Mais de 16 mil atendimentos odontológicos realizados de janeiro a julho em Concórdia |
Ligeirinho
Fique por dentro
ü Muitos jovens não seguem as boas maneiras e costumes de seus pais e nem das gerações passadas, principalmente, nas refeições pegaram por hábito ficar sem camisa, usam boné, sentam de qualquer jeito na cadeira e a pele virou caderno e cabideiro. Seria uma boa pedida as escolas adotarem aulas de boas maneiras, inclusive, para poder dar valor as coisas, iniciar uma disciplina de economia. Infelizmente, certos jovens são acomodados, querem tudo nas mãos e acham que apenas estudando estão fazendo tudo e mais um pouco.
ü Passou as eleições e os preços dos produtos dispararam. Espera-se que o salário passe dos seiscentos reais no início do próximo ano, até pode chegar a tal importância, porém, subindo as coisas desde já, o mínimo até lá não dará para nada. Os eleitos e reeleitos devem fazer uma política voltada ao social, dando uma melhor distribuição de renda, deixando de lado o voto de cabresto e realmente passem a dar perspectiva de vida ao povo.
ü Até pouco tempo atrás as pessoas compravam antibióticos sem receita médica, agora para obter um medicamento do gênero deve pagar consulta que custa acima de R$ 200,00. Será que o médico realmente é a pessoa certa para receitar remédios, ou seria função do farmacêutico e do bioquímico? Como a política no país está errada, pois não têm como um operário assalariado pagar consulta para obter uma receita, pois na certa não terá dinheiro para comprar medicamento que também está com preço além de sua capacidade financeira.
ü Na quinta-feira, noite de abertura da programação natalina, deixaram a rua aberta ao livre trânsito, mas sempre tem os engraçadinhos querendo aparecer ao empinar moto e certos motoristas fazendo o carro roncar. O problema são alguns motoqueiros de motos pequenas e motoristas de certas máquinas querendo ser vistos para compensar os investimentos feitos.
ü Parabéns pela coragem de um cidadão que procurou os meios de comunicação para informar sobre a situação de atendimento da saúde, porém, uma delas o entrevistou e a outra pediu que desistisse de levantar a questão. A que lhe entrevistou, apenas rodou alguma coisa, já o principal ficou apenas na gravação. Então procurou a imprensa formal: jornal impresso, a qual lhe deu o direito de manifestação na tentativa de buscar benefícios coletivos, inclusive, chamou a responsabilidade aos verdadeiros fiscais do povo: vereadores.
ü A grande operação no Complexo do Alemão e mediações, no Rio do Janeiro, o policiamento ostensivo demorou demais, então a solução foi uma operação curativa. Não deixa de ser notável a atuação da força policial e do Exército colocando os traficantes para correr, mas não pensem que a operação foi um mar de rosas, pois os moradores de bem também eram suspeitos e ficaram na mira da força tarefa, pois nas revistas das casas o pente fino revirou os móveis e pertences.
ü Como faz falta um engenheiro viário para solucionar os equívocos no trânsito, consequentemente, poderá melhorar a livre circulação de veículos que está dificultada cada vez mais, ano após ano. Quando era mão dupla (a qual deveria permanecer para encurtar distâncias), até que justificaria o quebra-mola em frente da Escola Belisário Pena. Agora com a mão-única, o carro no sentido de direção passa os dois portões da escola e depois tem de reduzir a velocidade sobre o quebra-mola. Outro equivoco está em frente da Igreja Universal, na Rua Presidente Nereu Ramos, sendo a faixa de pedestre atrás do semáforo sem sinal para pedestre.
ü Os funcionários de vários comércios estão se queixando do novo período de trabalho no mês de dezembro que está para ser implantado, isto no sábado. O prestador de serviços trabalha de manhã, folga de tarde e volta à atividade de noite. Apesar do descontentamento dos funcionários, será que os cidadãos irão às compras no comércio local sem a opção de premiação?
ü Os moradores de um trajeto da Rua Carmelo Zocolli varrem o lixo jogado pelos transeuntes e dão o destino correto, também recolocam as pedras de calçamento que se soltam da via pública. Quanto à roçada feita por empresa terceirizada da Prefeitura, o capim cortado acaba sobre a rua já que deixaram de ter alguém que varre, então sobra para os moradores limpar o local. Outra indignação é um terreno baldio com tela, pois os pedestres sem calçada escorregam nos dias de chuva, já que andam na lateral da rua, por não possuir calçada, podendo de machucar nos arames onde deveria ter muro e jamais entrelaçamento de fios. Caso a coisa continue assim, os moradores de parte dessa rua e também de uma extensão da Rua Ernesto Hachmann, irão sugerir a denominação de capital do lixo.
ü É um grande obstáculo o sistema de semáforos no cruzamento das ruas Presidente Nereu Ramos com acesso das ruas José Zortéa e a Ernesto Hachmann, pois o sinal abre e fecha num piscar de olhos, porém, a Wanda Mayer sequer tem sinaleira para se guiar. Outra dificuldade é ao sair da ponte e entrar na José Zortéa, também da ponte e da Ernesto Hachmannn sentido a Rua Wanda Mayer, outro obstáculo é se deslocar da Wanda Mayer na direção da Ernesto Hachmann. O pior é quando um caminhão vem da Nereu Ramos e quer fazer a curva à direita para poder entrar na José Zortéa, pois fizeram o estacionamento de motos colado na esquina, o que deveria ter uma distância mínima de cinco metros, inclusive, de outro lado fica os carros esperando a vez de passar. Outra improcedência, a faixa de pedestre está atrás do semáforo e o ônibus de transporte escolar para debaixo da sinaleira. Abreviando, aumentaram o grau dificuldade na circulação de veículos, fazendo-os perder muito tempo nos semáforos e percorrendo distancias maiores. Não podemos ficar naquela de acertos e erros, portanto, se faz necessário a atuação de um engenheiro viário.
ü Vários comércios estão se negando em aceitar cheque de terceiros, e sim, apenas do titular da conta corrente. Abrem exceção se a importância for ao valor da compra ou a devolução em dinheiro seja mínima. O comércio e a agência bancária acabam jogando a responsabilidade do cheque ao portador, exigindo que assine no verso da folha, apresente RG, coloque seu endereço residencial e de telefone. Todo e qualquer cheque é emitido contra o banco ou instituição financeira, sendo que o emitente deve ter fundos disponíveis em poder do sacado, pois a infração desses preceitos não prejudica a validade do título como cheque. Um e outro comércio vem colocando em descrédito e acaba desmoralizando quem paga com cheque de terceiros, exigindo o injustificado.
ü O TEMPO – um jornal de fato, hoje, sexta-feira, 03 de dezembro, está entrando para a sua milésima edição, apesar de certas injustiças, tentativas de mordaça e perseguições. Há 21 anos este Semanário cumpre com o seu papel de informar em nível regional, o que significa descrever, principalmente, a história boa de nossa gente e de nossa terra. A força da imprensa escrita continua em evidência, inclusive, no entra e sai de homens públicos no poder O TEMPÓ continua servindo de porta-voz da sociedade, doa a quem doer.
ü No site http://www.ecopisos.net informa que as calçadas devem ter superfície regular, contínua, firme e antiderrapante, executados sem mudanças abruptas de nível ou inclinações que dificultem a circulação dos pedestres. As rampas para acesso de veículos ou demais nivelamentos entre a calçada e a edificação deverão ser acomodados na parte interna do terreno. Infelizmente, uma cadeira de rodas mede 60cm de largura e as calçadas além de serem estreitas, o cadeirante não tem como se locomover por causa da parede dos imóveis ou muros, já que colocam placas sobre o passeio, pois o espaço mínimo que precisaria para passar é de 80cm, sendo impossível passar por parte da Rua Dona Linda Santos sentido Calçadão.
ü É bom os cidadãos começarem a enxergar o que está acontecendo logo depois das eleições, sendo a disparada dos preços dos produtos alimentícios, dos combustíveis e até do gás de cozinha. Quem sabe, nova enxurrada de impostos pode surgir no novo governo federal, pois quando estão em campanha veem o povo, depois o que importa é arrecadação dos cofres públicos. Um exemplo que o cidadão não é nada, ao comprar um imóvel, caso deixar de pagar IPTU poderá ter o bem confiscado, portanto, compra e não é dono de seu próprio patrimônio.
ü Quem vem arrebentando é o CARIOCA PIZZAS, com a melhor pizza semi-pronta das cidades coirmãs, Capinzal e Ouro. Suas pizzas são muito práticas para assar, portanto, já vem em embalagem de alumínio para ir direto ao forno. Assar em forno a gás ou elétrico, na temperatura de 250º por 10 a 15 minutos e é só servir. Até os bares e lanchonetes estão comprando as pizzas semi-prontas da marca Carioca e fazendo rodízios de pizzas com retorno na certa. Encomendando a pizza semi-pronta não vai esfriar no caminho, pois você mesmo é quem vai assar em poucos minutos e saborear por mais tempo com excelente temperatura. Ligue com antecedência e peça já a sua, a qual é entregue em domicílio. Horário de Atendimento: De terça-feira a domingo, inclusive, feriados, a partir das 18h. Só R$ 25,99 – grátis dois refrigerantes. O que está esperando? DISK PIZZAS (49) 3555-2653 ou 9911-6779, em Capinzal.
ü Para os capinzalenses a abertura do Natal das Estrelas foi uma boa, com muitas luzes e decorações que fazem bem aos olhos, porém, para os ourenses, principalmente, dos altos do Loteamento Nossa Senhora dos Navegantes, mesmo na hora de descanso tiveram que ouvir às musicas e canções no volume altíssimo, ainda foi ensurdecedor os fogos de artifício. Se a festa é local, o som também deve ser restrito a área de realização do evento.
ü DADOS IBGE - 2010 - Primeiros resultados para o município de Capinzal. Total da população 20.771 habitantes, desses 10.236 são homens e 10.535 são mulheres, ainda 17.756 da população vive na área urbana e apenas 3.015 vive na área rural. O total de domicílios particulares são 8.098 e 7.025 domicílios particulares ocupados; 01 domicílios particulares não-ocupados fechados; 201 domicílios particulares não-ocupados vagos; 871 domicílios particulares não-ocupados vagos; 12 domicílios coletivos; 10 domicílios coletivos com morador; 02 domicílios coletivos sem morador. Fonte: IBGE, Primeiros Resultados do Censo 2010.
ü Espera-se que os estudantes que obterem a aprovação sem exame, que comemorarem o feito sem precisar correr entre os veículos, quando se atiram ovos, farinha e muito mais. Lembrem-se, que na guerra do trânsito o pedestre é mais frágil, portanto, no trânsito não é local para tanto. Quem estuda deve saber diferenciar o certo ou do errado, a menos que o aprendizado não vem sendo aproveitado.
Deixe seu comentário