Ligeirinho
Fique por dentro
?Ï Não presenciamos a fuga, nem a perseguição e muito menos os disparos de arma de fogo no último domingo em pleno centro da cidade, por sorte, nem um projétil atingiu os cidadãos que se encontravam no local ou mediações. Quem diria, a violência urbana não está somente em grandes centros, onde balas perdidas acabam ceifando a vida de inocentes. Infelizmente, as cadeias por si só não são auto-suficientes para recuperar ou muito menos conseguem reintegrar o cidadão na sociedade, com dignidade, depois de cumprirem a pena. O sistema carcerário é fragilizado, portanto, é preciso repensar as condições humanas e de garantir uma sobrevivência fora das grades, caso contrário, aumentará o problema social em termos de discriminação e principalmente, de poder aquisitivo, pois o cidadão vale pelo que tem e não por suas virtudes.
?Ï O grande problema do livre trânsito na Rua XV de Novembro é certos motoristas, andando no meio da pista e não deixando ninguém passar, o que contribuiu para lentidão e resulta no engarrafamento, levando em conta o trajeto ser minúsculo. Não é um nem dois motoristas de carro pequeno pensando estar dirigindo caminhão, pois demoram um tempão para estacionar e sair do estacionamento, ainda são mais lento ainda para procurar uma vaga. Numa desta, quem sabe, deveriam fazer um carreiro ou colocar trilhos a exemplo da via férrea para estes tartarugas e jabutis deixarem de atrapalhar o trânsito que já está conturbado por si próprio, principalmente, quando não se sabe dirigir.
?Ï Um capinzalense por adoção, natural do Rio de Janeiro, está sorrido com motivo suficiente, também não é para menos, o Flamengo conquistou pela sexta vez o título de campeão brasileiro (1980 – 82 – 83 – 87 – 92 e 2009), quem sabe tendo a colaboração do Grêmio porto-alegrense. O Flamengo fez a sua parte depois de chegar à liderança do Campeonato Brasileiro na penúltima rodada, o rubro-negro não desperdiçou a oportunidade e garantiu a taça da competição. Com o Maracanã lotado, o rubro-negro ganhou do Grêmio por 2 a 1, com gols de David e Ronaldo Angelim e fez a festa da torcida no Rio. Parabéns pela garra e determinação dentro do tapetão verde, também aos torcedores disciplinados, e aqui vai o repúdio aqueles que usaram da pancadaria como uma forma de vitória. Futebol não deve ser violência, e sim, uma ação de paz.
?Ï Parabéns à Câmara de Vereadores de Ouro, na pessoa do presidente Dyonikiel Morosini, pela iniciativa em trazer o palestrante Luiz Carlos Prates (colunista do Diário Catarinense e da RBS TV), tendo a colaboração da CDL. O tema da palestra: “Jovens, educação, família e sucesso profissional”. Evento realizado no sábado, 05 de dezembro, com início às 20h, no Clube Esportiva Floresta, no município de Ouro. O evento foi um sucesso em participação, caso os participantes entenderam o assunto e colocarem em prática, ganharam em muito na vida profissional, familiar e em nível de sociedade.
?Ï Quem foi pioneiro no ramo imobiliário em Capinzal, foi Hercílio Almeida, planejou e executou a construção de várias casas em diversos loteamentos. Basta alguém iniciar alguma coisa e outros copiam a feliz ideia, porém, nem todos têm a capacidade para tanto. Hercílio deu o ponta-pé inicial, sendo correto nas suas obrigações, prova disto, não precisou abandonar a cidade por motivo de cobrança, inclusive morreu nesta cidade de forma prematura (doente). Um reconhecimento a quem fez a diferença: Hercílio Almeida.
?Ï As pessoas precisam se apegar mais em Deus, participando de missa e fazendo suas preces. Mas não vão pensar que é só na igreja que se reza, todo lugar é oportuno, em casa, no trabalho e onde for possível. Deus não quer o sacrifício das pessoas, também não é o caminho ser fiel radical de um credo religioso, devemos ser realista e não deixar valer o seguinte ditado: “Se mede a cultura de um povo conforme o tamanho do templo”. Isto, levando em conta o surgimento de inúmeras religiões como se fosse uma enxurrada de deuses e talvez de demônios. Não podemos confundir igreja e empresa, as religiões são isentas de impostos, as quais devem servir sem fins lucrativos, sendo mantidas por donativos; já as empresas, não podem trabalhar no vermelho, caso contrário irão falir.
?Ï O ano de 2010 está chegando, e com ele, as eleições para votarmos no presidente da república, governador, deputados estaduais e federais, também no senador. É bom e necessário votarmos em quem trouxe benefícios para o nosso município e região, jamais em pára-quedistas arranjados por determinados partidos políticos e politiqueiros. O voto de confiança tem peso, já aquele vendido é sinal de irresponsabilidade diante do direito de cidadania. Ajude sua comunidade, vote certo, pois a política não pode ser confundida como uma paixão nacional, a exemplo do futebol; vote na pessoa, nas propostas e na participação do candidato.
?Ï As cheias dos rios não são mais problema a exemplo do que são hoje as enxurradas e deslizamentos de terra. Também são constantes os vendavais e chuvas de granizo, no entanto, os governos municipais e as defesas civis sequer têm lonas e telhas para poder garantir a permanência na moradia das famílias atingidas. Como é um problema geral, é bom também fazer uma medida preventiva, evitando área de risco, ter locais adequados para alojar os desabrigados, dispor de água e mantimentos, também colchões e tudo o que se fizer necessário ao socorro, em decorrência da calamidade. Querer é fazer a coisa acontecer, caso contrário, medidas curativas nem sempre têm uma solução rápida e eficaz.
?Ï É desta vez que a Amazônia passará a ser um patrimônio estrangeiro, devido ao governo nacional estar contribuindo para tanto, ao querer recursos como contrapartida de países desenvolvidos. Na corrente semana, Lula e sua equipe de trabalho apresentam na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em Copenhague (Dinamarca) proposta em que o Brasil está disposto a reduzir as emissões nacionais de gases de efeito estufa. O objetivo é reduzir o desmatamento da Amazônia em 80% até 2020. Na conferência, os 192 países membros da Organização das Nações Unidas – ONU, terão que chegar a um consenso sobre o novo acordo global. O Brasil será transformado num depósito de árvores em benefício do mundo, quem sabe, a concentração de mata no norte, poderá autorizar o agricultor a derrubar um pinheiro e fazer uso do que é seu de direito.
?Ï Um dos empresários mais arrojados em nível regional é proprietário da empresa Terraplenagem SG, Pedro de Abreu. Esse sim, vem investindo em máquinas rodoviárias (caminhões basculante e plataforma, tratores, retro-escavadeira, escavadeira-hidráulica), atuando na prestação de serviços de limpeza de aviários. Além do maquinário, conta com funcionários com grande experiência no ramo. O parque de máquinas é de fazer inveja a qualquer prefeitura, sendo renovável periodicamente, conforme a necessidade.
?Ï A prática não vem sendo a mesma do que a teoria: “De portas fechadas para Dengue! Não deixe o mosquito transmissor da Dengue nascer! Algumas medidas a serem tomadas: Não deixe água acumulada nos vasos de flores; substitua a água dos vasos por areia; elimine a água parada e evite plantas que acumulem líquido como gravatás, babosa, espada-de-são-jorge e bromélias”. Isto é um alerta e que serve como combate à Dengue, numa ação da Secretaria de Saúde, sendo uma placa fixada no muro do cemitério municipal. Foi destruído o chafariz, secaram as grutas, porém, o piscinão de água parada na área central da cidade é um ambiente propício para a proliferação do mosquito da Dengue e ninguém faz absolutamente nada para solucionar o que pode ser um problema para a saúde pública. Também vem incomodando muita gente, a questão do mosquito borrachudo no centro da cidade, sendo as seringas voadoras sugando o sangue dos cidadãos.
Deixe seu comentário