logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 

 
ü     Enquanto as melhorias não acontecem na Área de Lazer Arnaldo Favorito, a maioria do pessoal que frequenta apenas faz as caminhadas e outros aproveitam para outras atividades físicas. Muitos que andam pelo acostamento da Rua Ernesto Hachmann e também junto da estrada de ferro, mediações da Área de Lazer, aproveitando para pegar na árvore e saborear as amorinhas, em outras épocas a bergamota, nozes e figo, inclusive, podem admirar os pássaros de diversas espécies. Espera-se que implantem a academia à céu aberto e o galpão tão comentado, ainda façam as melhorias das quadras e campos.
ü     Dizem que os partidos elegeram este ou aquele candidato, no entanto, não querem lembrar que a maioria dos cidadãos não são filiados em siglas partidárias e nem dependem da política para viver. Como as pesquisas servem para induzir os eleitores que se deixam levar, onde um percentual prefere não perder o voto, então vota em quem está na frente, porém, os cidadãos conscientes contrariaram as pesquisas e elegeram candidatos em primeiro turno e levaram outros para o segundo turno. Não devemos ir conforme o vento, e sim, devemos ter uma opinião, já que muitos partidos perderam a sua ideologia.
ü     Concórdia novamente deu exemplo ao eleger candidatos concordienses, reelegendo para deputado estadual Moacir Sopelsa (PMDB) e novamente elegeu para estadual Neodir Saretta – PT (ex-deputado e ex-prefeito), ainda reelegeu para deputado federal Odacir Zonta (PP), inclusive, reelegeu Narcizo Luiz Parisotto (PTB). Já Capinzal deixou de eleger o seu único representante, filho desta terra, Cesar Valduga pelo PCdoB, além disto, o candidato teve suas placas depredadas e a propaganda eleitoral tirada do carro no dia das eleições, mesmo estando longe seção eleitoral. Concórdia é bairrista, portanto, elegeram seus candidatos, porém, Capinzal preferiu dar o voto de confiança aos políticos da região e de outros centros distantes. Sobre a depredação das placas de Valduga, mais informações no site de O TEMPO – um jornal de fato, nesta mesma coluna.
ü     Fala-se muito em segurança e se faz tão pouco em termos de prevenção. Prova disto foram vários cofres roubados e carregados, diversos televisores e inúmeros eletrodomésticos transportados pelas ruas resultado de furto, porém, não se tem solução e apenas a justificativa de estar investigando. Seria uma boa iniciativa o poder público começar a doar câmera de monitoramento, também às agências bancárias, inclusive as entidades representativas (Acirp, Ampeco, CDL), até o Ministério Público poderia solicitar alguma da Secretaria de Segurança Pública, o que serviria de ação preventiva para inibir as tentativas de malfeitores.         
ü     Infelizmente, a família da menina desaparecida tinha esperança de receber a notícia que ela estava viva e em alguma região do estado e até do país, no entanto, o sumiço da jovem foi resultado da violência humana. Enquanto a polícia não tinha uma posição sobre o caso, os pais da menina e os vizinhos continuavam procurando até encontrar o corpo, o que foi possível depois de três meses, a qual estava enterrada entre as raízes de uma árvore, distante uns dois quilômetros da casa onde ela e a família moravam. O corpo estava à distância de 150 metros da estrada de onde ela desapareceu na quinta-feira, 17 de junho. Primeiro localizaram a bicicleta na sexta-feira, 01 de outubro, e por fim, encontraram o corpo. Os grandes investigadores foram os familiares e vizinhos da jovem vítima da crueldade, consequentemente, voltaram ao cenário do crime apesar de não conseguirem anteriormente esclarecer o fato, sendo as policias civis, militares, Ambiental, bombeiros e técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP), no sentido de buscar informações. Agora só resta uma medida curativa, pois apenas a preventiva ajudaria a evitar essa perda irreparável.
ü     As eleições para eleger e reeleger os deputados estaduais e federais já passou, então, agora os eleitores devem acompanhar o trabalho destes parlamentares em prol do estado e principalmente de seu município e região. Não basta votar e cruzar os braços, e sim, devemos exigir ação na busca de recursos e criar leis em prol do coletivo. Lembre-se cidadão, política não é futebol para ter paixão por partido, coligação e candidato, pois não podemos pensar que apenas este ou aquele nome existe, o qual poderá estar recebendo muitos votos e fazendo pouco ou quase nada pelo seu município.
ü     A tríplice aliança ajudou a eleger Raimundo Colombo para governador de Santa Catarina, mas o grande responsável por isto se chama os eleitores sem partido, ou seja, a maioria dos cidadãos não tem vínculo com partido ou coligação, prova disto, estes deixaram até certas pesquisas para trás. Existem diversas maneiras de se fazer política, atuando dentro dela e também dependendo de quem está fora, os eleitores conscientes por manter ou renovar o cenário político. Espera-se que nas eleições municipais o cidadão vote por si próprio, sem se deixar influenciar por vantagens pessoais e por falsas promessas, inclusive, tenha o poder de manter ou renovar os nomes dentro da Prefeitura e das Câmaras Municipais.
ü     Um encantamento teve nestas eleições calmas de Capinzal, foi a Escola de Educação Básica Belisário Pena, acessível a todos os tipos de eleitores, ou seja, com acesso aos cidadãos normais fisicamente, aos portadores de alguma deficiência e aqueles de muletas e bengalas. Chamávamos a escola de grupo, agora o prédio novo é um excelente educandário em termos de edificação física e como sempre um exemplo em disciplina aplicada, tendo como líder o diretor Neivo Ceigol. A obra do prédio foi uma das ações de LHS, ex-governador e atual senador.   
ü     Parabéns ao Secretário de Obras por solicitar da empresa prestadora de serviços de construção da pavimentação asfáltica que recoloque adequadamente as bocas-de-lobo no Loteamento João Evangelista Parizzotto, sendo que umas estão bem niveladas na rua e outras até parecem um buraco ou cratera na pista de rolamentos. Essa ação evitará problemas de desalinhamento dos carros, em termos de geometria e balanceamento, pois cada vez que a roda cai dentro destas ditas bocas-de-lobo o prejuízo fica aos motoristas pegos de surpresa no que deveria ser um direito de livre trânsito sem obstáculos. Para melhor informação, acesse o site de O TEMPO – um jornal de fato, nesta mesma coluna.      
ü     Muitos moradores da localidade de Lindemberg, município de Capinzal estão pedindo uma solução da Ong (protetora dos animais) ou da própria Prefeitura através de seus departamentos responsáveis, devido ao grande número de cachorros soltos na comunidade, onde muitos deles estão matando as criações nas propriedades rurais. Uma parte dos cachorros são criados soltos e outros são largados na localidade por gente da cidade. O pessoal pede uma atitude cabível e aceitável, na tentativa de solucionar ou amenizar o problema, porém, sem sacrifício dos cachorros, e sim, que os donos se responsabilizem pelos mesmos.   
ü     A política no país de certa forma está desacreditada, principalmente, pelo elevado custo de vida, pois sequer um assalariado pode viver bem, apenas dá para sobreviver. Dentro dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: O Salário mínimo deve ser capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo. O operário consome seu misero salário com gás de cozinha, tarifas de água e energia elétrica, e se paga aluguel fica inviabilizado financeiramente. Outro absurdo é o preço dos combustíveis elevados demais, pois não justifica carro bicombustível tendo de usar apenas gasolina. É por isto e muito mais que estão elegendo quem não entende de política, a exemplo de humorista, jogadores de futebol dentre outros, o que significa dizer voto de protesto e também de simpatia ao candidato.      
ü     Notável a Acirp aceitar a sugestão e por reivindicar ações do poder público, no tocante a qualidade de recapagem dos asfaltos em nível regional, a exemplo da questão de segurança e educação. Também pediram através de cartilha que tem voz única elaborada com as ideias das associações de abrangência estadual através da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, sendo o anel viário para Ouro e Capinzal, e asfaltamento Ouro a Jaborá. O TEMPO – um jornal de fato não é entidade representativa, mas há muito tempo vem servindo como voz do povo, portanto, inúmeras vez sugeriu o anel viário (tirar o fluxo de veículos do centro da cidade) e um contorno viário (circulação dos carros por uma ponte e retorno por outra ponte). Quanto ao problema de falta de vaga, isto se deve à aglomeração do comércio em umas poucas e pequenas quadras, a exemplo de agências bancárias, casa lotérica, prefeitura – fórum - hospitais, farmácias, cartórios, auto-escolas, entidades representativas, enfim, todos sem estrutura para receber os munícipes, pois não disponibilizam de estacionamento privado e sequer de garagens para tanto. Por isto se faz necessário incentivar a expansão do comércio, fazendo surgir uma cidade nova (planejada) já que a cidade baixa servia muito bem para a Maria Fumaça que tinha de matar a sede com a água do Rio do Peixe. 
ü     Quem esteve novamente visitando os capinzalenses foi Olrich Fristche (PDT), ex vice-prefeito de Capinzal, quando o prefeito era o inesquecível Irineu José Maestri (PMDB), de 1989 a 1992. De certa forma, ficou uma lacuna na política de Capinzal, com o adeus do então Prefeito Irineu e pelo fato de Olrich passar a residir em Brasília (DF). Irineu realizava muito com pouca arrecadação, além disto, como bom administrador não fazia empréstimos, através de planejamento construía obras com recursos próprios dos cofres municipais. Já Olrich quando assumiu de Prefeito, em apenas um mês construiu 30 casas populares e valorizou os funcionários públicos com reajustes salariais. Quem sabe, Olrich e o sindicalista possam compor uma chapa de pré-candidatos concorrendo à chapa majoritária de Capinzal, pois ambos têm apoio de muitos, numa desta, enfrentando quem sabe o atual governante, o qual é ficha limpa e está credenciado à reeleição, podendo totalizar 16 anos de governo do PMDB, caso passem pela dupla mais popular da cidade. 
TRADICIONALISTA Anterior

TRADICIONALISTA

TERCEIRO ANIVERSÁRIO DE ELOÍSA Próximo

TERCEIRO ANIVERSÁRIO DE ELOÍSA

Deixe seu comentário