logo RCN

HISTÓRIA DE SUCESSO

IVO LUIZ BAZZO UM EXEMPLO DE CIDADÃO

O TEMPO ? um jornal de fato pesquisou e encontrou respostas para uma breve descrição do que representa o Sr. Ivo Luiz Bazzo para os municípios coirmãos, Capinzal e Ouro. O Senhor Ivo tem como virtude a seriedade nos compromissos que assume e cumpridor da palavra.
A Biblioteca Pública leva o seu bom nome, a qual foi criada em 06 de agosto de 1973, portanto, há 37 anos vem e muito contribuindo para o aculturamento da população, com considerável acervo e realização de atividades que promovem a ampliação do conhecimento dos que a frequentam, integrando-se ao universo cultural.
Ivo Luiz Bazzo foi prefeito por dois mandatos do município de Ouro, sendo no período de 1970 / 1972 e 1977 / 1983).
É, o Sr. Ivo Luiz Bazzo governou o município de Ouro por dois mandatos, inclusive, lhe foi outorgado o Título de Cidadão Honorário de Ouro, por ser honesto, honrado, homem de muito respeito e eficiente no trabalho. Foram 10 anos de governo e de inúmeras realizações, sempre trabalhando conforme a vontade do povo.
Dentre tantas ações e benfeitorias, destacamos estas:
- Construção da Praça Pio XII;
- Construção de 29 escolas isoladas;
- Construção da Escola Básica Frei Crespim, no Distrito de Santa Lúcia (antigamente Distrito de Linha Sete);
- Construção da Biblioteca Pública na Sede do Município;
- Construção do atual prédio da Prefeitura Municipal;
- Construção de quadras de esportes polivalente;
- Construção da quadra de esportes na Sede do Município, hoje Ginásio Municipal André Colombo;
- Construção de pontes e bueiros;
- Construção de condomínios para criação de suínos em diversas localidades do interior;
- Projetos de Reflorestamento e preservação ecológica;
- Levou a eletrificação rural em várias localidades;
- Implantou a fábrica de tubos anexa à garagem da municipalidade;
- Implantação de posto de lavagem para veículos públicos;
- Aquisição de equipamentos rodoviários;
- Viabilizou a iluminação do Estádio do Arabutã Futebol Clube, denominado de Baixada Rubra;
- Muito empenho evidenciou para a construção da pavimentação asfáltica da SC-303, no acesso Ouro, Lacerdópolis e Joaçaba;
- Iluminação pública;
- Investimentos precisos na saúde, saneamento, transportes e obras, agricultura, educação e outros.
Prova de sua idoneidade, o Decreto Legislativo nº004 de 13 de Julho de 2004, a placa tem a seguinte mensagem inserida: Estado de Santa Catarina, Câmara Municipal de Ouro ? Concede Título de Cidadão Honorário ao Ex-Prefeito IVO LUIZ BAZZO. Américo Faé, presidente da Câmara Municipal de Vereadores do Município de Ouro, Estado de Santa Catarina - Faço saber a todos os habitantes do Município, que o Plenário aprovou e eu promulgo o seguinte: DECRETO LEGISLATIVO ? Artigo 1º - Fica concedido a honraria distinguida com o Título de CIDADÃO HONORÁRIO do Município de Ouro, ao Ex-Prefeito Ivo Luiz Bazzo. Artigo 2º - Ficam revogadas as disposições em contrário. Artigo 3º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Câmara Municipal de Vereadores de Ouro ? SC, em 13 de julho de 2004. Américo Faé/presidente e Amarildo Antonio Lago/1º secretário. A honraria foi entregue na 23ª Festa do Colono, a qual ocorreu de 23 de junho a 25 de julho, sendo um dos grandes momentos desta vasta programação, a homenagem ao Sr. Ivo Luiz Bazzo, numa preposição do vereador Nézio Modena, quando a sessão solene foi realizada no dia 16 de julho, sexta-feira, às 17 horas, no Centro de Eventos Municipal de Linha Caravággio, presidida por Américo Faé, contando com as presenças dos demais edis: Amarildo Antonio Lago, Celeste Lovatel, Danilo Deitos, Ibanes Rizzi, Nézio Modena, Nadir Margarida Nardi, Sérgio Moresco, com falta justificada de Ivo Jorge Seganfredo. Sérgio Durigon/prefeito, Frei Luizinho Marafon/pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal, Ivo Luiz Bazzo e sua esposa, Iracema Jacinta Maestri, também fizeram parte da mesa de honra.
Ivo Luiz Bazzo nasceu em São João de Montenegro (RS), em 25 de março 1923; filho de Vitório Bazzo e de dona Lúcia Ferrari Bazzo. Aos três anos de idade, juntamente com seus irmãos Vitor, de 04 anos, e Plínio, de menos de dois anos, passaram a residir com seus pais na antiga Linha Sete de Setembro, hoje Distrito de Santa Lúcia. Seu avô, Santo Bazzo, foi o colonizador daquele lugar, onde adquiriu 100 colônias de terra e vendeu-as para agricultores que foram desbravando-as.
O espírito de servir os outros deve ter sido herdado do avô, pois mesmo tendo sido grande proprietário, não teve sobras financeiras, ou seja, não deixou heranças consideráveis para os descendentes. Foram comerciantes e tiveram serrarias e moinho em Santa Lúcia, morando e estabelecendo-se na área central da vila. Ali nasceram seus irmãos Nelson, Diva, Dário e Edviges.
Em 1936 passaram a residir na cidade, onde nasceram Hugo e o Egídio Balduíno, lugar este que a família instalou um hotel. Também foram comerciantes e tiveram Escritório de Contabilidade.
O Sr. Ivo casou-se em 25 de maio de 1946, com Iracema Jacinta Maestri e tiveram quatro filhos: Ivoney, Ione, Ivonéte e Ionice; seis netos e dois bisnetos.
Ivo Luiz Bazzo, com 32 anos de idade, foi Delegado Especial de Polícia do Município de Capinzal.
Na Administração do prefeito Horácio Heitor Breda foi diretor do Departamento de Estradas de Rodagem, por quatro anos, entre 1956 e 1959. Na época, conseguiram, juntamente com outras lideranças, a construção da Ponte Irineu Bornhausen, ligando a sede municipal, Capinzal ao Distrito de Ouro. Depois, conseguiram a Ponte Governador Jorge Lacerda, sobre o Rio Capinzal.
Desligou-se da atividade pública e atuou no escritório contábil de sua família até 1969, o Escritório Contábil Oeste Ltda. Foi ainda sócio fundador da AMOL (Auto Mecânica Ouro Ltda) e de 1969 a 1973 foi Prefeito Ourense em seu primeiro mandato.
Foi diretor de Obras na Administração de Adauto Colombo, até 1976, quando passou a Sócio-Diretor da ARBOR, empresa Madeireira.
Foi eleito novamente Prefeito, cumprindo seu segundo mandato entre 1977 e 1983.
Alguns fatos foram marcantes em sua vida, como a prisão, em 19 de abril de 1944 por insurgir-se contra o abuso de autoridade do poder de polícia contra os colonos descendentes de italianos.
Em 1982, quando da violenta chuva de granizo destruiu os telhados e plantações na região de Linha Sagrado, obteve verba de R$ 3.000.000,00 do Governo do Estado para auxiliar nos prejuízos.
Era jovem quando seu pai abandonou a família e ficou na responsabilidade de ajudar sua mãe a cuidar dos irmãos, mesmo porque seu irmão Vitor abraçou o Serviço Militar e passou três anos em Joinville e um ano, em 1944, como expedicionário na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.
Sua vida é coroada de muitos fatos, que não teríamos espaço suficiente nesta coluna para descrever. Foi idealizador da 1ª Festa do Colono do Município de Ouro, realizada em 1981, em Pinheiro do Meio, na inauguração do Primeiro Ginásio de Esportes Rural, construído em parceria com a comunidade.

A mensagem a seguir, foi um resumo de algumas das suas ações no segundo mandato, de 1977 a 1983, as quais merecem ser lembradas. Quem prestou essa homenagem em nome do Poder Legislativo da época, foi o Vereador Lago, quando do título de Cidadão Honorário:
O Sr. Ivo, nosso velho guerreiro, é um dos políticos que mais se destacaram, não apenas em Ouro, mas em todo o Baixo Vale do Rio do Peixe.
Além de ter assumido o ônus de responsabilizar-se pela sua família ainda em plena juventude, também enfrentou toda a sorte de adversidades, tendo, inclusive, aos 21 anos de idade, sido preso por defender o colonizador italiano. Seu temperamento, um tanto esquentado, proporcionou-lhe momentos de atrito com adversários políticos, mas soube conviver com estes, tendo, inclusive, transformado adversários políticos em aliados, num pragmatismo político que resultou sempre em benefícios para os Ourenses.
Batalhou pela emancipação de Capinzal em relação a Campos Novos, o que também possibilitou a emancipação de Piratuba.
Foi buscar em Maringá, o Sr. Horácio Heitor Breda, lançando-o candidato a Prefeito em Capinzal, elegendo-se e cumprindo mandato de 05 anos.
Articulou e executou a transferência da Sede Municipal de Capinzal para o então Distrito de Ouro, num feito inédito no país.
Muitas vezes contrariou interesses de amigos e companheiros em nome do cumprimento da palavra dada, na defesa das causas públicas, mas tudo isso, com o tempo mostrou que ele estava certo em suas decisões.
Uma delas, de grande destaque, foi ter apoiado o antigo adversário, deputado Nelson Pedrini, conseguindo com isso as verbas para a construção do Ginásio Municipal de Esportes, construído na Administração de Adauto Colombo, do qual foi Diretor de Obras.
Sua casa, ao longo do tempo, constituiu-se numa segunda Prefeitura, pois muitos cidadãos continuaram, procurá-lo, após seu segundo mandato de Prefeito, a partir de 1983, para solicitar-lhe apoio em relação a questões junto ao Estado, onde tinha como interlocutor o deputado Otávio Gilson dos Santos.
Sua figura simples e simpática sempre foi respeitada, que não se enriqueceu de bens, mas sim, de experiência e conhecimento sobre a atividade pública.
Verdadeiro intelectual, mesmo sem grande escolaridade, é um leitor assíduo, bem informado e organizado. Ao longo de sua vida foi armazenando recortes de jornais e revistas, guardando fotografias, registrando fatos em cadernos diário, montando um acervo de grande dimensão e valor histórico.
O Sr. Ivo é nosso homenageado ainda em vida, pois, como ele mesmo costuma dizer, não adianta exaltar as pessoas apenas depois de sua morte, e nós concordamos plenamente com isso.
Pela sua contribuição para a construção de nossa história, por ter sido ainda o idealizador da Festa do Colono, em 1981, é que foi escolhido este evento para homenageá-lo.
Com o lema ?Fazer o que se pode com o que se tem?, Ivo Luiz Bazzo foi um administrador sério e dedicado, portanto, merecedor de nossa justa homenagem.
Mas nós queremos que ainda viva muitos anos junto conosco, trazendo-nos seus conselhos e oferecendo-nos seus conhecimentos, o que só pode nos engrandecer. Inclusive, queremos agradecer por nos ter introduzido na vida pública, o que nos permitiu dar nossas contribuições para o nosso Município e nossa população.
Queremos, dessa forma, reiterar nossa grande amizade e nosso reconhecimento pela sua figura de homem público respeitado que conseguiu construir.
Parabéns, nosso caro homenageado, e que Deus lhe dê saúde e força para continuar junto conosco.
Muito obrigado!

Nesta edição, estamos por justiça homenageando Ivo Luiz Bazzo, personalidade de muitos laços de amizade, homem de forte representação política e de uma simplicidade enorme. Além disto, um de seus grandes trunfos trouxe para Capinzal, o paranaense Horácio Heitor Breda (da cidade de Maringá), para concorrer e chegar a condição de primeiro prefeito eleito com o voto popular. Dos 16 mandatos das administrações municipais de Capinzal, o primeiro chefe do Executivo na emancipação em 17 de fevereiro de 1949, foi designado Prefeito provisório Antonio De Pádua Pereira, que exerceu o cargo no período de 17/02 a 03/10/49 (Ata nº 1/1949). O interino foi Silvio Santos de 1949 a 1954, depois veio Horácio Breda de 1954 a 1959 com a ajuda de Ivo Luiz Bazzo, e assim se sucederam os demais 1959 / 1964 - Silvio Santos; 1964 / 1965 Constatino P. T. Mencia; 1966 / 1969 Deolice Zenere; 1970 / 1972 Carlos Alberto Santos ? Caleco e seu vice Ary Amândio Hachmann; 1973 / 1976 Apolônio Spadini e Pedro Antônio Toaldo; 1977 / 1982 Dileto Bertaiolli e Irineu José Maestri; 1983/ 1988 Celso Farina e Eurides Gomes da Silva; 1989 / 1992 Irineu José Maestri e Olrich Fritsche; 1993 / 1996 Hilton Pedro Paggi e Luiz Carlos Thomazoni; 1997 à 2000 Luiz Carlos Thomazoni e João Silva De Andrade; 2001 / 2004 Nilvo Dorini E Osvaldir Boareto; 2005 / 2008 Nilvo Dorini e Leonir Boaretto; atual Leonir Boaretto e Sérgio Helt na gestão 2009 / 2012.
Outra grande conquista, foi quando articulou e conseguiu executar a transferência da Sede Municipal de Capinzal para o então Distrito de Ouro, num feito inédito no país, já que ambas as margens são praticamente uma comunidade só, apenas separadas pelas águas do Rio do Peixe.
Ivo Luiz Bazzo foi e continua sendo o orgulho dos capinzalenses e ourenses, pelo que foi e continua sendo nestas sociedades: Ouro e Capinzal, um exemplo de verdadeiro cidadão.

Homenagem do Legislativo Ourense (julho de 2006) a Ivo Luiz Bazzo, idealizador da primeira Festa do Colono do município de Ouro.

 

AMIGOS E FAMILIARES SOLIDÁRIOS Anterior

AMIGOS E FAMILIARES SOLIDÁRIOS

ANIVERSARIANTE Próximo

ANIVERSARIANTE

Deixe seu comentário