logo RCN

Expen 2018

  • - Expen 2018 segue até esta sexta-feira (16)

Expen 2018 comprova que Oeste é um forte polo tecnológico do Estado

O setor de tecnologia e inovação cresce ano a ano em todo o País. O Oeste catarinense tem se destacado no setor. De acordo com pesquisa da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), a região possui 11% das empresas e é responsável por 8% do faturamento do Estado. O Oeste é a segunda região que mais cresce em SC, com índice de 9,6%, atrás apenas da região serrana. Chapecó também é destaque no número de startups: está na segunda posição no ranking nacional, sendo a segunda cidade brasileira com mais startups proporcionalmente à população.

Os dados foram enfatizados pelo presidente da Feira de Soluções Empresariais (Expen), Ernani Zottis, na abertura do evento nessa semana, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó. Com o tema "Transformação digital para o seu negócio", a Expen 2018 segue até esta sexta-feira (16), das 14 às 22 horas. A organização é da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec). A abertura da feira reuniu empresários, lideranças políticas, expositores, patrocinadores, apoiadores, visitantes, profissionais da imprensa e convidados.

Zottis enfatizou que as empresas, universidades e entidades de Chapecó e região comercializam produtos e serviços para todo o País e exterior. "O Oeste é um dos polos tecnológicos do Estado que mais crescem e, com a programação da Expen, pretendemos desenvolver a cultura do empreendedorismo e da inovação na região, além de trazer experiências, cases de sucesso, despertar a vontade de buscar conhecimento e incorporar isso nas organizações".

Além de seis palestras magnas, complementa a programação nove workshops temáticos promovidos pelos expositores. "Os visitantes e expositores têm à disposição, ainda, linhas de créditos especiais voltadas especificamente para a inovação que estão sendo oferecidas durante a feira pelo Badesc e pelo Sicredi", acrescentou Zottis.

O presidente da Deatec, André Telöcken, salientou que desde 2005, quando foi fundada, a entidade contribui para o crescimento do setor no Oeste. "A Deatec tem exercido um papel fundamental para o desenvolvimento do ecossistema inovador na região, atuando para fomentar a ampliação de novos negócios e de inovação". Telöcken ressaltou que todo o desenvolvimento da Expen foi realizado por empresas da região. "Assim, o Oeste se consolida cada vez mais no turismo de negócios, na realização de feiras e na transmissão de conhecimento".

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Marcio Sander frisou o apoio do município ao setor, com a criação da Lei Municipal de Inovação e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, presidido por Ernani Zottis. O prefeito Luciano Buligon destacou a importância do segmento para a economia local e regional. "Chapecó completou o primeiro centenário com uma economia pujante e, para continuar crescendo no segundo centenário, o caminho é a ciência, tecnologia e inovação".

Também se manifestou, durante o protocolo, o presidente da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc), José Caramori, que falou em nome dos patrocinadores da Expen.

A FEIRA

Focada em soluções empresariais, a Expen é a primeira feira do Sul do Brasil a unir multissoluções em serviços, gestão e tecnologia, proporcionando a Chapecó e região oportunidades de negócios, tendências e inovações nas mais diversas áreas corporativas. O principal objetivo é estimular a economia, o empreendedorismo e o aperfeiçoamento das empresas e profissionais, oferecendo soluções completas para todas as etapas de maturação de uma empresa, desde o planejamento de um novo negócio até a gestão e conquista de novos mercados.

São patrocinadores principais da Expen 2018 a Optidata, o Badesc, a Sicredi Região da Produção RS/SC, a Unochapecó e a Inviolável. A feira tem ainda apoio da prefeitura de Chapecó, ACIC, SICOM, FIESC/SENAI, Giulietta, Associação Chapecoense de Futebol, Hotel Holiday & Business, Unimed Chapecó, Europe Café, Sindicato das Empresas de Processamento de Dados, Software e Serviços Técnicos de Informática dos Estado de Santa Catarina (Seprosc), Gráfica Mercur e Ampliza.

A visitação é franca, das 14 às 22 horas. Basta credenciamento no site www.expen.com.br ou na recepção do evento. O credenciamento não garante o lugar nas palestras, portanto, é necessário chegar cedo.

PALESTRAS DA QUINTA-FEIRA (15)

Empreendedorismo e inovação, como as startups estão destruindo mercados tradicionais e como transformar problemas em oportunidades serão alguns dos temas abordados em palestra do empreendedor, escritor, palestrante e podcaster João Cristofolini, às 17 horas. Cristofolini desenvolveu mais de sete negócios, de redes de franquias a startups de tecnologia. Hoje é CEO e fundador da startup Pegaki, considerada uma das maiores inovações do mercado de e-commerce brasileiro, e autor do ResumoCast, um dos podcasts mais influentes do Brasil (resumo de livros para empreendedores) que impacta semanalmente mais de 30 mil pessoas. É palestrante, autor de seis livros, entre eles "O que a escola não nos ensina", "MBA empreendedor", "Jovens empreendedores", "Os 15 maiores erros de novos empreendedores" e "Dose de insight". Considerado um dos jovens empreendedores brasileiros de maior influência e referência da atualidade, em 2015 recebeu o prêmio Ozires Silva, como destaque por fomentar o empreendedorismo no País.

Às 19h30 será a vez de Tallis Gomes, fundador do Easy Taxi, o maior aplicativo de táxi do mundo que, sob sua gestão, foi expandido para 35 países em quatro continentes. Em 2017 a Easy Taxi fundiu-se com a Cabify, em uma das três mais importantes M&A de tecnologia na história brasileira. Listado pela Forbes 30 under 30, eleito em 2017 pelo MIT como o jovem empreendedor mais inovador mundo, na lista under 35, e listado pela principal revista científica no Brasil como uma das 25 pessoas mais influentes na internet brasileira e eleito Líder Jovem do Ano por Latin Trade Foundation em Miami. Atualmente, Tallis é CEO e fundador do Singu, maior aplicativo voltado para o mercado de beleza e bem-estar do Brasil e autor de "Nada Easy", best-sellers na categoria negócios. 

PALESTRAS DA SEXTA-FEIRA (16)

A palestra "A era do bitcoin" ocorrerá às 17 horas, com o professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Emílio Wuerges. Evangelista do Software Livre, Cripto-Moedas, Programação Funcional e da Maratona de Programação, Wuerges possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015).

Para encerrar, às 19h30, o consultor de projetos Antonio Marcon abordará o tema "Novas Fronteiras dos Benefícios Fiscais para Inovação". Marcon é Balanced Scorecard (BSc) em Informática pela Universidade Federal de São Carlos, possui MBA em Administração de Mercadorias da ESPM São Paulo e é candidato de doutorado em política de ITS da Unicamp/DPCT. Seu principal interesse de pesquisa é a internacionalização acelerada das pequenas e médias empresas (PMEs) do conhecimento intensivo. Foi gerente de P & D do Centro de Pesquisa Samsung SRBR e chefe do Programa de Economia Criativa, em colaboração com a Anprotec e a CCEI Korea, para promover startups inovadores no Brasil. Contribui constantemente para remodelar o ambiente institucional e os canais de colaboração entre as PMEs de tecnologia e as Cadeias de Valor Global.

 

 

 

 

 

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Capinzalense é recebido pelos deputados Jorginho Mello e Sopelsa, em Florianópolis Anterior

Capinzalense é recebido pelos deputados Jorginho Mello e Sopelsa, em Florianópolis

Tribunal discute com dirigentes locais área para erguer novo fórum de Herval d'Oeste Próximo

Tribunal discute com dirigentes locais área para erguer novo fórum de Herval d'Oeste

Deixe seu comentário