logo RCN

FEIRA ESTADUAL DE MATEMÁTICA

MUNICÍPIO DE ZORTÉA SERÁ REPRESENTADO NA FEIRA ESTADUAL DE MATEMÁTICA, NA CIDADE DE CRICIÚMA, NO MÊS DE SETEMBRO

O PROJETO INTITULADO "FORMAS GEOMÉTRICAS, TEXTURAS E AS CORES", TEVE SUA PRIMEIRA APRESENTAÇÃO NO MÊS DE JULHO NA FASE MUNICIPAL DA FEIRA DA MATEMÁTICA EM ZORTÉA, SENDO QUE FOI CLASSIFICADO PARA A FASE REGIONAL QUE ACONTECEU NO MÊS DE AGOSTO, NA CIDADE DE ABDON BATISTA, E PARA O NOSSO PREVILÉGIO O MUNICÍPIO DE ZORTÉA SERÁ REPRESENTADO NA FEIRA ESTADUAL DE MATEMÁTICA NO MÊS DE SETEMBRO, NA CIDADE CRICIÚMA. O PROJETO TEVE INÍCIO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTRELA DO AMANHÃ, CONFORME INFORMAÇÕES DO PROJETO ABAIXO:

TÍTULO:FORMAS GEOMÉTRICAS, TEXTURAS E AS CORES

CATEGORIA: PROFESSOR, EXPOSITORA: LUCIANA SUSIN SOARES ORIENTADOR: VERONICA LUCIANA GAUER MACHADO.

MODALIDADE: MATERIAIS E/OU JOGOS DIDÁTICOS

 

PARA MAIOR ENTENDIMENTO DE COMO O PROJETO FOI ELABORADO ABAIXO UM BREVE RESUMO:

Quando pensamos em Matemática, logo imaginamos que ela só é possível de acontecer quando as crianças já são capazes de contar, enumerar, realizar operações, reconhecer números, enfim, desenvolver as habilidades que nós, adultos, já conseguimos realizar. Mas o trabalho com a Matemática vai muito além disso, e começa bem antes da fase da escolaridade propriamente dita.

Ainda que não percebam, os bebês já estão em contato com a Matemática em seu dia-a-dia, e isto ocorre quando exploram seus brinquedos, quando interagem com as pessoas, quando manipulam objetos, quando selecionam, organizam e até classificam diversos materiais. Este é o princípio do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.  Em se tratando do desenvolvimento da inteligência lógico-matemática, algumas situações didáticas podem ser pensadas no intuito de favorecer a ampliação deste conhecimento.  

 Assim, sabemos que a Matemática não se reduz ao ensino dos números e da contagem, ela está presente em várias situações e os bebês utilizam-na sempre: quando precisam "medir" a distância entre seu corpo e a de um brinquedo para alcançá-lo, quando tentam encaixar blocos, quando tentam pegar ou levantar um objeto pesado e não conseguem, enfim, ao experimentar e explorar materiais de diversos tamanhos, pesos, cores e formas elas estão "fazendo matemática". São os olhares "adultos" que, na verdade, vão fazer a diferença ao possibilitar à criança explorar ou não tais oportunidades de aprendizagem.

Quando a criança começa a ter sua autonomia e explorar cada parte do ambiente em que vive, ela vai descobrindo os elementos que fazem parte de seu cotidiano e assim vai adquirindo conhecimento quanto às cores, formas, texturas entre outros. Porém, as cores são tão diversificadas que pode chegar a confundi-las. Com o intuito de ajudá-la a expandir esse conhecimento e também ampliá-lo, vamos elaborar móbiles de três formas geométricas, apresentar uma literatura que fale sobre formas geométricas, construir uma árvore de formas geométricas no mural da sala e brincar com formas geométricas encaixando elas dentro de uma caixa com as três formas geométricas trabalhadas, para que assim possam compreender e conhecer as cores azul, vermelho e amarelo e as formas quadrado, círculo e triângulo. Sabe-se que existem muitas formas de trabalhar com a matemática na educação infantil, no Berçário I, não é diferente, pois existe compreensão das crianças na participação das atividades propostas.

 

É POSSÍVEL AFIRMAR QUE ESSA CONQUISTA, É O RESULTADO DO TRABALHO QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NO DECORRER DESSE ANO LETIVO POR TODA A EQUIPE DE PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS E COMPROMETIDOS COM A EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO, QUE EVIDENTEMENTE ESTÁ NO CAMINHO CERTO. 

 

 

Lançamento da Expovale Capinzal Anterior

Lançamento da Expovale Capinzal

Projeto socioambiental Sulcredi 2017 Próximo

Projeto socioambiental Sulcredi 2017

Deixe seu comentário