Ligeirinho

Fique por dentro - recado da comunidade
Essa mesma coluna, em 20 de outubro de 2017 trouxe a seguinte intitulação: S.O.S. - SOCORRO SC-150. Estrada Capinzal a Piratuba: sinônimo de descaso por parte do Governo do Estado, inclusive, vídeo simulando pescaria, demonstrando certa insatisfação e indignação do povo devido a precariedade da rodovia. As colunas Ligeirinho (recado da comunidade) e João Buracão dão espaço a essa reivindicação microrregional, porém, comentada até na abrangência de Brasil
O povo vem sentindo o descaso por parte do Governo do Estado de Santa Catarina, principalmente, levando em conta estar na área de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, no entanto, as estradas SC-150 (Capinzal a Piratuba) e SC-135 (Piratuba/SC a Machadinho / RS), a pavimentação asfáltica está com sua vida útil comprometida, isto, devido o passar do tempo e a falta de benfeitoria.
A SC-135, consideram intermunicipal, mas, o correto é interestadual, pois do outro lado da Usina Hidrelétrica estão os municípios de Machadinho, Maximiliano de Almeida, Barracão e Pinhal da Serra (RS); em SC localizam-se Piratuba. Anita Garibaldi, Campos Novos, Capinzal, Celso Ramos, Zortéa e Piratuba.
Foi usado da formalidade através dos prefeitos, vereadores, entidades e associações, ainda a imprensa e meios de comunicação, sendo que foram buscadas alternativas, ações e serviços, no entanto, há mais de uma década o problema existe e nenhuma solução para um problema que se agrava cada vez mais com o passar dos anos.
No tocante a SC-135, Piratuba a Usina, sua pavimentação asfáltica boa parte virou brita e outro tanto mais de chão batido. Se tratando da SC-150 de Capinzal a Piratuba, essa está cheia de buracos, fissuras, rachaduras, águas pluviais que atravessam a pista de rolamento e fica aquaplanagem, valas que precisam da remoção do material inservível, também melhorar o escoamento das águas da chuva, capim e matagal tomando sendo soberanos (roçada), refúgios deteriorados e tem a necessidade de implantar outros, precariedade na sinalização de solo de placas.
Quanto ao cidadão que simulou pescaria na localidade de Linha de Engenho, mediações da comunidade de Linha Gramado (essa onde reside), município de Capinzal, o qual trabalha no centro da cidade, porém, demora mais para percorrer um pequeno trecho da SC-150 do que uma maior distância no vai e vem de casa ao trabalho, distante 15 quilômetros as áreas rural e urbana. Então a paciência e em virtude ao descaso, fez umas fotos e vídeo como estivesse fazendo pescaria numa poça, num grande buraco que ironicamente, descreveremos como "cratera". http://www.adjorisc.com.br/jornais/otempo/pol%C3%ADtica/sos-socorro-sc-150-1.1997048
Junior Basei, a exemplo de muitos, fizeram fotos e até vídeos, consequentemente, postaram nas redes de interação social. Basei postou no Facebook no dia 11 de Outubro, no último quinta-feira, feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, postagem assim intitulada: Pescaria na estrada Capinzal a Piratuba!!! Link do vídeo https://www.facebook.com/junior.tay.1654/videos/1970540146502665/L
A esperança é a última que "morre", mas, até essa já está desacreditada, pois a onde estão os governantes do Estado?... Diante de duas estradas com muita movimentação turística e por onde passa a riqueza do setor agropecuário sem condições mínimas de segurança.
Na sessão itinerante da Câmara de Vereadores de Capinzal, realizada de maneira descentralizada, na localidade de Barro Preto, terça-feira, 27 de março, foi feita uma MOÇÃO DE REPÚDIO de autoria de Gilmar Junior da Silveira (PSD) e de Bruno Michel Favero (SD), subscrita por Alcedir Afonso Coronetti (MDB) e Lucas Antonio Dorini (MDB), sendo também reivindicada pelos demais vereadores: Kelvis Borges (PP), Rafael Edgar Tonial (PSB) e Valmor de Vargas (PPS). As fotos foram registradas pelo vereador Kelvis, à pedido, as quais estamos inserindo na página e também no site.
MOÇÃO DE APELO à Secretaria de Estado da Infraestrutura e para a Secretaria de Desenvolvimento Regional - SDR de Joaçaba, referente às péssimas condições da SC-150, trecho de Capinzal a Piratuba.
Justificativa: Segundo a Constituição Federal em seu Artigo 5º, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens. Com isto, os Vereadores buscam através da Moção de Repudio interceder diante as autoridades estaduais para que haja condições de trafegabilidade na SC-150, pois esta rodovia vem sendo palco de acidentes, inclusive fatais, e muitos danos materiais aos proprietários de veículos e transportadores que percorrem este trecho. Além do mais na SC-150 é importante corredor para o turismo, pelo qual circula toda produção da região e é forte ligação com o estado do Rio Grande do Sul.
Sendo assim, estes Vereadores repudiam a falta de condições e de manutenção da SC-150, trecho entre Capinzal e Piratuba.
Deixe seu comentário