Cine Pipoca leva magia e encantamento ao público em Capinzal |
Data de pagamento dos servidores está se adequando ao eSocial

Aos poucos, o pagamento será programado para datas mais próximas ao fim do mês. Mas a folha de pagamento será liberada dias antes do depósito, permitindo análise e eventuais correções
A Diretoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Concórdia está realizando alguns ajustes nas datas da emissão da folha de pagamento e também do depósito do salário dos servidores municipais. A medida visa transparência nas informações que se referem a vida funcional do servidor e adequação ao programa do governo federal eSocial - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.
Costumeiramente os servidores recebiam o pagamento entre os dias 25 e 27 e neste primeiro semestre as datas começam a ser ajustadas, sendo jogadas um pouco mais para frente, como é o caso de janeiro, quando o depósito será feito no dia 29. A partir do segundo semestre a tendência é que o pagamento saia nos primeiros dias do mês seguinte. Já a folha de pagamento dos servidores será sempre liberada - dentro do sistema interno, disponível no site da prefeitura - alguns dias antes do depósito, possibilitando análises e eventuais correções até o dia do pagamento.
O cronograma de liberação de folha e pagamentos do primeiro semestre de 2018 já foi disponibilizado. Janeiro - folha dia 23 e pagamento dia 29, fevereiro - folha dia 22 e pagamento dia 26, março - folha dia 23 e pagamento dia 28, abril - folha dia 23 e pagamento dia 26, maio - folha dia 23 e pagamento dia 28, junho - folha dia 25 e pagamento dia 28, e julho (pagamento de 13º salário) - folha dia 17 e pagamento dia 20.
O que é o eSocial?
Desde 2014, o Governo Federal vem anunciando o início do programa e-Social para colher as informações da folha de pagamento das empresas - e, desde então, vem postergando o seu cronograma, mas a implantação será cobrada a partir deste ano. O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi instituído pelo Decreto nº 8373/2014. Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. A prestação das informações ao eSocial substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente.
Édila Gracieli Souza
Jornalista
Assessora de Comunicação
Prefeitura de Concórdia
(49) 3441-2107 - (49) 99989-7049
Deixe seu comentário