Hoje, quinta-feira, há um ano do triste adeus

Carioca de nascença e capinzalense por adoção, o sempre lembrado Enio Azevedo
A história de vida, onde a solidariedade, fé e devoção, boas ações e por se doar em prol das causas de seus semelhantes, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), no mês de abril de 2016, aprovou MOÇÃO sendo uma proposição do deputado estadual Cesar Valduga (PCdoB), ao sempre lembrado Sr. Enio Azevedo, por marcar sua trajetória com ajuda a seus semelhantes.
A data de 31 de Março de 2016, o deputado Valduga fez a Moção nº00051.4/2016, direcionada ao Presidente da Alesc que colocou em pauta, discussão, votação e teve a sua devida aprovação.
O signatário, com base no artigo 195 do Regimento Interno deste Poder, e considerando que:
- Senhor Enio Azevedo, ilustre cidadão capinzalense, falecido no dia 16/03/2016, filho de João Batista Azevedo e de Guilhermina Azevedo, nascido em 14/08/10932, no Rio de Janeiro, pertenceu a 3ª Força Aérea do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Mudou-se para Ponta Grossa, Estado do Paraná, e, a partir de 1958, fixou residência em Santa Catarina, primeiramente em Joaçaba, e depois em Capinzal, cidade que adotou para viver e nunca mais deixar.
- trabalhou por 40 anos como massagista em hospitais do Machadinho, no Estado do Rio Grande do Sul, e de Piratuba / Ipira e Capinzal, em Santa Catarina. Foi exímio nadador e detentor de um grande senso de solidariedade, resgatou muitas pessoas vítimas de afogamento, sendo 18 salvamentos no mar e quatro em água doce, além de um resgate em incêndio.
- Seu amor pelo esporte e sua trajetória como atleta e professor serviu de estimulo para muitos desportistas, deixando lembranças positivas na memória da população.
- Em sua bibliografia esportiva destacou-se no atletismo, nas provas de meio fundo, 1.500 metros e 5.000 metros; no futebol de campo, como zagueiro nos times do Guarani de Ponta Grossa/PR, Riopeixense de Piratuba/SC, Arabutã e Vasco de Capinzal; e na luta livre, como mestre professor de lutas marciais, em que, na década de 1970, em dois grandes combates que ficaram para a memória dos cidadãos do meio oeste catarinense, sendo uma em Capinzal com mais de 2.500 pagantes onde enfrentou o adversário Príncipe Cigano , e outra em Piratuba contra o lutador Tarzan, que exibia sua força segurando por correntes dois Jeep acelerados, Enio saiu vencedor.
- Sua honestidade, princípio basilar de sua vida, transmitido aos filhos que fundaram "O Tempo - um jornal de fato". O qual se constituiu em destacado veículo de informação na Região de Capinzal; e
- Ao longo de sua vida, plantou a solidariedade, sempre procurando ajudar as pessoas, assim colheu inúmeras amizades, grande admiração e confiança de cidadãos catarinenses e também de outros Estados, o que lhe rendeu 432 afilhados em SC, RJ, PR e RS. Costumava dizer que: "Estamos neste mundo de simples mortais não para julgar, e sim para sermos julgados".
REQUEU o encaminhamento de MOÇÃO aos familiares do Sr. Enio Azevedo, ao Jornal O Tempo, ao Prefeito e a Câmara Municipal de Capinzal, nos seguintes termos:
"A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, aprovando proposição do deputado Cesar Valduga (PCdoB), manifesta pesar e presta homenagem póstuma ao ilustre cidadão capinzalense pela sua dedicação nas áreas da saúde e do esporte na região do Meio Oeste catarinense. Reconhece, ainda, os inestimáveis serviços prestados a essa sociedade, que contribuíram para a formação dos valores dos cidadãos e o progresso da região. Sua obstinação, honestidade e solidariedade são exemplos a serem seguidos pelas novas gerações. Atenciosamente, deputado Gelson Merisio - presidente".
Sala das Sessões,
Deputado Cesar Valduga
Líder da Bancada do PCdoB
O tempo passa e ficamos sem a sua presença física em várias datas importantes para nós, sendo no dia de seu aniversário e dos demais membros da Família, sendo que dedicava muito amor e carinho. Ainda no Natal, virada de ano, enfim, nos faz falta, falta em todos o bom sentido da palavra.
A Família Azevedo agradece ao deputado Cesar Valduga que encaminhou Moção na Assembleia Legislativo do Estado de Santa Catarina (Alesc), em homenagem ao nosso pai, Enio Azevedo, pela sua trajetória de vida e sendo um reconhecimento pelo feito do mesmo.
O deputado Valduga fez a Moção nº0051.4/2016, sendo que a mesma nos encaminhada pela Arisangela Denti (Secretária Parlamentar), a pedido do mesmo.
Enio Azevedo ajudou a escrever algumas páginas do livro de Capinzal e de sua gente, sendo lembrado por muitos capinzalenses mesmo com o passar do tempo, porém, a grande diferença fez o deputado Valduga reconhecendo, valorizando e homenageando o ente querido pelos seus feitos, os quais foram inúmeros.
Quando morava no Rio de Janeiro participou dos desfiles da Escola de Samba Mangueira, sendo que em 2016, quando partiu para o infinito, pode ver na televisão sua escola amada vencer o carnaval carioca pela 18ª vez com 269,8 pontos. A verde-e-rosa buscava pelo título do Grupo Especial, que havia sido conquistado pela última vez em 2002, fechando a noite com um desfile de luxo e sofisticação, além da presença de muitos artistas. Mais uma alegria pode ter o nosso pai (Enio), a Mangueira campeã e o Flamengo sendo seu time do coração, pois como jogador de garra que foi, gostava de um bom jogo de futebol.
Saudade eternas e lembranças maravilhosas, bons exemplos deixados, portanto, nos orgulhamos do pai que tivemos e temos, agora no além, já que foi um homem de uma coragem sem "igual", valente, justo e de muita fé, pois diariamente rezava três vezes ao dia, sendo o mesmo devoto de Nossa Senhora Aparecida.
Enio Azevedo
* 14/08/1932 Rio de Janeiro (RJ)
+ 16/03/2016 Capinzal (SC)
Deixe seu comentário