Fest Dança reúne 20 grupos em Piratuba
Fest Dança
Idosos de SC, PR e RS estiveram no palco do Centro de Eventos
A dança e a alegria dos idosos estiveram presentes em Piratuba durante cinco dias, com a realização do 9º “Fest Dança”, Festival Nacional de Danças da Terceira Idade. De 7 a 12 deste mês, o Centro de Eventos esteve lotado pelo público que acompanhou os 20 grupos participantes.
Mais uma vez o “Fest Dança” reuniu grupos dos três Estados do Sul. Entre dançarinos e coreógrafos, o evento contou com a participação de mais de 500 pessoas. A expressão artística e criatividade foram apresentadas através da dança e da criatividade de cada grupo. “É perceptível a evolução das coreografias e dos bailarinos, a cada ano melhoram. Isso mostra que a idade não é empecilho para que o talento de cada um seja mostrado”, comenta a coordenadora do Festival, Maria Elena Estrazulas.
Só participam dançarinos com mais de 50 anos. Quatro categorias estiveram em disputa; A Dança Livre, Dança de Salão; Folclore de Projeção e Folclore Tradicional. Os melhores de cada categoria receberam troféus e premiação em dinheiro. Também foram premiados o Mister e a Musa do Festival, grupo mais numeroso, coreógrafo destaque e os dançarinos mais idosos. Alguns grupos participaram da Mostra de Dança, onde não competiram, apenas apresentaram algumas coreografias.
O evento foi realizado através da parceria entre a coordenação, Prefeitura Municipal, e Associação de Hotéis de Piratuba. “É uma parceria que dá certo, o Festival já é tradicional em Piratuba, temos que agradecer nossos parceiros pelo sucesso do evento, que apóiam e valorizam a Terceira Idade”, completa Maria Elena.
Premiação:
Dança de Salão:
1º - Grupo Creati Raízes do Pago – Passo Fundo RS
2° - Grupo Amigos do Vale do Rio do Peixe – Piratuba SC
3° - Grupo Lampert Maturidade Ativa – Santana do Livramento RS
Dança Livre:
1° - Grupo Vida em Movimento - Passo Fundo RS
2° - Grupo Balanço das Ondas – Balneário Camboriú SC
3° - Grupo Lampert Maturidade Ativa – Santana do Livramento RS
Folclore de Projeção:
1° - Grupo Fios de Prata – Itajaí SC
2° - Grupo Creati Danças Chinesas – Passo Fundo RS
3° - Grupo Alegria de Viver – Guarapuava PR
Folclore Tradicional:
1°- Grupo Danças Alemãs de Ipira – Ipira SC
2° Grupo Alegria de Viver – Guarapuava PR
3° Lampert Maturidade Ativa – Santana do Livramento RS
Grupo mais numeroso:
Grupo – Danças Folclóricas da Terceira Idade da UFSC
Bailarino mais Idoso: Luiz Onofre Karas – Araucária PR - 82 anos.
Bailarina mais idosa: Ainda de Oliveira Scheid - Novo Hamburgo RS- 84 anos.
Musa do Festival: Vera Lúcia Theobaldo Ponek – Araucária - PR
Mister do Festival: Levino Fries – Piratuba SC.
------------------------------------------------------------------
Cristiano Mortari - Jornalista
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Piratuba
Deixe seu comentário