logo RCN

CURTINDO O FRIO DE PORTUGAL, DA FRANÇA, DA ITÁLIA

  • - Luiz Carlos Amorim

Por Luiz Carlos Amorim - Escritor, editor e revisor - Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, que completa 37 anos de literatura neste ano de 2017. Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. http://www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br - http://lcamorim.blogspot.com.br

Viajar é sempre muito bom. Estamos de novo passeando pela Europa e depois de passar duas semanas em Portugal, hospedados em Lisboa e viajando para o Porto, Braga, Cascais, Sintra, Guarda e Serra da Estrela - onde pegamos temperaturas negativas, Covilhã, Manteigas, etc., estamos na França.  Vamos voltar para Lisboa, dentro de mais uma semana, mas estamos agora em Nice.

A Côte D´Azur é belíssima, de fato, e Nice, onde estamos, é uma cidade encantadora, histórica e moderna, grande. A Baía dos Anjos é belíssima, uma praia enorme e linda com a cidade chegando até a orla, em praticamente toda a sua extensão. Fomos à Colina do Castelo, onde se localizava o Castelo de Nice, ou "Le Chateau". Apesar do nome, esse castelo, que data do século XI, era uma fortificação com uma vista maravilhosa para o mar azul turquesa e que, depois de capturada por tropas francesas, foi destruída. Hoje só restam poucas ruínas do castelo, mas o alto da colina tem uma vista de toda a cidade, fenomenal.

Temos andado pela cidade, conhecido seus parques, sua arquitetura, sua comida, sua gente, as feiras - imensas, mercados, sua história. Sua cultura. Muitas livrarias e bibliotecas pela cidade, então vamos aproveitar e compra alguns livros na língua local, pois estamos aprendendo francês.

No sábado, dia 10 de Fevereiro, saímos da cidade, fomos à Itália, em Ventimiglia. Comemos massa, passeamos, fizemos compras. Já de volta à França, conhecemos o Troféu de Augusto. O Troféu de Augusto é um imponente monumento romano que se encontra a 480 metros de altitude na comuna de La Turbie, no departamento francês de Alpes Marítimos, a pouca distância do Principado de Mônaco. A vista, lá no Troféu de Augusto é espetacular. De lá tem-se uma vista privilegiada do Principado de Mônaco, logo abaixo, e mais da França e da Itália.

E por falar em Mônaco, no dia 11 vistamos o Principado de Mônaco, interessantíssimo e muito bonito. O Principado de Mônaco é uma cidade soberana e, portanto, um microestado situado no sul da França. Fazendo costa com o mar Mediterrâneo, o principado, fundado em 1297, fica a menos de 20 quilómetros a leste da cidade de Nice e 20 quilómetros a oeste da cidade de Ventimiglia. Visitamos o Palácio do Príncipe de Mônaco (vejam fotos na minha página do Face) e o Museu Oceanográfico.

Há muito o que se ver ainda por aqui. Tanta na França como em Portugal. Essa região da Europa é riquíssima. Em cultura, em arte, em natureza, em tudo.

 

Dr. Antonio de Oliveira Dantas Filho recebe diploma do Mérito Médico do CRM Anterior

Dr. Antonio de Oliveira Dantas Filho recebe diploma do Mérito Médico do CRM

Etapa Municipal do '7º Canta Piratuba' tem 23 inscritos Próximo

Etapa Municipal do '7º Canta Piratuba' tem 23 inscritos

Deixe seu comentário