logo RCN

GILBERTINHO DO SUL PARA O NORTE DO PAÍS

CAPINZALENSE POR ADOÇÃO É PREFEITO EM TAILÂNDIA (PA)

Quem esteve visitando o município de Capinzal recentemente, foi o prefeito de Tailândia, do estado do Pará, Gilberto Miguel Sufredini (PTB), irmão da capinzalense e ex-secretária da saúde local, Miracy Terezinha Sufredini Wilbert. Gilbertinho como é conhecido, é natural de Sananduva (RS), sendo o que o levou trocar Capinzal por Dom Eliseu, no ano de 1988, em companhia de Silvio D’Agnolluzzo – Nenê, foi a atividade com a madeira, sendo ela o auge do negócio na época. Anos depois, se transferiu para Tailândia onde atualmente reside, os quais montaram uma laminadora e fábrica de compensados.
Quando residia em Capinzal era empregado da madeireira D’Agnolluzzo, posteriormente, abriu uma oficina de consertos de tornos, para tanto, foi morar no Paraguai, e por fim, norte do país. Gilbertinho, apesar de jamais ter concorrido a um cargo político antes, agora é prefeito de Tailândia, no estado do Pará.
No princípio a comunidade não tinha os benefícios de água encanada, telefone, difícil o acesso até Belém, com o passar do tempo conseguiram sensibilizar o governo estadual, com isto, o nome de Gilbertinho despontou no cenário político até que recebeu apoio e votos de confiança que o elegeram prefeito, pois os tailândenses há muito tempo vinham insistindo para que aceitasse ser candidato.
Ainda o município depende e muito dos recursos estadual e federal, de emendas parlamentares, pois Tailândia não tem arrecadação própria, devido ser uma cidade nova e vem construindo a infraestrutura pública, a exemplo da execução de saneamento de água e esgoto, verbas para a pavimentação de estradas, ainda estão fazendo o mapeamento do município para dar início à cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, o que possibilitará a ter renda. A base de recursos de Tailândia é o retorno do Fundo de Participação dos Municípios - FPM e a cobrança de alguns alvarás municipais.
A preocupação maior de Gilbertinho é aplicar os recursos cada qual em seu devido lugar, ou seja, de onde é arrecadado também é aplicado.
A visita de Gilbertinho ao município de Capinzal foi para prestigiar Silvio D’Agnolluzzo – Nenê, o qual recebeu o título de cidadão honorário, na sexta-feira, 26 de fevereiro, na Câmara Municipal de Vereadores. Para Gilbertinho, é uma homenagem justa e merecida, pois é um cidadão capinzalense que fez história em sua terra natal e também em nível de Brasil.
Tailândia está localizado a 260 quilômetros da capital estadual Belém, faz parte da mesorregião do Nordeste Paraense, mais propriamente da microrregião de Tomé-açu, limitando-se ao norte com o município de acará, a leste de Tome-açu, ao sul com São Domingos do Capim e, a oeste, com o município de Moju. O censo de 2009 no município tem uma população estimada 72.720 habitantes, área territorial de 4476 km². Foi criado em 1989.
Elevado à categoria de município com denominação de "Tailândia" pela Lei Estadual nº 5. 452, de 10 de maio de 1988, com território desmembrado do município de Acará. Instalado em 1 de janeiro de 1989.

Prefeito de Tailândia (PA), Gilberto Miguel Sufredini – Gilbertinho (PTB).


 

Anterior

DIA DE CAMPO COPERCAMPOS: PÚBLICO PRESTIGIA ABERTURA E VISITAÇÕES SURPREENDEM

Próximo

VOLTANDO NO TEMPO

Deixe seu comentário