da religiosidade.
Ao longo dos seus 50 anos, a Paróquia São Francisco das Chagas tornou-se uma referência na região. Já foi responsável pela formação de religiosos, quando abrigava um seminário e atualmente, destaca-se pelo chamamento de voluntários que atuam na comunidade.
O lançamento do selo de ouro turístico religioso, mais do que homenagear a Paróquia de São Francisco das Chagas, o selo turístico vai divulgar e mostrar a importância do município para o estado e país, consequentemente, a comunidade agradece os Correios por reconhecer a importância desta terra e dessa gente.
O prefeito de Lacerdópolis, Hilário Chiamolera contou com as presenças do governador Luiz Henrique da Silveira; do padre Edenilso Borille; deputados federais Celso Maldaner e Valdir Colatto; deputados estaduais Romildo Titon - Moacir Sopelsa e Celso Maldaner; vice-prefeito José Carlos Dall’Orsolletta; secretário do Desenvolvimento Regional do Estado de Santa Catarina com sede em Joaçaba , Jair Lorenzetti; presidente dos Correios da regional de Joaçaba, Adair de Barba; prefeitos Neri Luiz Miqueloto (de Ouro), Leonir Boaretto (de Capinzal, Lenita Dadalt Fontana (Erval Velho), Romeu Rabuski (Treze Tílias) e Luiz Nora (Jaborá); ex-prefeitos de Lacerdópolis: Anita Dacas Rossa e Balduino Dall’Oglio; presidente da Câmara Municipal, Sérgio Calegari e demais vereadores; secretários e diretores municipais; ex-prefeito e atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lacerdópolis, Assir Antonio Tessaro; neto representante do ex-governador Jorge Lacerda – do qual promovem o nome do município de Lacerdópolis – Aderbal Lacerda da Rosa; delegado de Polícia Civil, Paulo César Dalpizol; responsável pelo Destacamento da Polícia Militar, Sargento Alcides Zanchetta e Padre Elírio.
Lacerdópolis é um município de apenas 62 quilômetros quadrado de área, com pouco mais de dois mil habitantes, que produz riqueza ao ponto de figurar entre os dez melhores do índice de Desenvolvimento Humano do Estado. Na educação é o segundo município dentro do Estado, no índice de desenvolvimento de educação básica, com média de 6.3 enquanto a nacional é 5.8. São destaques na cultura, obtendo a classificação nos festivais de todo o país, representou o Brasil no 9º Festival de Bandas e Fanfarras no Chile. Em novembro de 2009, duas enxadristas de Lacerdópolis representaram o Brasil na Turquia. Segurança pública é um dos menores índices do país de ocorrência por habitantes, sendo o último homicídio ocorrido em 1979, há mais de 30 anos. O que comprova: “Quem não é o maior, pode ser perfeitamente o melhor em diversos aspectos, sem desafiar a lei da física”, afirma Hilário Chiamolera.
A Paróquia de São Francisco das Chagas correu em 17/05/1960 e a emancipação político-administrativa de Lacerdópolis deu-se em 11/11/1963.
Deixe seu comentário