logo RCN

HUST adere Campanha Nacional de Prevenção

  • - Colaboradoras do HUST com o doutor Gabriel Manfro

HUST adere Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

Dia 27 de julho é o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. Durante todo o mês de julho a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil) e várias organizações trabalham para conscientizar a sociedade por meio da campanha Julho Verde. Trata-se de uma campanha que visa informar sobre o câncer de cabeça e pescoço, falando de promoção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
 
Em 2018, o tema escolhido para o #JulhoVerde é "Toda voz merece ser ouvida" já que, na maioria dos casos, o tratamento compromete a fala do paciente. Independente da modalidade terapêutica escolhida (cirurgia, radio e/ou quimioterapia), a doença causa sequelas psicológicas e funcionais irreversíveis, que prejudicam a qualidade de vida do paciente.
 
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o Brasil registra a cada ano cerca de 40 mil novos casos desses tumores malignos. Os números correspondem a 4% de todos os tipos da doença, sendo o terceiro mais incidente entre homens brasileiros. No Brasil, o câncer de boca chega a ser o 3º tipo de tumor mais frequente em algumas regiões, ocorrendo sete vezes mais em homens do que em mulheres. O tabagismo está relacionado a 97% dos diagnósticos de câncer de laringe. O álcool associado ao fumo aumenta o risco em 10 vezes para câncer nessa região.
 
Em Joaçaba, quem abraçou a campanha foi o cirurgião do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) e professor do curso de Medicina da Unoesc, Gabriel Manfro. Ele explica que a campanha pretende alertar a população sobre os principais fatores de risco da doença e o quanto a prevenção é importante.
 
Para divulgar a ação, alertando a população sobre as causas e a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, o médico buscou o apoio de toda a comunidade. A intenção era que além de divulgar o objetivo da campanha, o comércio enfeitasse suas vitrines na cor verde. A população em geral também pôde contribuir, colocando nas janelas de casa ou do apartamento, elementos que caracterizem a cor que representa a causa.
 
- São essas pequenas ações que ajudam a divulgar e tornam a campanha o mais abrangente possível - disse.
 
 
 
 
 
Dhébora Santiago
Assessoria de Imprensa
Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba
CDL Herval d' Oeste inaugura nova sede Anterior

CDL Herval d' Oeste inaugura nova sede

Agora chegou em CAPINZAL e ZORTÉA Próximo

Agora chegou em CAPINZAL e ZORTÉA

Deixe seu comentário