logo RCN

ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO

Psicológo

- Quem é o profissional psicológico?

     É um profissional formado em uma faculdade de Psicologia reconhecida pelo MEC. Para atuar profissionalmente, é preciso estar inscrito no CRP – Conselho Regional de Psicologia, dá região onde trabalha. O CRP é o órgão que regulamenta, orienta e fiscaliza esta profissão.

 

- Quais os direitos de quem procura o trabalho de um psicólogo?

     A pessoa tem o direito de ser informada sobre o trabalho que será realizado, discutir se as suas necessidades e expectativas podem ser atendidas pelo profissional e acompanhar os resultados. Pode também solicitar a carteira de identidade profissional do psicólogo. Este, por sua vez, está submetido ao código de Ética Profissional dos Psicólogos, que o obriga, entre outras coisas, a atuar em limites científicos e assegurar sigilo das informações que recebe e a garantir condições adequadas no seu local de trabalho.

 

- O psicólogo trabalha com o que e onde?

    Ele trabalha com o ser humano em seu aspecto psicológico, com questões referentes à personalidade, emoções, comportamentos e relacionamentos, realizando um diagnóstico e acompanhamento psicológico, intervenção psicoterápica individual ou em grupo, recrutamento, seleção e treinamento de pessoal, etc, através de métodos e técnicas científicas. Você pode encontrá-lo trabalhando em clínicas, hospitais, escolas, comunidades, organizações públicas ou privadas.

    

- O que acontece com o psicólogo que exerce irregularmente a profissão?

     A intervenção do psicólogo deve ser científica e com o controle de resultados. Estão trabalhando irregularmente todos aqueles que se utilizarem misticismo, técnicas adivinhatórias, e/ou receitarem quaisquer medicamento ou substâncias. O psicólogo que cometer qualquer irregularidade poderá sofrer sanções cabíveis, recebendo as penalidades previstas em lei.

 

Setor de Psicologia - Zortéa – SC

Psicóloga Fernanda Padilha CRP 12/06095

 

Anterior

ALUNOS RECEBEM CAMISETAS DO 2º TEMPO EM IPIRA

Próximo

FOTO FOFOCA

Deixe seu comentário