Lançado programa que estabelece indicadores e amplia a competitividade dos negócios

-
- Eduardo Sganzerla, Alexandre Florão, Enio Albérto Parmeggiani, Anderson Fronza, Spyros Diamantaras e Ewerton Andreolla (representantes do Sebrae/SC e da Sicredi Região da Produção RS/SC)
Programa Gestão de Indicadores de Resultados (GIR).
Sucesso no Brasil e nas regiões de Santa Catarina onde foi implementado, o Programa Gestão de Indicadores de Resultados (GIR) foi lançado, de forma inédita no oeste catarinense, nesta quinta-feira (19), durante café da manhã com lideranças de entidades e empresários, em Chapecó. A iniciativa, do SEBRAE/SC, contou com a parceria do SICREDI e teve por objetivo apresentar a solução, demonstrando como é possível adotar um modelo de gestão com base em indicadores e metas, visando aumentar a competitividade no mercado.
O evento iniciou com explanação do coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, seguiu com a palestra "Gestão em tempos de crise" conduzida pelo consultor credenciado ao Sebrae/SC, presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e empresário do setor de tecnologia, Luciano Rossi Pinheiro e, encerrou com uma ampla abordagem sobre o GIR.
Segundo o gestor de negócios do Sebrae/SC, Spyros Diamantaras, o programa foi criado por especialistas em pequenos negócios para que o empreendimento cresça, lucre e seja competitivo. É destinado para empresas de pequeno porte que possuem uma gestão mais complexa e estruturada, mas que necessitam aprimorar para obter um olhar mais estratégico. São negócios com atuação acima de dois anos e com mais de 20 funcionários.
"Percebemos que existem empresas que cresceram, porém os proprietários continuam trabalhando com as mesmas práticas de gestão utilizadas no período em que o negócio era de menor porte. Com a aplicação dessa solução será possível não somente departamentalizar a empresa mas, principalmente, atuar junto a esses departamentos utilizando indicadores, metas e resultados", justificou Spyros.
O programa tem duração de 14 meses e inclui atividades coletivas, workshops e atendimentos empresariais, mas o grande diferencial são as consultorias exclusivas que acontecem na organização com carga horária de 127 horas. "Costumamos dizer que é um MBA executivo que não perde em nada para fornecedores nacionais. A partir do momento que existem indicadores, o maior resultado é a capacidade de gerenciar estrategicamente e delegar funções para as equipes. Com isso, é possível ganhar muito em aumento de produtividade, qualidade e, consequentemente, competitividade", completa o gestor de negócios do Sebrae/SC.
Para o gerente da agência Empresarial da Sicredi Região da Produção, Anderson Fronza, a parceria com o Sebrae será essencial para potencializar os negócios dos associados que aderirem ao programa. "Estamos gratos por participar desta iniciativa e, principalmente, por contribuir para que os associados inovem seu modelo de gestão, pois sabemos da importância do GIR para melhorar e aperfeiçoar a gestão de suas empresas".
GESTÃO DE NEGÓCIOS EM TEMPOS DE CRISE
Em sua explanação, Luciano Rossi Pinheiro transmitiu uma visão para sair da crise mostrando indicadores que as empresas acabam tendo mais lucro do que em épocas boas, pois são mais cuidadosas com o mercado, além de existir um sentimento de que o empresário primeiro confia e, por confiar que vai melhorar, ele investe. "Estamos numa crescente dos índices de confiança, tanto no comércio quanto na indústria e isso significa que caminhamos em direção à saúde da crise. Discutimos também meritocracia que é tentar ser o melhor no mercado em que atua e valorizar as pessoas pelo que elas produzem e não por tempo de casa".
Outro aspecto destacado foi a questão de investir em custos estratégicos, fazer grandes investimentos onde necessita, como por exemplo, marketing, treinamento e desenvolvimento do produto e delegação. "Estamos saindo da crise e, todo o momento que passamos por um cenário desfavorável, a fase de retomada merece mais atenção do que quando estamos dentro da crise", completa Pinheiro, ao mencionar que é hora de tomar decisões estratégicas de reposicionamento, ocupar espaços que tenham sido perdidos ou fazer expansões. "É fundamental fazer a gestão dos indicadores de forma adequada, ter claro onde investir cada energia da empresa, além de conhecer o quanto os colaboradores podem trazer de resultados, entre outros aspectos, para que possamos tomar boas decisões. Gestão em tempo de crise é se voltar para dentro da empresa e fazer uma gestão dos números para aumentar o desempenho destes indicadores", concluiu.
Informações e inscrições para o Programa GIR podem ser obtidas no Sebrae/SC, com Eduardo Sganzerla, pelo telefone (49) 3330 2800.
MARCOS A. BEDIN
Deixe seu comentário