logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Ligeirinho – Recado da Comunidade

PRUDÊNCIA NO TRÂNSITO: ALERTA CONTRA A DEFESA DE INFRAÇÕES

Como pode alguém que atua na função de jornalista, levando informações e alertas à sociedade sobre abusos no trânsito e outros problemas, ainda encontrar pessoas que preferem defender infratores, em vez de apoiar a prudência, o respeito às normas e o bom senso?
Na serra, por exemplo, vídeos mostram claramente a diferença: alguns motoristas conduzem seus veículos dentro das normas, com responsabilidade e cuidado; outros, porém, dirigem de forma imprudente, arriscando a própria vida e a de terceiros. Mesmo diante disso, surgem os “engraçadinhos” que, em vez de reconhecer o perigo, tentam justificar ou defender atitudes de condução agressiva.
É importante lembrar: elogiar ou defender práticas criminosas no trânsito pode caracterizar conivência. Em determinadas situações, isso pode até ensejar responsabilização judicial, pois demonstra desrespeito à coletividade, que precisa de segurança e não de insegurança nas estradas.
Os exemplos trágicos não faltam. Na serra, duas crianças foram vítimas em um mesmo acidente. Em outro caso, um homem que estava sobre um caminhão carregado com toras perdeu a vida. Também houve uma vítima fatal dentro de um Fusca atingido por um veículo desgovernado. Já uma cegonha que transportava carros capotou, e um ônibus com trabalhadores que retornavam do serviço também se envolveu em acidente. Em outra situação grave, uma carreta carregada com uma motoniveladora desceu a serra sem freios, sendo evitada uma tragédia maior graças à habilidade do motorista. Há ainda o caso de uma pessoa que teve a perna amputada após ser atingida por um ônibus, entre tantos outros episódios lamentáveis.
Ter opinião própria é um direito de todos. Porém, defender infratores do trânsito não é liberdade de expressão — é ignorância diante do risco coletivo. Esse tipo de atitude acaba incentivando comportamentos irresponsáveis, que colocam vidas inocentes em perigo.
No trânsito, prudência não é opção — é dever. Defender a responsabilidade é defender a vida.


O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ

https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/

https://www.facebook.com/otempojornaldefato/

O Tempo de fato (@otempojornalfato) - Instagram

https://www.youtube.com/@otempojornaldefato

Mário Motta lança ‘Saúde Nota 10’ e monitora R$ 40,9 milhões em contratos de obras nos hospitais de SC Anterior

Mário Motta lança ‘Saúde Nota 10’ e monitora R$ 40,9 milhões em contratos de obras nos hospitais de SC

ZORTÉA – ETAPA MUNICIPAL DO JASTI VALORIZA A TERCEIRA IDADE Próximo

ZORTÉA – ETAPA MUNICIPAL DO JASTI VALORIZA A TERCEIRA IDADE

Deixe seu comentário