Ligeirinho
Fique por dentro
ü Foi retirada a lombada eletrônica, inclusive os pardais e também o termômetro com relógio digital. Se a ordem é economizar, então numa desta poderia deixar de pagar aluguel para a Secretaria de Agricultura, Procon, Junta de Serviço Militar e ao Procon. Imóveis públicos estão vazios, onde funcionava a Biblioteca Pública e a escola de música. Isto é uma sugestão e um bem necessário.
ü Há 25 anos foi responsável por cuidar de determinada prestação de serviços, é claro que adquiriu experiência e poderia continuar representando o negócio. Mas as coisas não são bem assim, pois alguém que se coloca como verdadeiro economista derrubou aquela que tinha poder legado para poder decidir, consequentemente, o contrato deixou de ser feito no município e os cem por cento passaram a ser cobrados por centro de fora, o que faz com que o dinheiro arrecadado na comunidade passe a circular fora do mesmo.
ü Empresário quem sabe vem agindo de má fé, ou seja, pega gente para trabalhar, no entanto, nem chega assinar a carteira de trabalho e dias depois dá a conta. Este numa desta vem cometendo crime de irresponsabilidade empregatícia, o que é possível de denunciar e pedir uma ação em socorro aos cidadãos que podem estar sendo usados como cobaias em benefício de alguém que talvez esteja se achando esperto.
ü No lançamento da Festa do Leitão de Ouro, o prefeito chamou a atenção de todos pela sinceridade e grandeza em saber reconhecer o trabalho do ex-chefe do executivo municipal, Sérgio Durigon. Lembrou Neri que o grande responsável pela realização da tradicional festa foi Durigon pelas suas grandes ideias, inclusive, disse que trabalhou oito anos junto e aprendeu muito, ainda informou que demorou em fazer esse pronunciamento por falta de oportunidade. O evento vem dando certo também pelo trabalho da comunidade e participação do povo ourense, também de Lacerdópolis, Capinzal, Zortéa e de toda a região. Parabéns Neri pela sinceridade e valorização das pessoas, inclusive, por saber aceitar as críticas construtivas e com fundamento.
ü Música ao vivo é semelhante ao som ambiente, basta saber controlar o volume. Há anos estivemos no ato inaugural do shopping em Piratuba, quando presenciamos o verdadeiro som ambiente, restrito ao local, inclusive, os convidados falavam normalmente, já em certas lanchonetes muitos deixam de dialogar e passam a gritar ao invés de falar, o que pode perturbar o sossego público.
ü A Lei da Ficha Limpa é em parte contrária a legislação vigente, confirmando o que descrevemos em edições anteriores, já que todo ato legal criado num período só pode vigorar no ano seguinte. Mesmo que essa seja a vontade do povo, em primeiro lugar devem levar em conta a legislação, ou então rasguem e coloquem no lixo a carta magna, já que se deixam influenciar quem sabe pela perda do poder. No site das eleições, no uol, “Impasse no Supremo adia novamente decisão sobre Lei da Ficha Limpa”. Será que foi impasse ou caso pensado e planejado? Foram 11 horas de sessão, o julgamento sobre a Lei da Ficha Limpa no STF (Supremo Tribunal Federal) ficou empatado, cinco votos favoráveis e cinco contrários à aplicação imediata da norma já nas eleições de 2010. A Corte decidiu adiar na sexta-feira (24) a decisão final, portanto, com o empate a decisão é suspensa. Toda essa bagunça é justificada pela falta de um ministro, porém, se é para ficar sem uma definição, não justifica a existência do STF, pelo menos neste caso.
ü A campanha educativa “Diga não á poluição visual”, impede a fixação de cartazes e anúncios em espaços públicos, especialmente em abrigos de passageiros, já que é proibido pelo Código de Posturas Municipais. Cidade limpa! Povo culto! A maior poluição visual está acontecendo no atual pleito eleitoral, com inúmeras placas colocadas na frente de placas de trânsito, sendo um dos exemplos no início da serra com imagens de candidatos pertencentes aos partidos e coligações.
ü Estamos na reta final do pleito eleitoral 2010, onde iremos decidir quem continuará no poder e quais serão os nossos novos representantes nos cargos de presidente da República, na função de governador, senador, deputado estadual e federal, portanto, é primordial que os cidadãos realmente saibam votar e não se deixem levar por falsas promessas de candidatos, partidos e coligações, inclusive, política não pode ser confundida com a paixão nacional: futebol. A Comarca de Capinzal tem dois candidatos para deputado estadual, sendo um capinzalense e outro piratubense, os demais são da região. Bons políticos devem ser mantidos, já aqueles que pouco ou quase nada fizeram, estes devem dar a vez aos novos políticos, para tanto, vote consciente e exija trabalho daquele que você deu o voto de confiança.
ü Muitos foram surpreendidos por um cidadão andando pela rua de camisa e calçado, porém, sem causa e cueca. Homens e mulheres viram cedo o desfile, quando alguém conseguiu evitar que o peladão fosse mais longe, exigindo que voltasse de onde saiu nu. Imagine a cena, nos passos largos e a morro abaixo acabou provocando espanto e até risos inevitáveis.
ü Extensa programação foi desenvolvida na Semana do Trânsito em Capinzal, comdiversas atividades educativas, no sentido de orientar motoristas e pedestres. Uma peça teatral versando sobre a segurança no trânsito, apresentada por um grupo de Florianópolis foi apresentada sem cobrança de ingresso para o público em geral. Sabemos da importância e o excelente trabalho realizado pela guarnição do corpo de bombeiros, no entanto, poderia fazer a simulação do resgate de vítimas de acidentes e de primeiros socorros apenas no calçadão, sem impedir o livre trânsito no cruzamento das ruas Rua de Novembro, Carmelo Zócoli, o que contribuiu por engarrafamento nas mediações, principalmente, nos semáforos onde o sinal abria e fechava sem poder solucionar o problema gerado aos carros.
ü Ainda bem que existe a exigência para fazer a Carteira de Trabalho, a onde para ser fotografado é necessário o homem estar sem brinco e sem colar, não pode cabelo comprido e deve estar penteado. A mulher não pode estar de blusa decotada, colares, brincos extravagantes e outros. Concordamos com certa liberdade, mas em certos casos a boa postura se faz necessário.
ü O cidadão Valdecir Saretta demonstrou que realmente dá parcelas de contribuição para o social de Capinzal e da região. Saretta é professor de educação física e também da arte marcial de Karatê, o qual dá aulas no município de Ouro, também em Zortéa e em outros municípios. Outra virtude sua, é saber organizar eventos, comprovado no último sábado, quando coordenou o primeiro encontro de casais da Igreja Batista Independente, tendo grande colaboração de sua esposa (Rosemari) e do pastor Luis Prando, sendo coroada de êxito a programação desenvolvida com palestra, tendo o tema “A linguagem do Amor”, posterior, foi servido café colonial oferecido pela Igreja.
ü Por um longo período culpavam certo cidadão por todos os roubos, e agora, quem é o culpado pela limpeza e arrastões na cidade? Falam muito em segurança, mas se faz pouco. O que não podem é achar que todos são infratores, e sim, precisa de uma ação cabível e aceitável. Desta vez a vítima foi uma das lojas que mais vende em Capinzal e região, Magazine Luiza, tendo arrombada a porta da frente, na madrugada desta terça-feira, onde na maior tranquilidade os malfeitores levaram televisores, notebooks e demais eletrodomésticos. Comprometeram em parte a promoção realizada, apesar do prejuízo deixado para a loja. Alarme e vigilantes noturnos quem sabe passaram batido, já moradores próximos comunicaram o caso a Policia, porém, os ladrões tiveram tempo suficiente para fugir em dois carros, inclusive, até deixaram um televisor na calçada, quem sabe, por falta de espaço. Este é um roubo de grande proporção que visa lucratividade ilícita, já os pequenos furtos têm certo vinculo com a dependência de drogas (substâncias químicas).
ü Uma cidadã pede para que as autoridades competentes tomem uma providência urgente sobre o volume das caixas de som em certas lojas, assim se expressando: “Nós na condição de moradores não somos obrigados a ouvir porcaria de música o dia todo”. Também informa que na Rua Narciso Barison as pessoas têm de andar no meio da rua, porque a calçada virou depósito de lixo. Acha uma vergonha gente que participa de Ong saindo com animais domésticos e deixam fazer necessidades em frente da casa dos outros. Indignada diz que determinado homem público talvez nada faz pelo povo, de carro novo anda de óculos escuros quem sabe para não enxergar os problemas da sociedade, talvez só pense em festas e bem-estar atlético. Para ela, isto é pouco levando os problemas sociais do município. Quanto às vagas de estacionamento para farmácias e hospitais, essas não são respeitadas, deixando tem uns e outros que deixam o carro nestes locais para poderem fazer compras em outros tipos de comércios.
ü Na última semana que passou, um cidadão fez um ato heróico, ao correr a pé atrás de alguém que tentou dar o tapa no caixa de um estabelecimento comercial, pois a funcionária gritou e o açougueiro alcançou na rua o jovem ladrão. Essa é uma ação não recomendável, pois se este tivesse armado o herói estaria sete palmos debaixo da terra ou com sequelas profundas. Se a tentativa foi frustrada, apenas comunique à polícia para que a mesma faça a sua parte.
ü As secretárias de obras têm funcionários públicos para prestar serviços gerais, a exemplo da construção de calçamento, calçadas, casas populares, pontes, para fazer a limpeza urbana (garis, margaridas), também de roçadas, capinadas, pintura, enfim, carpinteiros, pedreiros, serventes e auxiliares. Infelizmente, numa desta, acabam deixando os funcionários sem fazer quase nada e ficam recebendo um modesto salário, consequentemente, surgem às empresas terceirizadas fazendo o que poderia sair mais em conta se fosse usada a mão-de-obra pública. É praticamente uma calamidade pública os passeios, principalmente, no centro da cidade esburacado e muitos sem ladrilhos, o que vem resultando em tombos de cidadãos jovens e idosos. Se as pessoas que enxergam e estão em perfeito estado físico vem caindo, dirá então os portadores de deficiência os problemas que enfrentam no seu livre direito de ir e vir em segurança.
Deixe seu comentário