Vem aí a Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravággio, em Ouro-SC! |
Gerencia de Educação necessidades especiais
Gerencia de Educação investe na implantação de turmas de alunos com necessidades especiais
A gerência regional de Educação e Inovação de Joaçaba buscou uma forma diferenciada para garantir as crianças portadoras de necessidades especiais o direito a educação. Desde o início do ano letivo nove crianças surdas estão freqüentando a sala de aula com ensino em libras. São duas turmas, uma de 1ª série com 05 alunos e uma 2ª com 04 alunos. As aulas acontecem na Escola São José em Herval D? Oeste.
Mantido pelo governo do Estado através de uma parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial, o projeto foi a alternativa encontrada pela equipe da Gerei de Joaçaba para promover a aprendizagem dos alunos surdos em sua primeira língua ? a de sinais. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases, toda criança, mesmo sendo portadora de necessidades especiais deve freqüentar a sala de aula normal. Neste caso, existindo um mínimo de 04 alunos, a turma deveria ter um intérprete para os portadores de necessidades especiais. A medida é válida somente para ensino fundamental e médio.
?Seriam necessários muitos intérpretes, não disponíveis no momento, além disso, percebemos que os alunos freqüentam o ensino regular por pouco tempo e acabam abandonando a escola. Com a implantação destas turmas, queremos manter os alunos na escola?, explica Rita Petry Coordenadora de Ensino Especial. O contato com os demais alunos é mantido durante as aulas de artes, educação física e no intervalo. Para Idione Peccin, professora das duas turmas a tarefa é realmente um desafio. É preciso se doar ainda mais para facilitar a aprendizagem?.
Joaçaba é cidade pólo e por isso absorve também alunos das cidades vizinhas como Campos Novos, Luzerna e Catanduvas. A gerência de Educação mantém ainda uma sala de recursos para deficientes visuais (São José) e o projeto Classe Hospitalar, voltado ao ensino de crianças hospitalizadas com idade entre 04 e 14 anos, funcionando no Hospital Universitário Santa Terezinha.
Deixe seu comentário