logo RCN

GOTA: UMA DOENÇA MILENAR

?Doença dos Patrícios? ou ?Doença dos Reis?

A história tem sido pródiga em relatar casos de Gota. Hipócrates, o Pai da Medicina, séculos antes de Cristo descreveu em detalhes os sintomas de Gota. Era conhecida em um período como “Doença dos Patrícios” ou “Doença dos Reis” e ocorria em pessoas que cometiam o “pecado da gula” diante de uma mesa farta. Ao longo da História, em uma época em que não existiam antiinflamatórios e nem medicamentos para reduzir os níveis de Ácido Úrico, padeceram com dores articulares milhões de pessoas e, dentre elas, figuras ilustres como monarcas (Alexandre O Grande, Henrique VIII e Carlos Magno), artistas (Voltaire e Leonardo DaVinci) e cientistas( Charles Darwin e Isaac Newton) de Gota.

O que é Gota? É uma artrite (inflamação nas articulações) que é causada pelo aumento da concentração sanguinea de Ácido Úrico. O aumento sérico de Ácido Úrico se deposita em forma de cristais nas articulações e leva a artrite. Estima-se que aproximadamente 2% da população mundial seja acometida por esta doença. É muito mais frequente em homens (proporção de 8 homens para cada mulher). Geralmente ocorre após os 35 anos de idade e se desencadeia através de dois mecanismos básicos: Aumento da produção de Ácido Úrico ou diminuição da eliminação. Está fortemente associada em pacientes com obesidade, hipercolesterolemia (aumento do colesterol), Diabetes e Insuficiência Renal.

 Quais são os sintomas de Gota? O sintoma inicial é geralmente um inchaço no 1º dedo(dedão) de um dos pés acompanhado de dor intensa e vermelhidão. Os sintomas duram entre 3 e 10 dias e geralmente neste estágio os pacientes não procuram ajuda médica. Uma nova crise pode acontecer em meses ou anos e pode acometer a mesma ou outras articulações. Inicialmente ocorre em membros inferiores, mas com as novas crises, quaisquer outras articulações podem se inflamar.

Por que é necessário tratar a Gota? Porque as crises tornam-se cada vez mais próximas, ou seja, o tempo entre uma crise e outra diminui substancialmente. Além disso, a intensidade da dor e da inflamação tende a aumentar.

  O paciente que tem a doença e não se trata corre o risco de apresentar deformidades articulares permanentes e ainda de ter infiltração de cristais pelo Monourato de Sódio em cartilagens, tendões, articulações e bursas levando a um quadro de dor crônica.

Como se faz o diagnóstico de Gota? Na primeira crise, só é possível fazer o diagnóstico através da visualização dos cristais de monourato de sódio no líquido aspirado na articulação. Diante de dosagem no sangue de ácido úrico normal, e de quadro característico de Gota, uma nova dosagem de ácido úrico pode ser solicitada após duas semanas.

  Importante: Somente 20% das pessoas que tem ácido úrico alto tem Gota, ou seja, ácido úrico elevado não é sinônimo de Gota. É necessário correlacionar os sinais e sintomas clínicos com os exames pedidos. O Rx pode ser de grande valor.

E o tratamento? Lembre-se: A Gota não tem cura! O tratamento está baseado em dieta adequada com diminuição da ingesta de bebidas alcoólicas e diminuição importante do consumo de carnes vermelhas e frutos do mar que são grandes fontes de ácido úrico. Os medicamentos utilizados no tratamento são os antiinflamatórios (para a dor) e para diminuir a taxa de ácido úrico no sangue. 

AUTORES:

1-DR CLÁUDIO K. KRODA

  Médico-Clínica Geral/Anestesiologia

  Cremesc 13584

2-FABIANI A. BARRETO KRODA

  Psicóloga- Especialista em Terapia Comportamental

 Crp 12/06702

Consultório situado na Rua Vereador Aparício Ribeiro,107

Capinzal-SC

FONE:(49)3555-5818

 

 

Anterior

CONSÓRCIO MACHADINHO VAI PREMIAR AS MELHORES REDAÇÕES

Próximo

ATIVIDADES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO FADA MADRINHA

Deixe seu comentário