logo RCN

Colaboradores do Hust ouvem palestra sobre saúde mental

Os colaboradores do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) receberam, nesta quarta-feira (31), a psicóloga Miriam Gregório Ferreira, diplomada da Unoesc, para falar sobre a Saúde Mental.

Os colaboradores do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) receberam, nesta quarta-feira (31), a psicóloga Miriam Gregório Ferreira, diplomada da Unoesc, para falar sobre a Saúde Mental. A ação foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA).
 
O mês de janeiro (branco) foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para as campanhas de cuidados com a saúde mental. De acordo com a OMS, o Brasil é o recordista latino-americano em incidência da depressão. É também o campeão mundial do mal da ansiedade. Ainda figura em quarto lugar, na América do Sul, no crescimento de suicídios.
 
- A saúde mental pode ser entendida como a ausência de transtornos mentais. É quando a pessoa está bem consigo mesma e com os outros; sabe aceitar ou adaptar-se às exigências da vida; sabe lidar com as emoções boas e ruins e reconhece a hora de pedir ajuda - explica a psicóloga.
 
Os participantes assistiram a um vídeo sobre a saúde mental no ambiente do trabalho. De acordo com Miriam, o trabalho é um operador da saúde e da doença, é um fator de autorrealização, de reconhecimento, onde se dão as relações interpessoais.
 
Freud diz que a saúde mental é a capacidade de amar e trabalhar.
 
Para quem deseja manter a sua saúde mental deve estar atento a alguns itens que podem se transformar em complicadores, como o sedentarismo, o estresse emocional, o perfeccionismo, a falta de habilidade social, a jornada de trabalho estendida e outros fatores.
- Um transtorno mental acontece quando o cérebro adoece. Por fatores genéticos, personalidade, estresse, agressões físicas e psicológicas, perdas decepções, frustrações, sofrimentos físicos. Podem ser tratados, de forma medicamentosa, com psicofármacos. Alguns preferem tratar com chás, massagens e outros métodos - orienta a palestrante.
 
Há formas de se prevenir as doenças mentais. Ter um pensamento positivo em relação à vida; bom-humor; ter tempo para fazer o que gosta; praticar atividades físicas, manter bons hábitos alimentares; conviver com pessoas agradáveis; não se irritar por qualquer motivo; inovar sempre; viver momentos de lazer; cuidar do corpo; gostar de si; evitar o isolamento; ter sonhos e objetivos.
 
No final da palestra, a psicóloga aplicou um teste rápido para medir o nível de ansiedade. Muitos se surpreenderam com o resultado.
 
Cristina De Marco
Jornalista - Marketing
Pavilhão de eventos de Piratuba será inaugurado neste mês Anterior

Pavilhão de eventos de Piratuba será inaugurado neste mês

Muitas opções em compras na loja Mamãe Eu Quero, na moda bebê e infantil Próximo

Muitas opções em compras na loja Mamãe Eu Quero, na moda bebê e infantil

Deixe seu comentário