logo RCN

Informações técnicas

Álcool Gel - Perguntas e Respostas

http://www.portalfarmacia.com.br/

 

1. O Álcool é ou não um Saneante?
Quando possuir finalidade de higienização desinfecção ou desinfestação conforme o Art. 3, inciso VII, da Lei 6360 de 23/09/76, será um saneante.
2. Quando deve ou não registrar o produto?
Quando a concentração do Álcool ficar entre 68% e 72% p/p este deve ser registrado por possuir ação antimicrobiana.
3. Quando deve o Álcool ser notificado?
O produto formulado com concentrações fora do intervalo de 68 a 72% pp quando a finalidade de uso e formulação adequar-se como Risco I este será Notificado, conforme a Resolução nº 184, e 22/10/01.
4. O Álcool pode não ser registrado e não ser notificado?
Sim, quando não for um produto submetido a controle sanitário.
5. O Álcool como matéria-prima como fica?
Como sempre foi, não é preciso ser comercializado na forma gel ou desnaturado. Entretanto, deve conter tampa com lacre de inviolabilidade e instruções de rótulo constantes da Resolução, para volumes menores ou iguais a 200 litros.
6. Qual a finalidade do desnaturante?
Impedir a ingestão do álcool não potável.
7. Qual a razão da criação da Resolução do Álcool?
A grave necessidade de uma ação sanitária frente ao volume de acidentes envolvendo o álcool etílico estima-se cerca de 150.000 queimaduras por ano e 45.000 crianças de 0 - 12 anos queimadas com o álcool.
8. As usinas que não envazam o Álcool para consumo direto do público, mas apenas fornecem para as indústrias, precisam de Autorização de Funcionamento do âmbito sanitário?
Não, pela razão do álcool.
9. O produto de uso hospitalar pode ser líquido?
Em virtude da publicação da Resolução - RDC nº 219, de 02 de agosto de 2002, esta Agência vem esclarecer que o álcool etílico na forma líquida poderá ser utilizado em estabelecimento de assistência a saúde desde que em concentrações superiores a 68% p/p, com a finalidade especifica a essa aplicação.

Cabe ressaltar que uma legislação especifica esta em fase de elaboração pela Anvisa para que o álcool usado na assistência a saúde esteja devidamente normatizado, no que diz respeito a rotulagem, embalagem, usos, cuidados e outros aspectos relevantes, que o álcool etílico requer.

10. Em que caso poderei encontrar Álcool líquido?
O álcool destinado a testes laboratoriais e o álcool usado em investigação científica poderão ser líquidos. Também, o álcool usado como Matéria-Prima para indústria. Nesses casos existe uma Nota Fiscal entre instituições: uma como fornecedora e outra como consumidora ou revendedora.
11. Posso usar corante e essência como desnaturante ao Álcool?
Não, salvo claro, que essa essência confira propriedade estabelecida e comprovada na definição de desnaturante.
12. Onde mais o Álcool líquido poderá ser encontrado pelo público?
Nas farmácias e drogarias, conforme estabelece a Lei nº 5991, de 17/12/1973, em volumes máximo de 50 ml, quando a finalidade não permita desnaturar ou de ser na forma gel e o álcool como bebida.
13. O Álcool Gel não é muito caro?
Sim, hoje nas prateleiras dos supermercados, entretanto, esse preço cairá significativamente com o tempo, vale salientar que o álcool na forma gel rende muito mais e esperamos que o preço vá diminuindo ao longo dos próximos 6 meses.
14. O Álcool na forma gel conserva suas propriedades antimicrobianas?
Sim, é até mais eficaz visto que o tempo de evaporação do produto aumenta significativamente, vale destaque que a concentração de 68% a 72%p/p o produto é desinfetante.
15. A ANVISA publicará uma lista dos desnaturantes permitidos?
Não, qualquer produto que confira as propriedades citadas na Resolução pode ser desnaturante. Existem formulações que pela finalidade contém o álcool etílico e naturalmente já é desnaturada.
16. Os produtos hoje registrados ou notificados deverão efetivar junto a ANVISA solicitação de Autorização de Fórmula?
Sim, a fórmula do produto sofreu modificação. Entretanto, exclusivamente para esses produtos a ANVISA entende como adequação a RDC nº 46, de 20/02/02, portanto, não existirá taxas por modificação de fórmula.
17. Por que o Álcool Gel é mais seguro que o Álcool Líquido?
Fundamentalmente o espalhamento menor é efetivamente a diferença que confere a propriedade de diminuição da superfície de queima.
18. A garrafa de Álcool Gel explode?
Não, em condição normal de chama na boca da garrafa.
19. E o Álcool de Cereais como fica?
É visto como Álcool Etílico e segue a Resolução independente da origem.
20. O produto de 68% a 72% pp pode ser apenas notificado como Saneante?
Não, a propriedade de desinfecção é intrínseca ao produto formulado logo deve ser registrado.
21. E os Medicamentos Fitoterápicos ou não como ficam?
Os medicamentos têm finalidades próprias com regulamentações específicas, portanto a Resolução não os contemplam, porém, a nível de Matéria-prima o regulamento estabelece parâmetros.

22. Quando do Uso Hospitalar o Álcool Gel deve ser comercializado em volumes de 500 g?
Não, no caso específico pode ser comercializado em volumes de até 20 Kg.

 

 

Anterior

Subvenção social

Próximo

Ligeirinho

Deixe seu comentário