INAUGURAÇÃO
POSTO DE ATENDIMENTO CRESOL EM ÁGUA DOCE
A Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária de Ouro – Cresol Ouro, e a Administração municipal de Água Doce realizaram o ato inaugural do Posto de Atendimento Cresol - PAC, quinta-feira, 11 de Junho de 2009, sendo às 17h30min visitação ao Posto em anexo ao prédio do Sindicato Rural; 18h30min ato oficial de inauguração do PAC de Água Doce, no Centro de Convivência do Idoso Próximo ao Ginásio de Esportes.
Segundo o presidente da Cresol, Irineu Caetano Lovatel, tiveram uma boa participação das lideranças do município de Água Doce, inclusive dos conselhos de Administração e Fiscal, ainda da base regional e central da Cresol. A meta é fazer um trabalho diferenciado também em Água Doce, além disto, num futuro próximo transformar o posto de atendimento numa agência, pois o sistema Cresol vem crescendo em nível estadual. A previsão é chegar ao número de 200 sócios neste posto de atendimento e satisfazer as perspectivas destes clientes. No ato inaugural foi entregue o 14º trator do Programa Mais Alimentos, numa parceria com o Governo Federal.
Conforme Coordenador da base do Meio Oeste Catarinense, Denílson Rodigueira, estão há três anos fazendo um projeto de expansão num trabalho diferenciando no sistema de crédito junto aos agricultores, considerando que a Cresol tem apenas 14 anos de existência, mas demonstra para o Governo e a sociedade um trabalho sério de cooperativismo no Sul do país. Dentro do contexto Cresol estão garantindo o sistema de crédito e de ação da política pública para a agricultura familiar.
Para o vice-presidente da Cresol do Sul do País, Luiz Ademir Possamai, é uma oportunidade para desenvolver o município, os agricultores e o comércio, pois acessam todas as linhas de créditos oficiais do governo federal com as melhores taxas de juros aos financiamentos contraídos. Uma linha de crédito que estão para trazer para a região é a linha de crédito para a habitação com subsídio de R$ 7 mil, evitando o êxodo rural principalmente para os filhos de agricultores. Estão prevendo para 2010 chegar próximo a 100 cooperativas com autonomia e poder financiar linhas de créditos.
Para o representante da Federação dos Trabalhadores da Agricultura, Hilário Gottselig, a FETAESC vem buscando solução para os agricultores na política de ação na organização da produção, seja do crédito, na assistência técnica e na comercialização. Estão atuando na criação de suas cooperativas de produção e de beneficiamento, e na área técnica tem parceria com o sistema de cooperativas dos agrônomos e técnicos, para desenvolver os projetos do campo, dando toda uma viabilidade ao agricultor familiar. Na área de crédito a parceria firmada com a Cresol a qual vem construindo, criando e mobilizando para que o agricultor tenha acesso. O papel da Fetaesc é buscar as políticas públicas, o crédito, assistência técnica em prol do agricultor, para tanto, avaliaram todas as cooperativas de crédito e optaram pelo Cresol com um sistema democrático eficiente trabalhando com projetos médios e pequenos, onde o índice de inadimplência é menor em todo o Brasil, sendo menos de um por cento.
Prefeita Água Doce, Nelci F. T. Bortolini, pelo fato do município ser essencialmente agrícola e essa cooperativa de crédito vem trazer subsídios aos agricultores, onde podem usufruir de linhas de crédito, consequentemente contribuiu para o bem-estar para as famílias rurais.
Deixe seu comentário