logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 

 
ü     Na noite de quinta-feira, (04/11), alguém escreveu Lost nos muros, edificações e até num caminhão de uma loja de móveis. Pichação é o ato de escrever ou rabiscar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto, ruas ou monumentos, usando tinta em spray aerosol, dificilmente removível, estêncil ou mesmo rolo de tinta (http://pt.wikipedia.org). Se você realmente sabe ou desconfie quem é o autor da pichação e também por riscar carros e motos, denuncia e contribua para uma cidade limpa, ordeira e hospitaleira.
ü     Os municípios coirmãos, Capinzal e Ouro, ambos contam com os serviços de confecções de uniformes, agasalhos e camisetas, consequentemente, não precisa buscar fora o que tem aqui. Bom percentual de ourenses é bairrista, investem no comércio local, no entanto, uma entidade capinzalense prefere adquirir uniformes no município de Ouro do que valorizar empresas capinzalenses. O caminho de ida e volta da entidade é feito no trajeto em que se localiza a industrialização de uniformes, muito próximo fica a instituição da empresa, o que não justifica a contribuição de fazer o dinheiro gerado na comunidade circular fora do município.
ü     O Ministério da Saúde adverte da boca para fora: “Fumar e beber faz mal para a saúde”, no entanto, que tipo de incentivo dá para o cidadão sair do vício da bebida alcoólica? Quem pretendia deixar de beber cerveja, neste momento não é a melhor solução, levando em conta a com teor alcoólico ser mais barata e a sem álcool é bem cara, inclusive, são poucas as marcas disponíveis. A solução seria o governo diminuir ou isentar o imposto sobre a cerveja sem álcool, se realmente, pretende administrar para a coletividade e não pensar apenas na arrecadação dos cofres púbicos.
ü     O tempo passou e a lei da proibição vem colocando o país da condição de democrático na posição semelhante da ditadura, pois o bom senso deixa de existir, sendo levado em conta a dita burocracia. É proibido fumar em ambientes fechados, seja em repartições públicas e em outros ambientes, porém, deveriam sim, ensinar boas maneiras a certos cidadãos sem camisa em bares, lanchonetes. Virou mania tirar a camisa para mostrar a massa muscular, tatuagem e muito mais, como se fosse a primeira maravilha do mundo. A maior virtude de uma pessoa é ter senso de ridículo, pois não é um simples amuleto que lhe dará capacidade e credibilidade. Não se esconda atrás da marca da besta em seu corpo, levando em conta o poder da razão, isto, quando se age consciente e jamais pela emoção.    
ü     É uma falta de consideração com as pessoas no horário de pico do comércio, uns e outros lavando calçadas, vidraças e sacadas, forçando os pedestres e clientes saírem do passeio e passar a andar na rua. A água da sacada não pode e nem deve cair na calçada, o que é uma irregularidade contra o código de postura dos municípios, além, disto, acaba molhando os transeuntes.   
ü      “Capinzal não pode parar”. Este é o slogan do Plano 15, que tem o seguinte compromisso no Desenvolvimento da Saúde e Saneamento Básico: Construir novas unidades de saúde; Manter e melhorar o Plantão Médico 24 horas; Garantir a qualidade do transporte de pacientes com a renovação constante da frota; Aumentar o número de consultas em todas as unidades de saúde; Ampliar o número de consultas e exames especializados – de atendimento odontológico – de distribuição de medicamentos; Criar equipes interdisciplinares para atendimento nas estratégias de saúde da família e nas unidades de saúde do interior (psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e assistente social); Investir na aquisição de equipamentos modernos para a realização de exames especializados; Implantar o programa de terapias alternativas. Segundo o descrito no Plano de Trabalho da Frente Democrática Popular, essas propostas representam o conjunto de aspirações dos capinzalenses.
ü     Na quinta-feira à noite, 11 de novembro, o telefone público do Posto de Saúde não estava funcionando. Apesar da maioria dos cidadãos possuir telefone celular, o orelhão é fundamental em termos de economia, portanto, é um bem necessário o escritório de telefonia providenciar o conserto do aparelho telefônico, também cabe ao posto de saúde solicitar o benefício, caso contrário, não justifica o telefone público apenas ocupar espaço sem utilidade.     
ü     Em Capinzal os pontos turísticos que mais chamam a atenção é a Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, a Ponte Pênsil Padre Mathias Michellizza, a estrada de ferro com sua caixa d’água, a grandeza do antigo Cine Odete, os anos dourados do Ateneu Clube (inclusive com Baile de Debutantes), olarias, gruta do Colégio Mater Dolorum, Parque de Exposições Domingos Pellizzaro em seus dias de eventos, Bar do Cabeção no estilo de galpão, Museu Histórico de Capinzal, quedas de águas nos riachos das localidades do interior. É bom lembrar da Brasil Foods – BRF (Perdigão – na industrialização das aves), as cavernas do Avaí (localidade de Ricardópolis), a antiga edificação da Fábrica de Produtos Suínos – FPS (foi abatedouro de porcos e bovinos, industrializou banha, salame, copa, presunto e muito mais). As mais novas atrações: Sapataria Surdi (com trajes de gaúcho e apetrechos de montaria etc), também a Casa Artesanal de Antoninho Sartori (réplicas de edificações e utensílios que marcaram a história do município e de sua gente).   
ü     Talvez a secretaria de obra venha a ampliar as calçadas, quem sabe em meio metro, já que os passeios viraram um festival de placas de trânsito. O artigo 5º da Constituição Federal estabelece o que se convencionou a chamar de direito de ir e vir de todos os cidadãos brasileiros. Ou seja, qualquer pessoa, livre ou não de deficiência ou mobilidade reduzida, deve ter o direito de poder chegar facilmente a qualquer lugar. Além do show de placas sobre as calçadas, faltam ladrilhos nos passeios e o piso é cheio de afundamento (irregular). Recentemente, o ex-vereador Binde, sempre prestativo, desta vez socorreu uma senhora que caiu em frente do posto de saúde, por causa da calçada cheia de armadilha (ladrilho solto).
ü     O pequeno comércio (bar, lanchonete, mercearia e muito mais), praticamente, está com os dias contados, devido à alta carga tributária, pois quem trabalha tem pouco retorno financeiro, já os cofres públicos da união, estados e dos municípios ganham em cima do empresário. No Brasil é uma chuva de impostos, consequentemente, isto faz com que seja elevado o preço dos produtos e serviços, resultando no alto custo de vida num país que se diz celeiro do mundo. As autoridades brasileiras deveriam seguir o exemplo de outras nações, passando a subsidiar o preço dos combustíveis (gasolina, álcool, diesel, gás de cozinha), pois o povo já não agüenta mais tanto desembolso.
ü     O Paraguai está presente nos municípios coirmãos, apesar do Ministério da Saúde advertir que fumar faz mal a saúde. O cigarro importado, ou se preferir, contrabandeado do Paraguai é comercializado as claras em ambos as margens do rio, o que acaba lesando o comércio devidamente legalizado. Todo mundo precisa ganhar, mas neste caso, existe uma concorrência desleal e ilegal.
ü     Havíamos sugerido a construção de meio-fio na Rua Ernesto Hachmann, em toda a extensão, compreendendo, a Área de Lazer Arnaldo Favorito, no sentido de evitar que motoristas fizessem cavalo-de-pau e os motoqueiros deixassem de realizar manobras radicais, pois é visível o cascalho sendo amontoado devido ação dos cabeças de vento. Outra falta de boas maneiras e de respeito com o meio ambiente é produção de lixo (vasilhames de refrigerante – água mineral - bebidas alcoólicas – até preservativos) deixados na via pública. Agora com a nova opção de lazer e entretenimento, aumentou o acumulo de lixo e de abuso no trânsito.
ü     O cidadão paga, mas não devia arcar com despesas da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública – Cosip. Infelizmente, deu um problema de circuito no poste na segunda-feira, 08 de novembro, quando ficaram sem a iluminação pública, na quarta-feira à noite foi comunicado a Celesc que orientou que ligasse para a Secretaria de Obras da Prefeitura (comunicado na quinta-feira), porém, o problema foi solucionado na terça-feira, 16 de novembro, nove dias após o acontecido. O cidadão além de pagar o consumo da energia elétrica que consome, ainda desembolsa o custo da iluminação pública que deveria ser uma responsabilidade dos governos municipais, estaduais e do próprio federal, levando em conta fazer parte da segurança pública. Se não tem iluminação no poste, não podem cobrar todos os dias do mês.
ü     Uma super população de baratas pode ser vista à noite no cemitério municipal, as quais são transmissoras doenças, portanto, é bom e necessário combatê-las, para tanto, precisa de uma ação preventiva, já que a curativa nem sempre resolve o problema. Blattaria ou Blattodea é uma ordem de insetos cujos representantes são popularmente conhecidos como baratas. É um grupo cosmopolita, sendo que algumas espécies (menos de 1%) são consideradas como sinantrópicas. Dentre os principais problemas que as baratas podem ocasionar aos seres humanos está a atuação delas como vetores mecânicos de diversos patógenos (bactérias, fungos, protozoários, vermes e vírus). Fonte significado de Barata (http://pt.wikipedia.org) Foto no site de O TEMPO – um jornal de fato.
ü     Umas famílias conseguiram água tratada nos imóveis e outras ainda tentam o benefício. Enquanto seis ou mais famílias sofrem com a falta da rede de distribuição de água, em propriedade próxima os animais matam a sede com água tratada, apesar de ficar próximo do Rio do Peixe. Teve um período em que os moradores desassistidos puxavam água com balde do Rio do Peixe e ferviam para tomar. É um descaso em pleno século XXI cidadãos sendo privados de direitos básicos, a exemplo dos loteamentos irregulares e clandestinos, mas em tempo de política certas promessas são feitas, porém, em certos casos podem prometer a água e acabam dando o cano.  
ü     A infraestrutura do centro de Capinzal não comporta o grande número de comércio instalado em umas poucas e pequenas quadras. Quem saiu da minúscula área comercial se deu bem, a exemplo do Supermercado Dorini e demais empresas que se instalaram fora da minúscula área comercial, a exemplo da Agitec Informática, VF Instalações Elétricas e Hidráulicas. Deveriam adequar Capinzal a sua realidade, devido à falta de um planejamento urbano. Os motoristas de transportadoras cada vez que chegam em Capinzal para entregar produtos e mercadorias, falta local reservado para carga e descarga, e quando estacionam no lado da calçada, são repreendidos pelos policiais e podem ser multado, enquanto isto, os pintores de imóveis se apossam da via pública colocando faixas e estacas proibindo estacionar.
Anterior

É BOM SABER...

OURENSE COLA GRAU EM ORTODONTIA Próximo

OURENSE COLA GRAU EM ORTODONTIA

Deixe seu comentário