FINAL DE ANO LETIVO
PALOMA GABRIELA COELLI ? ALUNA DO MATER DOLORUM
Mais um ano letivo está chegando ao fim, com isso podemos perceber que existem muitos alunos preocupados com as provas finais e os exames, alguns tranquilos, pois sabem que passarão sem exame, e ainda, muitos na expectativa para escolher uma profissão e para prestar o vestibular.
Podemos perceber, durante o ano todo, a existência de vários perfis de aluno. Existem aqueles que são inteligentes, que fazem todos os trabalhos que os professores lhes solicitam, prestam atenção durante a explicação da matéria, conversam somente em momentos propícios e tiram ótimas notas. Há também, aqueles alunos esforçados, os quais mesmo apresentando certa dificuldade no entendimento dos conteúdos, fazem de tudo para superar isso, e estes alunos são os mais bem vistos pelos professores.
E existe o aluno que não se preocupa com nada, não estuda, não faz os trabalhos, foge das aulas e ainda não respeita os professores e os colegas. Resumidamente: tem aluno que estuda o ano inteiro para tirar um mês de férias, e tem aluno que tira férias o ano todo, e estuda somente um mês. Certamente, esses alunos que só estudam para fazer os exames, um dia serão cobrados pela dura realidade, e terão de mostrar se possuem ou não conhecimento. Talvez não possuam, resultando o arrependimento ou a ausência de maturidade quando de fato podiam obtê-lo e não se esforçaram pra isso.
Estes alunos que se esforçam o ano todo para conseguir boas notas, conseguem as melhores notas para seu histórico escolar, facilitando o acesso à Universidade e ao primeiro emprego. Sem falar que são os mais preparados, para um dia, prestar vestibular.
Todos os anos, milhares de estudantes entram na Universidade, mas antes disso, passam por muitas pressões e ansiedade. São muitas decisões a se tomar, afinal, é o momento em que o estudante tem que escolher a profissão em que irá trabalhar, e isso nem sempre é fácil. Também existe a tensão na hora do vestibular e a ansiedade em saber o resultado da prova, que nem sempre é o esperado.
Por todos esses aspectos, percebemos que existem muitos perfis de alunos, uns mais inteligentes, outros mais esforçados e ainda existem aqueles que não se esforçam o mínimo possível, para aprender um pouco e conseguir boas notas. Diante de tudo isso, faz-se necessária uma reflexão pessoal, para que cada um possa melhorar o que for possível, para o próximo ano letivo.
PALOMA GABRIELA COELLI – ALUNA DO MATER DOLORUM
Deixe seu comentário