logo RCN

Data de pagamento dos servidores está se adequando ao eSocial

Aos poucos, o pagamento será programado para datas mais próximas ao fim do mês. Mas a folha de pagamento será liberada dias antes do depósito, permitindo análise e eventuais correções

A Diretoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Concórdia está realizando alguns ajustes nas datas da emissão da folha de pagamento e também do depósito do salário dos servidores municipais. A medida visa transparência nas informações que se referem a vida funcional do servidor e adequação ao programa do governo federal eSocial - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

Costumeiramente os servidores recebiam o pagamento entre os dias 25 e 27 e neste primeiro semestre as datas começam a ser ajustadas, sendo jogadas um pouco mais para frente, como é o caso de janeiro, quando o depósito será feito no dia 29. A partir do segundo semestre a tendência é que o pagamento saia nos primeiros dias do mês seguinte. Já a folha de pagamento dos servidores será sempre liberada - dentro do sistema interno, disponível no site da prefeitura - alguns dias antes do depósito, possibilitando análises e eventuais correções até o dia do pagamento.

O cronograma de liberação de folha e pagamentos do primeiro semestre de 2018 já foi disponibilizado. Janeiro - folha dia 23 e pagamento dia 29, fevereiro - folha dia 22 e pagamento dia 26, março - folha dia 23 e pagamento dia 28, abril - folha dia 23 e pagamento dia 26, maio - folha dia 23 e pagamento dia 28, junho - folha dia 25 e pagamento dia 28, e julho (pagamento de 13º salário) - folha dia 17 e pagamento dia 20.

 

O que é o eSocial?

Desde 2014, o Governo Federal vem anunciando o início do programa e-Social para colher as informações da folha de pagamento das empresas - e, desde então, vem postergando o seu cronograma, mas a implantação será cobrada a partir deste ano. O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi instituído pelo Decreto nº 8373/2014. Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. A prestação das informações ao eSocial substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente.

 

 

Édila Gracieli Souza
Jornalista
Assessora de Comunicação
Prefeitura de Concórdia
(49) 3441-2107  -  (49) 99989-7049

 

Polícia Civil realiza a segunda campanha de prevenção de desaparecimento de crianças Anterior

Polícia Civil realiza a segunda campanha de prevenção de desaparecimento de crianças

Em 2017, indústria paulista tem menor fechamento de vagas desde 2011 Próximo

Em 2017, indústria paulista tem menor fechamento de vagas desde 2011

Deixe seu comentário