logo RCN

Comunidade Evangélica Luterana de Capinzal, promove neste sábado o 25º Kerbfest

Sábado, 26 de Novembro, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina.

A Comunidade Evangélica Luterana de Capinzal, com muita alegria convida você e sua família a participar do 25º KERBFEST, que será realizado no sábado, 26 de Novembro, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina. Sua presença será o brilho maior do evento. Faça parte dessa grande festa! Telefone para contato: (49) 9957-2952.

A programação inicia às 20h30min, com o jantar que tem o seguinte cardápio: joelho de porco, tripa grossa, linguiça, galeto, purê de batata, arroz, chucrute, farofa, macarrão e saladas diversas.

Apresentação às 22h, Grupo Tanzgruppe Rothnburg, logo em seguida baile às 22h30min com a Banca Arco Íris.

O último sábado, 19 de Novembro, 20h, foi marcado por culto de KERB com ceia, ainda batizado de um bebê, sangria do primeiro barril de chope no salão de festa do templo também situado à Rua Ernesto Hachmann, Capinzal (SC), sendo que na data de 26 de Novembro será realizado a 25ª edição das festividades do Kerbefest da Comunidade Evangélica Luterana de Capinzal. Chopp, comida típica e muita diversão! 

HISTÓRICO - A Kerbfest teve início a partir de encontros familiares e amigos de origem alemã, no interior do Rio Grande do Sul, nos tempos em que não havia comunicação nem estradas. Nestes encontros celebravam cultos religiosos e também bailes com decoração do salão. No centro, suspendiam uma coroa que simbolizava conquista e vitória da construção da igreja, já a boneca colocada no centro da coroa simbolizava a igreja como edificação considerada rainha, sua venda era revertida em benefício da mesma. Manda a tradição, que o casal dançando tira a boneca e passe a dançar com a mesma, dando um colorido especial ao evento.

 

O nome de Igreja Luterana vem de Lutero, um ex-padre que nasceu em 10 Novembro de 1483 e faleceu em 18 de Fevereiro de 1546. Martin Lutero desencadeou um processo de conscientização na Igreja que resultou na Reforma. O movimento atingiu toda a Europa e teve influência cultural e social no mundo inteiro.

Tudo começou quando Martin Lutero preocupado com a salvação eterna descobriu que havia representantes da Igreja vendendo cartas de perdão dos pecados por dinheiro. Convicto de que isso era abuso, Lutero escreveu 95 Teses (afirmações) contra a venda do perdão e as pregou na porta da Igreja na cidade de Witternberg no dia 31 de Outubro de 1517. Nestas afirmações Lutero procurou mostrar que Deus perdoa de graça a aeum crê em Jesus Cristo e que não se pode comprar o perdão de Deus ou conquista-lo por mérito próprio.

Lutero pregava que segundo a Escritura, recebemos a salvação pela fé e não pelas obras que praticamos. "Ninguém será justificado diante de Deus por obras da lei" (Rm 3.20).  Como está escrito: "O justo viverá por fé (Rm 1.17). Esta fé leva a produzir boas ações, assim como a árvore produz frutos.

Lutero com suas ideias recebeu grande adesão de lideranças e do povo.  Lutero lutou por uma série de mudanças, das quais citamos:

- A pregação deveria ser na língua do povo e não mais em latim;

- Traduziu a Bíblia para a língua do povo;

- Incentivou a criação de escolas para que todas as pessoas tivessem acesso ao ensino;

- Defendeu o direito da Comunidade de chamar os seus pregadores e professores;

- Como Cristo é o único mediador entre Deus e o ser humano Lutero acabou com a prática da obras aos santos;

- Lutero valorizou muito a música. Escreveu vários hinos e a partir de Lutero as mulheres foram integradas no canto coral. Antes de Lutero só homens podiam participar do canto coral.

- Na Igreja Lutero o Pastor e as Pastora tem a liberdade de casar e construir família.

- A vida de fé no dia a dia deve ser orientada pelas palavras de Deus.

- Citamos ainda os quatro pilares destacados por Martin Lutero. Somente Cristo, Somente pela fé, Somente pela graça, Somente pela Escritura.

No dia 23 de Maio de 1824 um grupo de imigrantes alemães luteranos chegou a Nova Friburgo / RJ e outro grupo aportou em São Leopoldo / RS, em 25 de Julho do mesmo ano. Esses grupos de maioria luterana constituíram as primeiras comunidades que hoje integram a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A IECLB como Igreja herdeira da reforma partilha deste pensamento Luterano.

Na IECLB existem quatro Ministérios com Ordenação: O Pastoral, o Missionário, o Catequético e o Diaconal. Para exercer o Ministério com Ordenação é necessário ter faculdade. No Brasil há três casas de Formação: A Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo / RS, a Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba / PR. A IECLB é uma das poucas Igrejas no Brasil onde mulheres são ordenadas. A IEECLB é uma Igreja ecumênica, desde a sua formação.   

A IEECLB se faz presente em todas as fases da vida das pessoas, desde o nascimento até a morte. Na IECLB se batiza crianças, por princípio, para testemunhar que, no Batismo Deus aceita a criança por graça, não estabelecendo condições. Na IECLB se batiza pessoas adultas quando não foram batizadas.   

A IECLB tem um trabalho muito bonito com as crianças que chamamos de Culto Infantil, Escola Dominical. Ao atingir a adolescência, o jovem é convidado a integrar-se ativamente na vida comunitária. Além disso, existe todo um trabalho voltado para com os casais, os idosos, as mulheres. A Ordem de Senhoras Evangélicas (OASE) é um dos pilares de sustentação da igreja. Elas têm como objetivos a comunhão, o testemunho e o serviço.

Também existe uma preocupação com os pequenos agricultores. Destacamos o CAPA (Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor), que faz um trabalho voltado para agroecologia. A preocupação com o meio ambiente, com o mundo criado por Deus. "Deus colocou o ser humano no jardim para cultivar e guardar." (Gênesis 2.15). No Sinodo tem um trabalho voltado para pessoas com deficiência. Enfim, é uma Igreja que se preocupa com a vida, com dignidade das pessoas. Nos momentos de enfermidade, a Igreja marca presença oferecendo apoio e comunhão na oração. Na hora da morte, a comunidade consola e acompanha os enlutados, anunciando a boa nova da vitória de Jesus Cristo sobre a morte e compartilhando a esperança da ressurreição para a vida eterna.

A IECLUB está organizada em milhares de comunidades e pontos de pregação por todo o país. Exercita os sacerdócio geral de todas as pessoas crentes batizadas e conta com numerosos grupos de estudo bíblico, de missão, de ação social, de visitação, de reflexão teológica e de participação ecumênica. O anúncio do evangelho em palavras e através dos sacramentos, Batismo e Santa Ceia, cria comunhão entre os membros e envia as pessoas para viver e testemunhar a sua fé na sociedade. No culto, a comunidade adora Deus em louvor e agradecimento, recebe consolo, orientação e ajuda para o seu dia a dia.

Em obediência ao mandamento do Senhor, a IECLB, através de suas comunidades, tem pôr fim a missão: Propagar o Evangelho de Jesus Cristo. Estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária. Promover a paz, a justiça e o amor na sociedade. E participar do testemunho do Evangelho no pais e no mundo.    

Michuim da Coocam reúne mais de 1.100 convidados Anterior

Michuim da Coocam reúne mais de 1.100 convidados

Coocam realiza 23º Michuim neste sábado Próximo

Coocam realiza 23º Michuim neste sábado

Deixe seu comentário