Consultora de Marketing Digital conveniada ao Sebrae

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- Workshop promovido pelo Sebrae reuniu profissionais de diferentes áreas
'Hoje, temos apenas 1,5 segundo para chamar atenção de um cliente' diz consultora
"Compartilhamos dicas e experiências interessantes com os colegas, a instrutora nos orientou e indicou profissionais como a Camila Porto e o Érico Rocha que trabalham nessa área. Também visualizamos alguns truques importantes do marketing digital", avaliou a diretora da Clínica Estética La Belle, Claudia de Oliveira que participou nesta semana do "Workshop Marketing Digital e Redes Sociais" promovido pelo Sebrae. A empresária que já participou de outras capacitações considera o tema importante diante do atual cenário tecnológico e da amplitude das redes sociais. "Hoje, 80% do meu público é conquistado nas mídias digitais e preciso estar atenta a isso."
O tema, que gera dúvidas quanto às melhores formas de atuação, foi conduzido pela consultora de Marketing Digital credenciada ao Sebrae/SC, Veridiane Endres. Graduada em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina e especialista em Liderança Estratégica e Marketing Digital, iniciou o treinamento apontando o tema como tendência e indicou que impactará a vida e os negócios dos empresários.
Utilizando o escritor Philip Kotler exemplificou os conceitos do marketing como a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado e o potencial do lucro. Para o marketing digital, Veridiane identificou como ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet e da telefonia celular, além de outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos. Reforçou que para falar de marketing digital é preciso entender primeiro a essência do marketing.
Com experiência na área empresarial, a consultora analisou ser importante entender o objetivo da mensagem que se quer transmitir nas redes sociais. "Num primeiro momento elas não são adequadas para venda direta, mas sim para relacionamento com o cliente e, por isso, se fala muito na geração de conteúdo de valor para o cliente. Ou seja, vou me tornar referência no mercado, mostrar realmente que eu entendo do meu produto, do segmento e então o cliente me toma como empresário ou profissional referência e passa a confiar no meu trabalho e consumir o meu produto ou serviço como uma consequência natural."
Em termos de retorno do investimento na rede, Veridiane aconselhou estar presente na internet. "É preciso estar nas redes sociais porque o meu cliente está. Mas qual devo utilizar? Facebook, Twitter, Instagram, Watsapp. Isso depende do perfil do cliente e onde ele está, é preciso fazer um estudo do público-alvo e de cada modelo de negócio. Através da geração de conteúdo me torno referência, investindo em mídia paga é possível alcançar mais pessoas e contratar profissionais especializados ajuda a atrair mais clientes", destacou a consultora.
Quando se fala em ganhos é sempre bom medir os resultados: o quanto se investe em agência, em publicidade no facebook ou, por exemplo, em contratar alguém para gerar conteúdo e, assim, comparar com os ganhos para saber se o planejamento e execução das ações está sendo efetivo ou não. "O marketing digital é diferenciado, pois se a estratégia não está dando certo, tenho como medir e mudar rapidamente em função de relatórios que são fornecidos pelas plataformas digitais, como os do Google ou das próprias redes sociais," explicou Veridiane.
Estar atento a esses detalhes foi o motivo que levou o empresário da Construtora Fiorini, Marcelo Fiorini a participar. "Devemos ampliar o trabalho, pois é um caminho sem volta e precisamos ser assertivos nas estratégias."
GANHOS X CUIDADOS
Diante dessa ferramenta que proporciona resultados e pode potencializar significativamente as vendas também é importante ter alguns cuidados. Durante o workshop foi orientado sobre o que publicar ou não na rede. A palestrante fez uma comparação com a roupa usada para uma festa. "É importante fazer essa pergunta: como estou me vestindo nas redes sociais? Se não é algo que contribui não é algo que deva estar lá. Estou vestindo a melhor roupa ou não? Ou talvez estou fazendo alguma postagem que não transmite confiança. Hoje, segundo as métricas do Facebook, temos apenas 1,5 segundo para chamar atenção de um cliente. O que estou transmitindo para ele realmente parar e olhar? Será que é o que ele quer ver? O conteúdo é relevante, agrega valor? Se não agrega ele vai embora e provavelmente vai clicar na página do concorrente que está mais atrativa."
MARCOS A. BEDIN
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