logo RCN

LIGEIRINHO

Fique por dentro

 A área residencial de Capinzal aos poucos vem se transformando em um ponto comercial. Na cidade baixa as ruas e calçadas são estreitas demais, o que dificulta a locomoção dos pedestres e do livre trânsito de veículos, principalmente de carros. Infelizmente, falta um planejamento da cidade, no entanto, o comodismo por parte de alguns empresários faz com que esperem fechar um tipo comércio para abrir outro no mesmo lugar, na minúscula área comercial. Caso expandissem o comércio em geral para outras áreas, ainda fizessem o contorno e o anel viário, certamente se solucionaria o problema da livre circulação de veículos. Ouro por exemplo, às três principais ruas da cidade: Felipe Schmidt, Presidente Kennedy e a Senador Pinheiro Machado possibilitam estacionar de ambos os lados, no sentido horizontal, sem precisar apelar para o vertical.
 Deveriam os vereadores criar uma lei visando evitar ruínas no Município, ou seja, dizer um basta aos casebres caindo aos pedaços. Também é bom incentivar que casas vazias possam ser ocupadas, pois existem umas que jamais foram habitadas, outras que os moradores foram embora há muito tempo e a residência permanece fechada, quem sabe servindo de moradia para insetos e outras pragas. Se o déficit habitacional é grande, essa seria uma colaboração aos munícipes sem um teto próprio, pelo menos para poder morar melhor.
 Voltando ao famoso piscinão, onde constatamos que através de bomba de sucção estão retirando às águas pluviais (decorrente das chuvas), porém, não conseguem secar o local. Será que Capinzal está de portas fechadas para a Dengue? Levando em conta o piscinão estar bem no centro da cidade, porém, não tem como mais fingir que o problema não existe. Como a imprensa é a porta-voz do povo, a comunidade pede uma solução cabível e aceitável dos poderes devidamente constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário) ou será que é preciso de um baixo assinado ou manifestação pacífica da comunidade para se tomar uma atitude? Acesse site de O TEMPO e constate o visual do piscinão no “coração” da cidade.
 Hoje os tempos são outros, pois no passado os rapazes corriam atrás das moças, hoje em muitos casos são elas que atacam. No passado o dia do sofá era na quarta-feira, agora é todos os dias, porém, deixaram de namorar na sala e partiram pro quarto. Antigamente, os jovens não levavam a namorada ou namorado para a cama em sua casa, agora se colocam como casal e ainda acham ruim se alguém contestar. Quem tem filho homem, a preocupação é menor, já os pais de garotas devem pedir juízo para não ter de ouvir a seguinte frase: “Segure suas cabras, pois os meus bodes estão soltos”.
 O eleitorado da capital de Santa Catarina, Florianópolis, terá um percentual de 6,943% dentro do número total de eleitores do estado nas Eleições 2010, um aumento de 0,12% em comparação ao percentual de 6,935% no pleito de 2008. Já o percentual de eleitores do interior caiu de 93,065% para 93,057%. O quadro nacional de 2010, as capitais perderam 459.319 eleitores, enquanto o interior ganhou 5 milhões, 591 mil e 284 votantes. O eleitorado na capital de SC subiu 4,37% em relação a 2008, passando de 301.967 para 315.164 eleitores. Nos 292 municípios do interior, o eleitorado aumentou 4,23%, indo de 4.052.228 para 4.223.817 pessoas. Na média de todo o estado, o crescimento foi de 4,24% - foram 4.354.195 eleitores em 2008 e agora serão 4.538.981. Fonte (http://www.tre-sc.gov.br). Esse é o percentual de ganho e perda, agora resta saber se o cidadão realmente sabe votar ou é influenciado por pesquisa e falsas propostas de trabalho.
 Somos contra quebra-molas e também desfavoráveis as lombadas eletrônicas em locais indevidos, inclusive, detestamos semáforos sem sinal para pedestres. Parabenizamos a iniciativa Administração Municipal de Ouro em implantar e manter dois pardais, um próximo da Academia a céu aberto e outro em frente da escola do Parque Jardim e Ouro, em termos de proporcionar segurança. O que falta em ambos os pontos, é pintar no solo faixas de estimulo de redução de velocidade e colocar mais placas advertindo para o sistema de vigilância eletrônica.
 O Código Eleitoral determina que a partir de sábado (18 de setembro), 15 dias para as eleições gerais deste ano, nenhum candidato que concorre ao pleito, membro de mesa receptora e fiscal de partido poderão ser detidos nem presos, salvo em caso de flagrante delito. Já no período entre 28 de setembro e 5 de outubro, a garantia se estenderá aos eleitores. Desde cinco dias antes até 48 horas depois do pleito, nenhum eleitor poderá ser detido nem preso, com exceção dos casos de flagrante delito, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto. O juiz eleitoral ou até o presidente da mesa receptora de votos pode expedir a salvaguarda em favor de eleitor que sofrer qualquer tipo de violência na sua liberdade de votar ou pelo fato de já haver votado. Quem desrespeitar essa garantia pode ser preso por até cinco dias. Um levantamento preliminar revela que 589 pessoas se registraram em Santa Catarina para os cargos em disputa no estado e 518 deles são candidatos, incluindo aqueles que ainda estão recorrendo no TSE contra o indeferimento proferido pelo TRESC. Espera-se que a politicagem não vença a verdadeira política, nem que os inocentes paguem pelos malfeitores.
 O ensino de religião na escola não está dentro da realidade da sociedade, pois as religiões são inúmeras, porém, é preciso o cidadão acreditar em alguma coisa imaterial, isto para poder se apegar e sair dos momentos de fraqueza, no entanto, jamais pode ser fanático. Como os filhos estudantes adolescentes não podem trabalhar quando mais precisam, então que pelo menos tivessem aula de economia para eles ajudarem economizar os gastos em casa. Outra sugestão, seria aula de boas maneiras e costumes, sendo um bem necessário.
 Notável a proposta da Administração Municipal de Capinzal, em atender a vontade de cada comunidade, ou seja, primeiro ouve os pedidos dos cidadãos em audiência pública e depois coloca em prática. Percorremos vários loteamentos da cidade a construção de pavimentação asfáltica e à base de calçamento, porém, é visível a colocação de bocas de lobo de qualquer maneira, umas no sentido vertical e outras no horizontal, no entanto, isto não é tudo, pois tem muitas que são niveladas à via e várias ficam mais parecendo um buraco (cratera). Constate isto no site de O TEMPO – um jornal de fato, nesta mesma coluna.
 É de praxe de certas agências de eventos querer deter o poder de polícia, na tentativa de até proibir a prestação de serviços de informação da imprensa. Certas formaturas na proporção são mais cara que o custo do curso universitário. Erram no fazer uma programação longa, jantar tarde demais e baile quase ao amanhecer. O que devem repensar, pois nessas formalidades são muitas crianças e pessoas de idade. Outra coisa que não procede, longas filas para entrar no salão, a valsa poucos conseguem olhar, devido muita gente em pé, inclusive, o estacionamento um carro acaba trancando o outro e ninguém se responsabiliza.

 

AÇÕES DA CDL, CAPINZAL, OURO E LACERDÓPOLIS Anterior

AÇÕES DA CDL, CAPINZAL, OURO E LACERDÓPOLIS

KARATÊ DO PROFESSOR SARETTA É OURO NO CAMPEONATO BRASILEIRO Próximo

KARATÊ DO PROFESSOR SARETTA É OURO NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Deixe seu comentário