PREFEITURA DE PIRATUBA INAUGURA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DE RUAS ALPES E SUÍÇA |
Ligeirinho
Fique por dentro
ü O grande incentivador do abraço da paz continua sendo o juíz de direito Alexandre Dittrich Buhr (o qual passou a pertencer a Comarca de Joaçaba), sendo motivador de duas edições e está colaborando para a realização do próximo. O primeiro abraço da paz ocorreu na sexta-feira, 05/10/2007, às 9h, no entanto, em 2009 deixou de ser promovido, já o segundo ocorreu na sexta-feira, 10 de outubro de 2008, às 8h. O terceiro era para ser realizado na quinta-feira, dia 07 de outubro, a partir das 08h, transferida a data devido à manifestação de chuva, sendo tudo programado para 28 do corrente mês. O Abraço pela Paz envolve a população de Ouro e Capinzal que irão se concentrar nas cabeceiras das pontes Pênsil Padre Mathias Michellizza e Irineu Bornhausen. Esperamos que desta vez não tenha nenhum imprevisto, pois na última realização os bombeiros tiveram de tirar das águas do Rio do Peixe uma senhora que se jogou de cima da ponte, por sorte foi resgatada com vida.
ü Temos diversas operadoras de telefonia celular em Capinzal, porém, a cobertura do sinal é restrita, ou seja, de pouca abrangência. A parte baixa do Loteamento João Evangelista Parizzotto e a própria Serp deveriam ser beneficiados com sinal de celular, já que nestes locais existe grande concentração de pessoas, levando em conta a telefonia ser uma ferramenta de comunicação. Quem consegue falar no celular próximo da Serp, o sinal é do Rio Grande do Sul, portanto, é uma limpa nos créditos.
ü Parabenizamos as entidades que estão tentando amenizar os problemas sociais de nosso município, para tanto, lideram a construção de casas populares e reformas de muitas, também realizam campanhas para arrecadar móveis, eletrodomésticos, roupas, calçados e até alimentação. Talvez o poder público e as entidades sociais não sabem que no Loteamento Santa Maria tem uma família que ainda toma banho de mangueira, devido à falta de um banheiro. O TEMPO – um jornal de fato, os postos de combustíveis e moradores do centro da cidade lhe cedem o banheiro para que possa tomar banho. Esse é um problema fácil de ser solucionado, principalmente, se estão levando realmente a sério o saneamento básico.
ü Motoqueiros (homens e mulheres), também certos motoristas estão se queixando do transporte coletivo, pois deixam de respeitar a preferência de quem vem atrás e acabam cortando aqueles que vão tentar passar. Talvez ajam desta maneira apressada pelo fato da dificuldade da livre circulação de veículos, principalmente, devido às ruas serem estreitas, as quais estão espremidas pelo comércio e residências.
ü Nos últimos tempos o grande nome da política catarinense se chama Luiz Henrique da Silveira, Bacharel em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1965, foi deputado estadual e federal, também exerceu a função de presidente nacional do PMDB, de prefeito de Joinville e governador de Santa Catarina por dois mandatos consecutivos ao vencer Esperidião Amin. Agora terá pela frente oito anos de mandato de senador, eleito com 1.784.019 votos, ainda ajudou a eleger o governador Raimundo Colombo e Paulo Bauer também para o senado. LHS realmente é o homem forte de Santa Catarina, o qual fez muito por Capinzal, a exemplo da construção do novo prédio da Escola Belisário Pena, pavimentação da SC-458 Capinzal / Zortéa / Campos Novos, recapeamento do asfalto do vizinho município de Ouro, passando por Lacerdópolis até Joaçaba.
ü Infelizmente, sua família reside num determinado município e o filho acaba nascendo em outro centro, portanto, é registrado no hospital em que veio ao mundo, dois a três dias depois vai para casa sem ter um vínculo verdadeiro com o local que passou a ser natural. Tudo bem, o registro pode ser feito no hospital quando nasce o bebê, mas bem poderia ser colocado onde vai morar depois de receber a luz na casa hospitalar. Ações como essa tiram em parte a história de certas comunidades, pois muitos viveram a vida toda num município e porque apenas nasceram em outro município, tem a naturalidade como fosse um cidadão de fora.
ü A Comarca de Capinzal mais uma vez desperdiçou a oportunidade de pelo menos tentar eleger um candidato a deputado estadual, pois foi apresentado dois, sendo Cesar Antonio Valduga pelo PCdoB e Jhonatan Spricigo do Partido Verde. Spricigo em Piratuba apenas ficou atrás na votação dos candidatos a reeleição, Titon e Sopelsa, então veio em terceiro lugar com 263 (7,40%). Valduga em Capinzal ficou apenas atrás de Titon (5.640 votos = 46,15%), na segunda posição o capinzalense recebeu 836 votos (6,84%). Os municípios da Comarca de Capinzal deveriam seguir o exemplo de Concórdia, atuando de forma bairrista conseguiram eleger os seus candidatos, reelegendo para deputado estadual Moacir Sopelsa (PMDB) e novamente elegeu para estadual Neodir Saretta – PT (ex-deputado e ex-prefeito), ainda reelegeu para deputado federal Odacir Zonta (PP), inclusive, reelegeu Narcizo Luiz Parisotto (PTB).
ü Na cidade é um festival de ruas esburacadas, muitas delas foram cavadas por causa da distribuição de água da autarquia, outros buracos são provenientes do nivelamento das bocas-de-lobo estarem fora de padrão. Muitas das bocas-de-lobo podem provocar acidentes de trânsito, devido a sua profundidade. É fácil de solucionar o problema, basta passar a fazer um serviço de adequação da cidade, numa desta, aproveitar o programa de saneamento básico que está para ser colocado em prática. Um município e também uma comarca só é forte realmente, se tiver representação política, caso contrário, não tem como remar contra a correnteza.
ü A Ação Social da Brasil Foods – BRF ajuda os cidadãos a voltar a ter perspectiva de vida, neste caso, os menos favorecidos do Município, com atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, cultura, educação, lazer e esportes. Os serviços prestados vão desde exames médicos até corte de cabelo, emissão de documentos e apresentações artísticas. Realmente é bater e valer, o que seria de Capinzal e de tantos outros municípios mais sem a força de geração de trabalho e renda da BRF, ou em outras palavras, a Perdigão? Dia 20 de novembro, sábado, a Ação Social BRF será realizado no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, numa parceria da Brasl Foods, Prefeitura de Capinzal e Sesi, ainda de entidades representativas.
ü Quem diria, os brasileiros esperavam uma decisão cabível e aceitável do Supremo Tribunal Federal (STF), no entanto, a confiança nos ministros foi frustrada, já que a votação da Ficha Limpa terminou empatada e deixaram de decidir sua validade. Será que foi por influência de alguém ou receio do povo? Foram 13 horas de debate, ou quem sabe, tentativa de enrolar, com votação de 5 a 5, então frustrou um acordo, o que manteve a vigência da lei para este ano, consequentemente, tirou a candidatura de vários candidatos da disputa do pleito eleitoral, por considerá-los ficha suja. O vigor da ficha limpa está contra a legislação brasileira, pois as leis criadas e alteradas, devem valer para o próximo ano e não no em curso.
ü Se virou moda a vontade popular e o voto de cabresto, não tem como tentarem invalidar a candidatura de Tiririca que recebeu mais de 1 milhão de votos válidos (1.312.125) para deputado federal por São Paulo, mantendo a posição de mais votado no Estado para o cargo. Essa votação é mais do que o dobro dos votos do segundo candidato mais votado. Tiririca é acusado de crime de falsidade ideológica por supostamente ter seu registro de candidatura escrito por terceiros. O humorista é suspeito ainda de não ser alfabetizado, e a legislação eleitoral proíbe que analfabetos sejam votados. Isto sim é subestimar a inteligência das pessoas, mesmo que seja lei, pois no passado tivemos como presidente um poliglota e agora temos um que no início era o humilde metalúrgico e sindicalista que passou a conduzir os destinos do país, com certa competência, é claro. Primeiro a justiça eleitoral deveria definir o problema dos documentos necessários para apresentar no dia da votação e por fim, ter uma definição se a lei da Ficha Limpa tinha ou não validade para 2010. Se é certo ou não, Francisco Everardo Oliveira Silva (PR), o Tiririca, é campeão de votos para deputado federal em São Paulo e em todo o Brasil, isto sim é sinônimo de competência e da vontade popular.
ü Nosso Município chegou a ser denominado de capital catarinense da Festa do Milho, pois até realizou a primeira edição. Também foi considerada a capital catarinense do Chester, porém, nos últimos anos só perdemos e deixamos de ter algum título de distinção. Na Rua Pres. Nereu Ramos passa catador de papel e de outros recicláveis levando o melhor e deixando espalhado o inservível, consequentemente, alguns moradores sugerem que a cidade seja a capital do lixo, principalmente, por faltar lixeiras, colocação certa e uma destinação correta do lixo.
ü No último sábado, o plantão médico, quem sabe, bateu o recorde de atendimentos, no entanto, o pessoal teve de ter paciência até chegar a sua vez. O hospital talvez não esteja preparado para atender imprevistos, a exemplo de acidentado no trânsito ou outro caso levado pelos bombeiros, então aqueles que estão esperando acabam até desistindo devido à demora. Outra questão, segundo as informações, a Benzetacil pode ser comprada em farmácias, mas não pode lá ser aplicada, e sim, nos hospitais. Cidadão, no último sábado, na primeira vez desistiu de esperar, pois eram dezenas de pessoas na frente, horas depois voltou a casa hospitalar e foi atendido, porém, o médico receitou uma benzetacil, então comprou na farmácia e voltou ao hospital onde pagou R$ 7,00 para que aplicassem a intra muscular de suspensão injetável, no entanto, teve de esperar quase duas horas para que uma enfermeira estivesse disponível, além disto, passou mal e foi socorrido por terceiros na sala de espera, pois os profissionais não perceberam a reação e gravidade. E se o caso fosse de vida ou morte, o que fariam? Se a procura é maior que os serviços prestados, o quadro funcional também deve aumentar.
ü Senhora diz que alguém lhe agrediu fisicamente e verbalmente em plena área central da cidade, porém, terceiros têm medo de testemunhar em seu favor. O suposto agressor, conforme ela, o mesmo alegou divida pendente e por isto tirou satisfação, porém, o valentão talvez não tenha nada que cobrar da vítima, pois a cidadã numa desta jamais deve alguma coisa para ele. Se isto realmente aconteceu, a justiça deve ser feita.
ü Quem pretende passar por Treze Tílias em dias de festa, deve ter muita paciência, pois trancam a passagem pelo centro da cidade e lentamente os veículos devem fazer um longo trajeto para sair logo à frente. Será que é o único local que existe para festejo ou falta criatividade para deixar o livre trânsito fluir?
Deixe seu comentário